segunda-feira, 26 de março de 2018

RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS "LEMBRANÇAS QUE RECORDAMOS COM SAUDADE E CARINHO" por GÉSNER LAS CASAS = RELATOS DE UMA VIDA POR INTEIRO =

"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS" 
por GÉSNER LAS CASAS
= MINHA HISTÓRIA ÚNICA COM EMOÇÕES FORTES E VERDADEIRAS DE UMA VIDA POR INTEIRO =
{RECEBI TODOS OS DONS DE DEUS}
"RECORDAÇÕES FELIZES E AGRADAVELMENTE SAUDOSAS"   

Por GÉSNER LAS CASAS -
= RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS = <TRATE COM RESPEITO, CARINHO E AMOR, QUEM TE AMA E, SE VOCÊ TAMBÉM LHE TEM AMOR DÊ-LHE UM FORTE ABRAÇO PODERÁ SE A ÚLTIMA VEZ QUE VOCÊS SE AVISTAM NESTA VIDA.
O AMANHÃ PODERÁ SER INCERTO E TRISTEMENTE SURPREENDENTE PARA TODOS NÓS.> {UM DIA ACORDEI ACAMADO, OPERADO POR DOZE HORAS SEGUIDAS NO CENTRO CIRÚRGICO DO "HC-SP", ENTUBADO, ENJOADO PELO EFEITO DA ANESTESIA, IMOBILIZADO POR TRINTA OU MAIS QUILOS DE GESSO. EU CARREGAVA EM MINHA BACIA E, TRAGO ATÉ HOJE MAIS DE UM QUILO DE AÇO-MICRÔMIO EM MEU QUADRIL COM ARTROSE.
MUITA DOR, COMPLEXO DE INFERIORIDADE, ALÉM DA HUMILHAÇÃO DE OUVIR SERES INCONSEQUENTES NOMINAR-ME DE ALEIJADO. A DOR, NÃO APENAS FERE MEUS SENTIMENTOS. NÃO APENAS FERE. MAS, FAZ DOER MINHA ALMA APAIXONADA PELA VIDA E PELA HUMANIDADE CRUEL. ALÉM DE TUDO, ERA PORTADOR DE MIOPIA ESTACIONÁRIA E ESTIGMATISMO, O QUE DIFICULTAVA MEU APRENDIZADO ESCOLAR. ACREDITEM, POR TER SOFRIDO AS VICISSITUDES DE UMA EXISTÊNCIA MISERÁVEL, ACABEI SUBNUTRIDO E, COM DESCALCIFICAÇÃO ÓSSEA QUE, ME RENDEU SETE MICRO-FRATURAS NO FÊMUR DIREITO. A DEDICAÇÃO E A CONSTÂNCIA EM ESTUDAR E, LER SEMPRE OS MELHORES PENSADORES RENDERAM-ME A SUPERAÇÃO PARA CHAGAR À ACADEMIA E SER RADIALISTA, ESCRITOR, JORNALISTA & ARTISTA PLÁSTICO. NESSE MEIO TEMPO-ESPAÇO, REALIZEI MILHARES DE CENTENAS DE IDEAIS DE VIDA PESSOAL E FAMILIAR. A MINHA MAIOR REALIZAÇÃO, SÃO MEUS DEZ FILHOS E FILHAS, COM VIDA INDEPENDENTE E, OS QUAIS ESTÃO LIVRES PARA SEGUIR SEUS DESTINOS ESCOLHIDOS.
EU, NO ENTANTO, TRAGO EM MEU CARÁTER A MAIOR HERANÇA QUE HERDEI DE MEUS PAIS, SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO E ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, COMPOSTA PELA DIGNIDADE E VERGONHA EM MINHA FACE COM IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS. 
      {COM HUMILDADE E SOBRIEDADE, PORÉM COM ORGULHO CONTIDO}                         
                                {NÃO TENTE ENTENDER-ME. SE O FIZER COM CERTEZA ENLOUQUECERÁ}: "A INEXORÁVEL MARCHA DO TEMPO-ESPAÇO EM NOSSAS VIDAS NOS AFASTARÁ INEVITAVELMENTE DO PASSADO" 
"RECORDAÇÕES FELIZES E SAUDOSAS"                      "NÓS OS COMUNICADORES DAS EMISSORAS DE RÁDIOS E TELEVISÕES, SEMPRE OFERECEREMOS A ÚLTIMA PALAVRA NA INFORMAÇÃO, JÁ QUE ESTAREMOS INCUMBIDOS EM “ANUNCIAR O FIM DE TUDO O QUE HÁ” APÓS UMA CHECAGEM MINUCIOSA DAS NOTÍCIAS, SABEREMOS SE HAVERÁ OU NÃO O FIM DO MUNDO. O MUNDO MATERIAL ESTÁ, INFELIZMENTE, NAS MÃOS DOS POLÍTICOS E DOS MILITARES QUE DECIDIRÃO O QUE FAZER DIANTE QUANDO NÃO HOUVER ENTENDIMENTO ENTRE POVOS NOS CINCO CONTINENTES DO PLANETA E, POSSIVELMENTE TAMBÉM COM OUTRAS CRIATURAS NO UNIVERSO SIDERAL INFINITO. 
PORTANTO AMIGOS COMPANHEIROS NO FACEBOOK E OUTRAS REDES SOCIAIS, QUE HAJA ENTENDIMENTO COMPLETO ENTRE NÓS OS SERES HUMANOS PARA QUE PREDOMINE POR TODO O SEMPRE A PAZ, O AMOR FRATERNO E A COLABORAÇÕES ENTRE OS POVOS DO UNIVERSO. PODEREI NÃO CONCORDAR COM UMA SÓ PALAVRA QUE PROFERIS. NO ENTANTO, DEFENDEREI ATÉ A MORTE O TEU DIREITO EM PRONUNCIÁ-LAS LIVREMENTE EM QUALQUER PARTE DO UNIVERSO E EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES. NOSSA ESPERANÇA AINDA SE DEPOSITA NO MINISTÉRIO PÚBLICO E NA JUSTIÇA SOB ADMINISTRAÇÃO DE HOMENS E MULHERES HONESTOS E CORAJOSOS.
= "EM MUITAS E MUITAS OPORTUNIDADES, EU, PESSOALMENTE, SELECIONEI ALGUMAS SEMENTES E, CAROÇOS DE FRUTAS SABOROSAS E NUTRITIVAS E FUI ESPALHANDO-AS POR PEQUENOS VASOS LATINHAS, DEVIDAMENTE FURADAS, E ALI PLANTEI MINHAS SEMENTES PRECIOSAS" TIVE O CUIDADO CARINHOSO DE COLOCAR TUDO EM LOCAL ADEQUADO COM UM POUCO DE LUZ SOLAR DIÁRIA, COM SOMBRA NECESSÁRIA PARA FACILITAR A GERMINAÇÃO DOS CAROÇOS E SEMENTES E, AINDA TIVE O CUIDADO DE REGAR TODOS OS VASILHAMES UM DIA SIM E UM DIA NÃO.
ALGUMAS SEMENTES BROTARAM NESSE MEIO TEMPO. E JÁ ENCONTREI UM LUGAR DEFINITIVO PARA TRANSPLANTÁ-LAS. ALGUNS CAROÇOS DEMORARAM ATÉ DOIS ANOS PARA APENAS APRESENTAREM UM PEQUENO BROTO. 
EU, NÃO DESISTI DELES EM INSTANTE ALGUM. FORAM CENTENAS DE DIAS E HORAS DE DEDICAÇÃO COM CARINHO OBSERVANDO A TERRA QUE OS COBRIA, OFERECENDO A ÁGUA NECESSÁRIA PARA UMA BOA GERMINAÇÃO EM SEU TEMPO ADEQUADO. HOJE, TENHO UMA PEQUENA FLORESTA A SER TRANS PLANTADA. {LEMBRANÇAS}: "UM DIA QUALQUER DE UM VERÃO DE 1942, DE 1943, O APITO AGUDO ABAFADO ECOOU PELO ESCAVADO ENTRE BARRANCOS NOS MORROS E, MONTE DO FÉRTIL SERTÃO NO NOROESTE PAULISTANO, AO NASCER DO SOL DOURADO QUE DISSIPAVA A NÉVOA ÚMIDA DO ORVALHO NOTURNO.
O ECO DO APITO, APÓS ATINGIR A PAISAGEM VERDEJANTE DO SERTÃO ENTRE AS CIDADES DE POMPÉIA E, DOIS CÓRREGOS, RETORNOU AOS MEUS OUVIDOS COMO UMA SINFONIA INTERMINÁVEL COMO UM SUAVE ACALENTO AOS MEUS SENTIMENTOS FAMILIARES, ENQUANTO O VENTO PROVOCADO PELA VELOCIDADE DA COMPOSIÇÃO INVADIA A JANELA ENTREABERTA AO LADO DE MINHA POLTRONA CONFORTÁVEL NA SEGUNDA CLASSE QUE, NOS PARECIA DE PRIMEIRA E AGITAVA OS MEUS CABELOS AINDA POR CORTAR." MEUS OLHOS, TEMPORARIAMENTE RESSEQUIDOS PELA BRISA, TENTAVAM CAPTURAR TODAS AS IMAGENS MARAVILHOSAS QUE, MAIS PARECIAM PINTURAS SAÍDAS DE UM QUADRO PINTADO ESPECIALMENTE PARA MIM POR DEUS. DIANTE DE NOSSOS OLHARES DESLUMBRADOS PELAS IMAGENS DO NOVO DIA QUE SURGIA COLORIDO SOMADO AOS VARIADOS SONS DO CAVALO DE AÇO MISTURADO AOS DA NATUREZA MAGNIFICA DESCORTINANDO ENTRE TOIÇAS DE ERVA CIDREIRA PLANTADAS JUNTO AS PEDRAS BRITADAS DA VIA FÉRREA E, O HORIZONTE ILUMINADO PELA LUZ DO SOL QUE ACABAVA DE EMPURRAR PARA O LESTE A ESCURIDÃO ASSUSTADORA DA NOITE QUE NOS FIZERA DORMIR ENCOLHIDOS NO ASSENTO ESTOFADO DO VAGÃO DA COMPOSIÇÃO DO EXPRESSO NOTURNO QUE RODAVA VELOZMENTE SOBRE OS TRILHOS DE AÇO PROVOCANDO O CONSTANTE E REPETIDO BATER DAS RODAS NAS EMENDAS DA VIA FÉRREA. OS IMPACTOS DE INTERVALOS DE TEMPO EXATOS PARECIAM REPETIR QUE ESTAMOS CHEGANDO, PARA SONHAR COM OS MISTÉRIOS QUE ENCONTRARÍAMOS AO FINAL DA VIAGEM, QUASE INTERMINÁVEL DESDE A TARDE PASSADA ATÉ A MADRUGADA QUE ESPOCAVA DIANTE DE NÓS.
UM BOCEJO DEMORADO SAIU DE MINHA BOCA ESCANCARADA, ALIADO AO ESPREGUIÇAR ESTICADO DE MEU CORPO DOLORIDO QUE, ESTIVERA ENCOLHIDO NO BANCO ESTOFADO DO TREM QUE TRAFEGAVA SOB A LUZ DO LUAR, ACABANDO POR CONCLUIR O MEU DESPERTAR EM UMA NOVA ETAPA DESTA VIDA SURPREENDENTE QUE NOS APRESENTARIA, EM BREVE, AS TERRAS DE DOIS CÓRREGOS, ONDE MEUS PAIS SE ENCONTRARAM UM DIA PELA PRIMEIRA VEZ, DANDO INÍCIO A MINHA PRÓPRIA VIDA.
O SOM MELANCÓLICO DO APITO SONORO INTERCALADO PELO BATER REPETIDO DAS RODAS DE FERRO NAS EMENDAS DOS TRILHOS DE AÇO, SE CONFUNDIU COM O RESFOLEGAR DA MÁQUINA A VAPOR QUE TRACIONAVA O CHAMADO EXPRESSO NOTURNO DA COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADAS DE FERRO EM UMA COMPOSIÇÃO DE DOZE VAGÕES MISTOS PUXADOS POR UMA LOCOMOTIVA VALOROSA A LENHA E, A VAPOR D'ÁGUA QUE, TRACIONAVA SEM GRANDE ESFORÇO OS CARROS DOS CORREIOS; OS CARROS DORMITÓRIOS E, DA COZINHA DE BORDO CONJUGADA COM O CARRO DA SALA DE REFEIÇÕES, SEGUINDO-SE OS CARROS DE PRIMEIRA, DE SEGUNDA, E DE TERCEIRA CLASSES. NAS CURVAS MAIS LONGAS O APITO NOS DESPERTAVA POR INSTANTES E, ALERTAVA OS TRABALHADORES DOS CAMPOS E, OS FAZENDEIROS AO LONGO DA BITOLA LARGA RECÉM-INAUGURADA. ENQUANTO TODOS DORMIAM EM CONFORTÁVEIS ESTOFADOS RECLINÁVEIS DOS BANCOS DE UM AZUL PASTEL EM TONALIDADE OPACA FAZIAM-ME LEMBRAR DAS ASAS DE UM PÁSSARO LINDO, QUE É O SANHAÇO DA CAMPINA.
ALI SE INICIAVA A INTENSA MOVIMENTAÇÃO DENTRO DO CARRO-TREM DA PAULISTA. A AGITAÇÃO ASSEMELHAVA-SE A UMA CORRIDA, DE QUEM IRIA DESCER NA PRÓXIMA PARADA, DA IDA AOS BANHEIROS PROVOCANDO OS CONGESTIONAMENTOS DOS CORREDORES DOS VAGÕES DA COMPOSIÇÃO DO EXPRESSO NOTURNO DA COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADA DE FERRO QUE VINHA DO NOROESTE DE BAURÚ, E IRIA PERCORRER A LONGA DISTÂNCIA ATÉ A CIDADE DE JUNDIAÍ E, PARA TERMINAR SUA JORNADA NA ESTAÇÃO DA LUZ EM SÃO PAULO. O AGENTE FERROVIÁRIO DA COZINHA ANTECEDIA A VINDA DO CHEFE DO TREM QUE, FISCALIZAVA E VENDIA OS BILHETES GARANTIDORES DAS VIAGENS DOS PASSAGEIROS. OS GARÇONS VENDEDORES ANUNCIAVAM SALGADOS COMO SANDUÍCHES, COXINHAS, PRATOS FEITOS COM ARROZ, FEIJÃO E UMA MISTURA QUENTINHA COMO BIFES, FILÉS DE FRANGO OU PEIXE FRESCO E, UMA SALADA DE ALFACE COM TOMATES E CEBOLAS FATIADAS. O MAIS CHEIROSO E QUE ATRIA NASSAS ATENÇÕES, ERA O CESTO EM VIME REPLETO DE SANDWISHES DE MORTADELA E QUEIJOS FATIADOS. HAVIA QUEM PREFERISSE UM OVO FRITO E, VIRADO DE FEIJÃO COM TORRESMO. O AR SE ENCHIA DE CHEIROS E ODORES CARACTERÍSTICOS DA CULINÁRIA DOMÉSTICA QUE TANTO CONHECÍAMOS, AGUÇANDO NOSSO APETITE PARA A PRIMEIRA REFEIÇÃO. MAS, TODA AQUELA FARTURA DO CARRO RESTAURANTE-FERROVIÁRIO, ERA MUIÍSSIMO CARA E, FORA DE NOSSAS POSSIBILIDADES. NÓS, OS FILHOS DO TANGO E, DA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, NOS DELICIÁVAMOS COM OS QUITUTES TRAZIDOS DE CASA E, GOLES D'ÁGUA DA MORINGA DE CERÂMICA TRAZIDA EM MEIO DOS TECIDOS NO FUNDO DA MALA COM ARMAÇÃO DE MADEIRA DE LEI E DE COURO CRU ESTICADO E CURTIDO AO SOL DE VERÃO. A GRANDE MALA DE VIAGEM TINHA ATÉ UM COMPARTIMENTO SECRETO QUE ESCONDIA NOSSOS DOCUMENTOS. O POUCO DINHEIRO DA FAMÍLIA PERMANECIA ANINHADO NO BOLSO SECRETO DA CUECA SAMBA CANÇÃO DE MEU PAI. NO DESEMBARQUE, A GENTE ESTICAVA O CORPO E URINAVA NAS PEDRAS DO PÁTEO DA ESTAÇÃO PROVOCANDO A ELEVAÇÃO DE UMA ESTRANHA ESPUMA BRANCA COM O LEVE ODOR DE AMONÍACO. AÍ, A GENTE COM PASSOS TRÔPEGOS SE ARRASTAVA PELAS RUAS CALÇADAS DE PARALELEPÍPEDOS DE DOIS CÓRREGOS EM BUSCA DA CASA GRANDE AMARELA DO VOVÔ DOUTOR JOSÉ BELIZÁRIO FILHO E DA VOVÓ FRANCISCA CAMARGO BELIZÁRIO.
A TÃO ESPERADA CHEGADA À CASA GRANDE DA RUA PADRE DOMINGOS CIUDAD, 62, A TÃO DESEJADA E SONHADA CASA DA VOVÓ FRANCISCA, ACONTECIA COM MUITOS BEIJOS ABRAÇOS E BÊNÇÃOS. EM SEGUIDA, A DONA DEOLINDA, NEGRA DE CONFIANÇA DE MEUS AVÓS, ANUNCIAVA QUE A MESA ESTAVA POSTA. ERA MARAVILHOSO PODER SABOREAR DESDE QUEIJOS FRESCOS, MEIA CURA E DO TIPO PARMESÃO CURTIDO A SOMBRA DO CELEIRO DA FAZENDA JUNTO DA REPRESA DA USINA DA COMPANHIA PAULISTA, CERCADA PELA GRANDE E ÚLTIMA PORÇÃO DE MATA VIRGEM DA REGIÃO. A MANTEIGA DE VERDADE, POSTA EM APARELHO GRANDE DE LOUÇA ITALIANA PÃO CASEIRO TIPO ITALIANO EXALAVA SEU CHEIRO CARACTERÍSTICO E APETITOSO COM GOSTO DE QUERO MAIS. HAVIA GELEIAS E DOCES DE FRUTAS NATURAIS, MISTURADOS EM MEIO AOS SALAMES E PRESUNTO DEFUMADOS TIPO PARMA, AGUÇAVA NOSSO APETITE VOZAS EM BUSCA DA TÃO SONHADA SACIEDADE ALIMENTAR DEPOIS DE HORAS E HORAS DE UM JEJUM ABSURDO NAS MAIS DE DOZE HORAS DE VIAGEM. SE ALGUÉM PREFERISSE PODERIA ALMOÇAR, SABOREANDO UM ARROZ SOLTINHO E QUENTE COM FEIJÃO GORDO, COUVE MANTEIGA REFOGADA COM TORRESMO, ALHO E CEBOLA TAMBÉM PODERIA. AS FARINHAS COMO ACOMPANHAMENTO ERAM DE MILHO AMARELA EM FLOCOS E, DE MANDIOCA GROSSA TORRADINHA AO PONTO PARECENDO BISCOITO MOIDO. DEPOIS, NO CAFEZINHO NA VARANDA EXTERNA DA CASA, MEU AVÔ E MEU PAI FALAVAM QUE TUDO ERA POSSÍVEL AOS QUE CONSTITUEM FAMÍLIAS SOLIDAS, QUE TRABALHAM, ESTUDAM, RESPEITAM A SOCIEDADE E SABEM DIVIDIR O PÃO DE CADA DIA COM TODOS QUE TÊM DIREITOS E PODEM VIVER EM HARMONIA. https://scontent.fgru6-.fna.fbcdn.net/…/17457910_191139455 =

"NÃO JULGUE AS RAZÕES ALHEIAS SEM CONHECER PLENAMENTE SUAS REAIS MOTIVAÇÕES PARA TANTA LOUCURA"
“CORAÇÃO ALHEIO É TERRA QUE NINGUÉM PISA” 
“HISTÓRIAS DE FANTASMA, OU ALUCINAÇÕES PELA DOR DAS PERDAS EMOCIONAIS” DEVO CONSIDERAR QUE A INESPERADA FATALIDADE DE PERDAS FINANCEIRAS, EM PARCERIA COM A PRIMEIRA PERDA DA LIBERDADE DE CONVIVER HUMANAMENTE COM OUTROS IGUAIS E, COM A NATUREZA VERDEJANTE DESDE O INSTANTE EM QUE NOS FOI OFERECIDA ESPONTANEAMENTE A LUZ DA VIDA, NOS TRANSFORMA EM LOBOS SOLITÁRIOS OU ERMITÕES DESPREZÍVEIS POR EVITARMOS O CONVÍVIO COM QUEM POSSA NOS FERIR FÍSICA OU MATERIALMENTE. MAIS A EXPLORAÇÕES DE CERTOS PARENTES E, RESPONSÁVEIS PATRONAIS, MAIS O DESENTENDIMENTO E INCOMPREENSÕES DE MINHA AMADA FAMÍLIA ATINGIRAM-ME EM CHEIO CRIANDO CERTAS FRAGILIDADES E INSENSIBILIDADES DE CARÁTER IRREMOVÍVEIS. E TEM MAIS, NÃO SOMOS DE RECLAMAR OU LAMENTAR. O SILÊNCIO PROFUNDO FEZ AFLORAR SUSPEITAS ALIMENTADAS POR CALÚNIAS E MENTIRAS PERVERSAS DE FILHOS INSATISFEITOS COM A SUBSTITUIÇÕES ANTERIORES DE ANTIGOS AMORES DESFEITOS. O AFASTAMENTO LENTO E PAULATINO DEU LUGAR A UM ROMPIMENTO BRUTAL CERCADO POR GROSSERIAS E GRAVES AMEAÇAS. ESSE ROMPIMENTO, SEM EXPLICAÇÕES RACIONAIS, DEIXOU SEQUELAS QUASE INTRANSPONÍVEIS QUE PODERIAM SER SUPERADAS COM O PASSAR DO TEMPO, HOUVESSE ENTENDIMENTO E, AMOR VERDADEIRO. NINGUÉM QUIS OU DESEJOU CEDER E ESCLARECER A SITUAÇÃO ESDRÚXULA POR PURO ORGULHO E AMOR PRÓPRIO FERIDO. AS LEMBRANÇAS SE PERDEM NO ESPAÇO-TEMPO INEXORÁVEL TORNANDO A DISTÂNCIA AINDA MAIOR, EMBORA A SEPARAÇÃO GEOGRÁFICA SEJA MÍNIMA. DECORRIDOS ANOS E, ANOS A FIO, RETOMAR DO PONTO DO ROMPIMENTO SERÁ QUASE IMPOSSÍVEL AGORA. TÊM GENTE QUE PERDE UM ENTE QUERIDO POR FATALIDADE DA VIDA OU POR TER CHEGADO O SEU TEMPO DE SER RECOLHIDO PARA A GLÓRIA DE DEUS.
EU, NO ENTANTO, PERDI TODA UMA FAMÍLIA DE UMA SÓ VEZ PELA JUSTA NECESSIDADE DE TER COLABORADO COM TODOS ELES POR LONGOS ANOS A FIO. UM DIA, POR SER MUITA A EXPLORAÇÃO, ABSTIVE-ME DE CONTINUAR SENDO FEITO DE TROUXA, ALÉM DE BONZINHO POR DE MAIS. AGORA, APENAS TENHO POR COMPANHIA A SAUDADE E A SOLIDÃO DOS QUE SE MANIFESTAM COM A INGRATIDÃO ABSOLUTA. = SOCIEDADE E VOCÊ - PSICOLOGIA // THURSDAY, 04 DEZEMBRO DE 2008 -<HÁ UMA ESPÉCIE DE ALUCINAÇÃO QUE ESTA ATRAINDO MUITA ATENÇÃO DE PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS, QUE SÃO AS ALUCINAÇÕES DA DOR, OU É EXPERIÊNCIA EM VER, OUVIR, TOCAR OU SENTIR-SE PRÓXIMO A UM ENTE QUERIDO QUE FALECE INESPERADAMENTE, OU QUE DESAPARECE SEM AVISAR QUE VAI PARTIR PARA NUNCA MAIS VOLTAR. HÁ QUE SE AVALIAR O PRIMEIRO ROMPIMENTO COM A PERDA DOS CONTATOS HUMANOS NATURAIS; O AFASTAMENTO DO PRIMEIRO AMBIENTE COM O VERDE DAS MATAS NAS RESERVAS FLORESTAIS; DAS FONTES DE SUSTENTAÇÃO DA VIDA, COMO AS MINAS D’ÁGUA QUE, NOS OFERECERAM A MÚSICA TEMA DA NOSSA EXISTÊNCIA.
OS FANTASMAS SÃO UMA REAÇÃO COMUM E NORMAL ONDE NÃO NOS DEPARAMOS COM O ETERNO CRIADOR. ALUCINAÇÕES DO LUTO É UMA REAÇÃO NORMAL À PERDA DE ALGUÉM MUITO PRÓXIMO E, É UMA PARTE COMUM DO PROCESSO DE LUTO. MESMO PORQUE, QUANDO MORRE ALGUÉM DA RAÇA HUMANA, MORRE UM POUCO DE NÓS MESMOS. MAS, É SURPREENDENTE COMO AS PESSOAS SENTEM VERGONHA DE DIZER QUE EXPERIMENTAM ALUCINAÇÕES, POR MEDO DO QUE ALGUÉM VENHA DIZER QUE AS ALUCINAÇÕES SÃO VISTAS COMO PARTE DE UMA DOENÇA MENTAL, OU USO DE DROGAS ILEGAIS. MAS NESTE CASO, NÃO SÃO INDICATIVOS DE QUALQUER UMA DESTAS POSSIBILIDADES. AS ALUCINAÇÕES PODEM OCORRER EM PESSOAS SAUDÁVEIS DURANTE PERÍODOS DE ESTRESS. APESAR DE O QUÃO COMUM SÃO ESSES TIPOS DE ALUCINAÇÕES, HÁ POUCA PESQUISA SOBRE O ASSUNTO. UM ARTIGO MUITO INTERESSANTE SOBRE AS ALUCINAÇÕES DE DOR FOI PUBLICADO POR CHARLES SLUZKI IN TRANSCULTURAL PSYCHIATRY.
AS ALUCINAÇÕES SÃO SINTOMAS PSICÓTICOS, MAS ÀQUELES QUE SÃO DEVIDOS À PERDA DE UM ENTE QUERIDO, SÃO OS SINTOMAS PSICÓTICOS MAIS COMUNS EM PESSOAS SEM DOENÇAS DA MENTE. ASSIM, É COMUM, NÃO SIGNIFICA QUE A PESSOA QUE SOFRE ALUCINAÇÕES DEVAM RETOMAR A VIDA NORMAL OU PASSAR A VIVER COMO PSICÓTICO. E NÃO NOS REFERIMOS APENAS AOS INDIVÍDUOS, MAS TAMBÉM PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. TEM AQUELE VELHO INTELECTUAL QUE OUVIRÁ HISTÓRIAS DE MULAS-SEM-CABEÇA, EM QUE APENAS A CABEÇA BRANCA DO ANIMAL LHE APARECIA SOLTANDO FOGO PELA BOCA ENQUANTO SEU CORPO TRANSLÚCIDO SE ESVAIA EM NÉVOA FANTASMAGÓRICA. POR EXEMPLO, CARLOS SLUZKI COMEÇA SEU ESTUDO, REFERINDO-SE A PERDA DE SEU GATO, QUE AINDA SENTIA-SE COM O “BICHANO”, O BOM GATINHO COM MANEIRAS E, JEITO DE COELHO, MESMO QUE ELE ESTIVESSE MORTO. PARA SLUZKI PARECIA VER-LHE AS SOMBRAS NA BORDA DE SEU CAMPO VISUAL, MAS COM O GATO-COELHO DEIXANDO-O. E SUPOSTOS SONS DE ALÉM-TÚMULO E, ALÉM-MAR LHE CHEGAVA ATRAVÉS DE ONDAS CURTAS DE RÁDIO EM EMISSÕES DE UM POTENTE TRANSMISSOR DISTANTE. 
UM ESTUDO DAS PESSOAS DE IDADE CONSTATOU QUE 80% ADMITIRAM TER SOFRIDO ALUCINAÇÕES DE SEU PARCEIRO, QUE HAVIA MORRIDO RECENTEMENTE. 
ATÉ UM TERÇO DOS ENTREVISTADOS RELATARAM TER TIDO CONVERSAS DELIRANTES COM OS MORTOS. ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ELES TENHAM SIDO LOUCOS, MAS QUE ESSAS ALUCINAÇÕES SÃO DEVIDO AO ESTRES QUE SOFREM PELA TRISTEZA E LUTO. NA MAIORIA DAS VEZES ESSES TIPOS DE ALUCINAÇÕES SÃO VISTAS COM BONS OLHOS, FAZEM COM PRAZER DE SEREM CAPAZES DE VER OU SENTIREM-SE AMADOS NOVAMENTE, MAS EM OUTRAS VEZES NÃO. SEJA COMO FOR, AS ALUCINAÇÕES DE PUNIÇÃO ESTÃO FAZENDO VOCÊ LIDAR COM O LUTO E A TRISTEZA COM CERTA TRANQUILIDADE E PAZ. 
->NOSSA OPINIÃO: DEVO CONSIDERAR QUE A INESPERADA FATALIDADE DE PERDAS FINANCEIRAS, ALIADA A EXPLORAÇÕES DE CERTOS PARENTES E IRRESPONSÁVEIS PATRONAIS, MAIS O DESENTENDIMENTO E INCOMPREENSÕES DE MINHA AMADA FAMÍLIA ATINGIRAM-ME EM CHEIO. TÊM GENTE QUE PERDE UM ENTE QUERIDO POR FATALIDADE DA VIDA OU POR TER CHEGADO O SEU TEMPO DE SER RECOLHIDO PARA A GLÓRIA DE DEUS. EU, NO ENTANTO, PERDI TODA UMA FAMÍLIA PELA JUSTA NECESSIDADE DE TER COLABORADO POR DEVER DE OFÍCIO E PURO AMOR PATERNAL COM TODOS ELES POR LONGOS ANOS SEGUIDOS. UM DIA, POR SER MUITA A EXPLORAÇÃO, ABSTIVE-ME DE CONTINUAR SENDO FEITO DE TROUXA. AGORA, APENAS TENHO POR COMPANHIA A SAUDADE E A SOLIDÃO DOS QUE SE MANIFESTAM COM INGRATIDÃO ABSOLUTA. 
E TEMOS MAIS, NÓS HOMENS NÃO SÃO DE RECLAMAR OU LAMENTAR. O NOSSO SILÊNCIO PROFUNDO, FEZ AFLORAR NAS CABECINHAS COM MENTES LIMITADAS, SUSPEITAS ALIMENTADAS POR CALÚNIAS E MENTIRAS PERVERSAS DE FILHOS INSATISFEITOS COM A SUBSTITUIÇÕES ANTERIORES DE ANTIGOS AMORES DESFEITOS. O AFASTAMENTO E O ROMPIMENTO FOI BRUTAL CERCADO POR GROSSERIAS E, GRAVES AMEAÇAS. ESSE ROMPIMENTO, SEM EXPLICAÇÕES RACIONAIS, DEIXOU SEQUELAS QUASE INTRANSPONÍVEIS E, QUE PODERIAM SER SUPERADAS COM O PASSAR DO TEMPO HOUVESSE ENTENDIMENTO E AMOR VERDADEIRO. NINGUÉM QUIS OU DESEJOU CEDER E ESCLARECER A SITUAÇÃO ESDRÚXULA POR PURO ORGULHO E AMOR PRÓPRIO FERIDO. OS DIAS TRANSCORREM E, SE PERDEM NO ESPAÇO-TEMPO INEXORÁVEL TORNANDO A DISTÂNCIA AINDA MAIOR, EMBORA A SEPARAÇÃO GEOGRÁFICA SEJA MÍNIMA. DECORRIDOS ANOS E, ANOS A FIO, RETOMAR DO PONTO DO ROMPIMENTO, SERÁ QUASE IMPOSSÍVEL AGORA. “TV TUPI E OS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS NO BRASIL, A MAIOR REDE INFORMATIVA DA AMÉRICA LATINA” SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, QUE DUROU DE 1939 A 1945, INTERROMPEU AS EXPERIÊNCIAS COM A TELEVISÃO NO BRASIL, QUE SOMENTE FORAM RETOMADAS EM 29 DE SETEMBRO DE 1948, SOB A DIREÇÃO DE ALCEU FONSECA. ATRAVÉS DA RÁDIO INDUSTRIAL DE JUIZ DE FORA, FORAM TRANSMITIDOS PROGRAMAS, INCLUSIVE O CONGRESSO EUCARÍSTICO, OS FESTEJOS DO CENTENÁRIO DA CIDADE E O JOGO DE FUTEBOL ENTRE O CLUBE TUPI DA CIDADE E O BANGU DO RIO DE JANEIRO. NO RIO DE JANEIRO, O DIRETOR DA RÁDIO NACIONAL VICTOR COSTA, NO FINAL DA DÉCADA DE 1940, FEZ UMA EXPERIÊNCIA COM A TELEVISÃO, EM CIRCUITO FECHADO, NOS ESTÚDIOS DA PRE-8, LOCALIZADO NO ALTO DO EDIFÍCIO DO JORNAL A NOITE, O MAIS ALTO DA ENTÃO CAPITAL FEDERAL. ASSIS CHATEAUBRIAND, COMO HOMEM DE IMPRENSA, RESOLVEU NO INÍCIO DE 1949 TER TAMBÉM A SUA EMISSORA DE TELEVISÃO, APESAR DE SABER QUE AS EMISSORAS NORTE-AMERICANAS ESTAVAM NO VERMELHO DESDE SUA CRIAÇÃO, NO PÓS-GUERRA. SOMENTE EM 1951 O SEGMENTO COMEÇOU A APRESENTAR RESULTADOS FINANCEIROS SATISFATÓRIOS. O PAI DA TELEVISÃO BRASILEIRA: FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO, CHAMADO DE O “VELHO CAPITÃO” OU CHATÔ, NASCEU NA CIDADE DE UMBUZEIRO, ESTADO DA PARAÍBA, EM 4 DE OUTUBRO DE 1892, DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. ESTUDOU NO GINÁSIO PERNAMBUCANO, EM RECIFE. COM APENAS 15 ANOS, FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO, ENTROU PARA A FACULDADE DE DIREITO NA CAPITAL DO ESTADO, DA QUAL VIRIA A SE TORNAR PROFESSOR DE FILOSOFIA DO DIREITO E, DIREITO ROMANO, APÓS CONQUISTAR O PRIMEIRO LUGAR EM CONCURSO SELETIVO, EM 1915, SENDO NOMEADO NÀQUELA OCASIÃO PARA O CARGO, PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA VENCESLAU BRÁS. AINDA EM RECIFE, INICIOU SUA CARREIRA JORNALÍSTICA, ESCREVENDO PARA O JORNAL DO RECIFE, QUE PUBLICOU SEU PRIMEIRO ARTIGO EM 1910, COLABOROU TAMBÉM NO JORNAL PEQUENO E NAS COLUNAS DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO, CHEGANDO A REDATOR-CHEFE DESSE ÓRGÃO DE IMPRENSA, O MAIS ANTIGO DA AMERICA LATINA.
NO ANO DE 1917, TRANSFERIU-SE PARA O RIO DE JANEIRO E, PASSOU A ESCREVER PARA A ÉPOCA, O JORNAL DO COMÉRCIO E, O CORREIO DA MANHÃ. EM 1924, ASSUMIU A DIREÇÃO DE O JORNAL, EMBRIÃO DA MAIOR CADEIA DE EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO DO BRASIL, QUE FORAM OS DIÁRIOS E, EMISSORAS ASSOCIADOS, QUE
ELE MESMO CRIOU E, DIRIGIU ATÉ A DÉCADA DE 1960/70. A EMPRESA CHEGOU A POSSUIR 34 JORNAIS; 36 EMISSORAS DE RÁDIO; 18 ESTAÇÕES DE TELEVISÃO; UMA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS, A CENTRAL INFORMATIVA ASSOCIADA, A CIA BRASILEIRA; UMA REVISTA SEMANAL, A FAMOSA O CRUZEIRO; A MENSAL A CIGARRA, VOLTADA AO PÚBLICO FEMININO; VÁRIAS REVISTAS INFANTIS E UMA EDITORA. ENGAJADO NO MOVIMENTO POLÍTICO, CHATEAUBRIAND APOIOU A ALIANÇA LIBERAL NA CAMPANHA QUE TEVE POR DESFECHO A VITÓRIA DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO DE 1930, QUE CONDUZIU GETÚLIO DORNELLES VARGAS, AO PODER. EM 1932, PARTICIPOU DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, DANDO SEU APOIO À CAUSA PAULISTA, QUE RESULTOU NA TENTATIVA FRUSTRADA DO GOVERNO EM MANDÁ-LO PARA O EXÍLIO NO JAPÃO. ELE PERMANECEU NO BRASIL E FIXOU RESIDÊNCIA NA CIDADE DE SÃO PAULO. NO ANO DE 1935, COM A PRESENÇA DO FAMOSO INVENTOR ITALIANO GUGLIELMO MARCONI, ESPECIALMENTE CONVIDADO, INAUGUROU A SUA PRIMEIRA EMISSORA DE RÁDIO, A PRG-3, RÁDIO TUPI, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. EM SÃO PAULO CRIOU E FUNDOU AS EMISSORAS DE RÁDIOS TUPÃ-DIFUSORA PRG-2 AM 1040KLHRTZ E, A RÁDIO CULTURA. 
PROGRESSISTA, PROMOVEU EM 1941 A CAMPANHA NACIONAL DE AVIAÇÃO, COM O SLOGAN "DÊEM ASAS AO BRASIL", E FUNDOU MAIS DE 400 CENTROS DE PUERICULTURA NO PAÍS. EM 1945, RECEBEU O IMPORTANTE PRÊMIO DE JORNALISMO MARIA MOORS CABOT, COM OS JORNALISTAS LUIS TEÓFILO NUÑEZ, DA VENEZUELA, E TOM WALLACE, DOS ESTADOS UNIDOS, CONCEDIDO PELA COLUMBIA UNIVERSITY, DE NOVA YORK. GRANDE INCENTIVADOR DA CULTURA CRIOU, EM 1947, O MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, O MASP, UM DOS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO, QUE LEVA SEU NOME E, SE LOCALIZA NA AVENIDA PAULISTA. O PRÉDIO QUE ABRIGA O MUSEU FOI CONCEBIDO ESPECIALMENTE PELA ARQUITETA LINA BO BARDI E INAUGURADO EM NOVEMBRO DE 1968, COM A PRESENÇA DA RAINHA ELIZABETH II DA INGLATERRA, QUANDO DE SUA VISITA OFICIAL AO BRASIL. HOJE É UM DOS CARTÕES POSTAIS DA CIDADE E DE VALOR INESTIMÁVEL PARA O PAÍS PELO SEU ACERVO DE 8 MIL PEÇAS, INTEGRADO POR OBRAS DE ARTISTAS DE RENOME COMO RENOIR, MONET, MANET, CÉZANNE, TOULOUSE-LAUTREC, VAN GOGH, GAUGUIN, MODIGLIANI, EL GRECO, GOYA, VELÁZQUEZ, REMBRANDT, CALDER, TORRES GARCIA, DIEGO RIVERA, SIQUEIROS E, OS BRASILEIROS ALMEIDA JUNIOR, CÂNDIDO PORTINARI, ANITA MALFATTI, VICTOR BRECHERET E, FLÁVIO DE CARVALHO.
"MINHA ARTE na MESA: por GÉSNER LAS CASAS"
   "NOSSA CASA no SÍTIO de DOIS CÓRREGOS"
 "A BICA D'ÁGUA na MATA de DOIS CÓRREGOS"
   "MINHA ARTE NA MESA DA SALA"
    "O ANVERSO DE MINHA ARTE NA MESA"
                        "ARTE NA MESA DA SALA"
   "RETRATANDO O NOSSO JARDIM FLORIDO"
E UMA COLEÇÃO COMPLETA DE 73 ESCULTURAS DO FAMOSO ARTISTA FRANCÊS EDGAR DEGAS, ALÉM DE TRÊS PINTURAS DE SUA AUTORIA. NO ANO DE 1950, CHATEAUBRIAND FUNDOU A PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO DA AMÉRICA DO SUL, EM SÃO PAULO, A TEVE TUPI. EM 1952, FOI ELEITO SENADOR PELO ESTADO DA PARAÍBA E, POSTERIORMENTE, NO ANO DE 1955, PELO ESTADO DO MARANHÃO, TENDO RENUNCIADO A ESTE MANDATO DOIS ANOS DEPOIS, PARA ASSUMIR A EMBAIXADA DO BRASIL NO REINO UNIDO, A CONVITE DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK. NO ANO DE 1954, FOI ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, NA CADEIRA DEIXADA POR GETÚLIO VARGAS, ASSUMINDO A VAGA NO ANO SEGUINTE. CONHECIDO COMO "VELHO CAPITÃO", FOI VITIMADO, EM 1960, POR UMA TROMBOSE QUE O DEIXOU TETRAPLÉGICO, MAS LHE PRESERVOU A CONSCIÊNCIA. APÓS VÁRIOS TRATAMENTOS E, MUITA FISIOTERAPIA, VOLTOU A ESCREVER SEUS ARTIGOS QUE ERAM PUBLICADOS EM SEUS JORNAIS QUASE QUE DIARIAMENTE, GRAÇAS A UM MECANISMO PRÓPRIO NA MÁQUINA DE DATILOGRAFIA, ESPECIALMENTE ADAPTADA. EM SUA LONGA CARREIRA JORNALÍSTICA, FORAM CERCA DE 11.870 ARTIGOS. ASSIS CHATEAUBRIAND FALECEU EM 4 DE ABRIL DE 1968, NA CIDADE DE SÃO PAULO. PATROCÍNIO: O SURGIMENTO DA TELEVISÃO BRASILEIRA TEVE A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO MOINHO SANTISTA, SUL-AMÉRICA DE SEGUROS, COMPANHIA CERVEJARIA ANTÁRCTICA PAULISTA E, LAMINAÇÃO NACIONAL DE METAIS, EMPRESAS QUE ENTRARAM COM O CAPITAL NECESSÁRIO PARA O EMPREENDIMENTO, PAGANDO ADIANTADO POR UM ANO DE PUBLICIDADE À CADEIA DOS ASSOCIADOS. CHATEAUBRIAND FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS VERIFICAR A POSSIBILIDADE DA INSTALAÇÃO NO BRASIL DESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO E, A AQUISIÇÃO DE TODA A APARELHAGEM NECESSÁRIA, ORÇADA NA ASTRONÔMICA CIFRA DE 5 MILHÕES DE DÓLARES, OU 16 MILHÕES DE CRUZEIROS NA ÉPOCA. A IDÉIA INICIAL ERA QUE A PRIMEIRA EMISSORA FOSSE MONTADA NO RIO DE JANEIRO, ENTÃO CAPITAL DO PAÍS, PARA A COBERTURA DA COPA DO MUNDO DE 1950, QUE SERIA REALIZADA NO BRASIL E EM OUTRAS CINCO CIDADES, ENTRE 24 DE JUNHO E 16 DE JULHO DAQUELE ANO, COM JOGO DE ABERTURA E DA FINAL NO ESTÁDIO DO MARACANÃ, ESPECIALMENTE CONSTRUÍDO PARA O CERTAME, QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 13 PAÍSES. A EMPRESA CONTRATADA INICIALMENTE PARA MONTAR TODO O EQUIPAMENTO DE TRANSMISSÃO FOI A NORTE-AMERICANA GENERAL ELECTRIC, MAS ESTA ENCONTROU OBSTÁCULOS PARA CONCRETIZAR A ATIVIDADE NO PRAZO ESTIPULADO EM CONTRATO COM OS DIÁRIOS ASSOCIADOS. A PRIMEIRA DIFICULDADE FOI A NEGATIVA DA IGREJA CATÓLICA PARA PERMITIR O USO DO MORRO DO CORCOVADO, ONDE SE LOCALIZA O CRISTO REDENTOR, PARA A INSTALAÇÃO DA TORRE DE TRANSMISSÃO DA TELEVISÃO TUPI. ERA O PONTO MAIS APROPRIADO PELA ALTITUDE, DE MAIS DE 700 METROS, DO QUAL TODOS OS PONTOS DO RIO DE JANEIRO RECEBERIAM IMAGENS COM NITIDEZ E QUALIDADE. OS ENGENHEIROS FORAM OBRIGADOS A PROCURAR UM OUTRO LOCAL QUE TIVESSE CONDIÇÕES DE RECEBER A TORRE E OS EQUIPAMENTOS DE TRANSMISSÃO. FOI ENTÃO ESCOLHIDO OUTRO CARTÃO POSTAL DA CIDADE MARAVILHOSA, O MORRO DO PÃO DE AÇÚCAR. NÃO FORAM POUCOS OS PROBLEMAS SURGIDOS PARA A REALIZAÇÃO DE TODO O TRABALHO, PRINCIPALMENTE PARA LEVAR ATÉ O LOCAL TODO O MATERIAL DE ALVENARIA DESTINADO À CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO QUE ABRIGARIA O TRANSMISSOR E A TORRE. FERRO, AREIA, CIMENTO, PÁS, MADEIRA E, TAMBÉM OS OPERÁRIOS SÓ TINHAM UM MEIO DE TRANSPORTE ATÉ O TOPO DO MORRO, O BONDINHO DO PÃO DE AÇUCAR. O PRIMEIRO TRECHO IA DA PRAIA VERMELHA ATÉ O MORRO DA URCA, E O SEGUNDO IA DA URCA AO PÃO DE AÇÚCAR. AO FINAL, VERIFICOU-SE COM OS DIVERSOS PERCALÇOS SURGIDOS, QUE NÃO HAVERIA TEMPO DE COLOCAR NO AR A EMISSORA CARIOCA. DECIDIU-SE ENTÃO PELA INSTALAÇÃO EM SÃO PAULO, CABENDO A MISSÃO PARA A URCA, QUE HAVIA VENDIDO OS EQUIPAMENTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EMISSORA PAULISTA. O LOCAL ESCOLHIDO PARA A COLOCAÇÃO DA PRIMEIRA TORRE DE TRANSMISSÃO FOI ACERTADO, SEM PROBLEMAS, COM O GOVERNO DO ESTADO, SENDO AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DO PRÉDIO ALTINO ARANTES, SEDE DO BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO, ENTÃO O MAIS ALTO EDIFÍCIO DA CAPITAL PAULISTA. OS ESTÚDIOS FICARIAM NO BAIRRO DO SUMARÉ, TAMBÉM LOCALIZADO EM UMA TOPOGRAFIA QUE ABRANGIA TODA A CIDADE DE SÃO PAULO, E ONDE JÁ EXISTIA A CHAMADA CIDADE DO RÁDIO, ONDE PULSAVAM AS EMISSORAS DAS RÁDIOS TUPAN; DIFUSORA SÃO PAULO; CULTURA E TEVE TUPI-DIFUSORA CANAL 4, SEDE DAS RÁDIOS ASSOCIADAS DIFUSORA E TUPI, QUE CEDERIAM SEUS ARTISTAS E TÉCNICOS PARA O NOVO MEIO DE COMUNICAÇÃO. EM MEADOS DE 1950, CHEGOU DOS ESTADOS UNIDOS, A BORDO DE UM NAVIO MOORE MCCORMACK LINES, O EQUIPAMENTO ADQUIRIDO DA RCA PARA A TV ASSOCIADA DE SÃO PAULO, ACOMPANHADO PELO ENGENHEIRO AMERICANO RESPONSÁVEL, DESTACADO PELA DIREÇÃO DA RCA, WALTHER OBERMULLER, QUE ERA TAMBÉM DIRETOR DA NBC-TV DE NOVA YORK. ELE ORIENTOU A EQUIPE DE TÉCNICOS BRASILEIROS, CHEFIADA POR JORGE EDO E MARIO ALDERIGHI. ASSIS CHATEAUBRIAND, ACOMPANHADO POR VÁRIOS ARTISTAS CONTRATADOS POR SUAS EMISSORAS DE RÁDIO, ENTRE ELES HEBE CAMARGO, FOI PESSOALMENTE AO PORTO DE SANTOS RECEBER A VALIOSA CARGA. DURANTE OS TRABALHOS DE MONTAGEM DOS EQUIPAMENTOS DA RCA, O ENGENHEIRO WALTHER OBERMULLER PERGUNTOU A ALDERIGHI E AO DIRETOR ARTÍSTICO DA EMISSORA DERMEVAL COSTA LIMA QUANTOS APARELHOS DE TELEVISÃO EXISTIAM EM SÃO PAULO. A RESPOSTA DEIXOU O TÉCNICO AMERICANO PASMO E BOQUIABERTO: NENHUM. O PRÓPRIO DOUTOR OBERMULLER FOI CONVERSAR COM CHATEAUBRIAND SOBRE O PROBLEMA, QUE RESPONDEU: "NÃO ESQUENTE A CABEÇA, QUE TUDO NO BRASIL DA-SE UM JEITO". A PRINCÍPIO, O JORNALISTA RESOLVEU IMPORTAR 200 TELEVISORES, MAS AO DESCOBRIR QUE A BUROCRACIA A SER CUMPRIDA ATRASARIA A ENTREGA, NÃO TEVE DÚVIDAS: RESOLVEU CONTRABANDEÁ-LOS. O PRIMEIRO TELEVISOR DO BRASIL FOI ENTREGUE DE PRESENTE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GENERAL GASPAR DUTRA, NO RIO DE JANEIRO, APESAR DA CAPITAL DO PAÍS NÃO TER EMISSORA DE TELEVISÃO NA ÉPOCA. METADE DA CARGA, CHATEAUBRIAND DEU AOS SEUS AMIGOS E A OUTRA METADE FOI VENDIDA PELAS LOJAS CÁSSIO MUNIZ. QUANDO DA INAUGURAÇÃO DA TELEVISÃO EM SÃO PAULO, APENAS CINCO FAMÍLIAS PAULISTANAS POSSUÍAM APARELHOS DE TELEVISÃO EM CASA. EM JULHO DE 1950, FOI REALIZADA A INAUGURAÇÃO FORMAL DO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, NA RUA SETE DE ABRIL, 230, SEDE DOS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS, NA CAPITAL PAULISTA, QUE CONTOU COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA GENERAL EURICO GASPAR DUTRA, AUTORIDADES, ARTISTAS DE RÁDIO, POLÍTICOS E O CONVIDADO ESPECIAL, O PRESIDENTE DO MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK, O MILIONÁRIO NELSON ROCKEFELLER. AO TÉRMINO DOS DISCURSOS, O FREI FRANCISCANO JOSÉ DE GUADALUPE MOJICA, ANTIGO ASTRO DE HOLLYWOOD, ESPECIALMENTE CONTRATADO PARA O EVENTO, CANTOU O BOLERO BESAME. CHATEAUBRIAND EXIGIU QUE TODA A CERIMÔNIA FOSSE TRANSMITIDA PELA TELEVISÃO, O QUE FOI FEITO EM CIRCUITO FECHADO, COM A COLOCAÇÃO DE UM APARELHO DE TELEVISÃO NO SAGUÃO DO EDIFÍCIO E OUTRO AO AR LIVRE, NA ESQUINA DAS RUAS SETE DE ABRIL E BRÁULIO GOMES. NA TARDE DO DIA 18 DE SETEMBRO DE 1950, MARCADA PARA AS 17H, MAS INICIADA COM MEIA HORA DE ATRASO, NO EDIFÍCIO SEDE DOS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS, LOCALIZADO NA RUA SETE DE ABRIL, BISPO AUXILIAR DE SÃO PAULO DOM PAULO ROLIM LOUREIRO PROMOVEU UMA CERIMÔNIA DE BÊNÇÃO E BATISMO DAS CÂMERAS E DOS ESTÚDIOS, TRANSMITIDA PELA TELEVISÃO, COM A PRESENÇA DE INÚMEROS CONVIDADOS, ENTRE ELES O CANDIDATO AO GOVERNO PAULISTA, PROFESSOR LUCAS NOGUEIRA GARCEZ, ELEITO EM 3 DE OUTUBRO SEGUINTE. O FUNDADOR CHATEAUBRIAND LEU UM DISCURSO ENALTECENDO A NOVO MEIO COMUNICAÇÃO E, A MADRINHA DA CERIMÔNIA, A POETISA ROSALINA COELHO LISBOA LARRAGOITI, LEU UMA ORAÇÃO QUE COMEÇAVA: "A TELEVISÃO, ESSA CRIANÇA DESCONHECIDA ENTRE NÓS, NO CASO A CRIANÇA TINHA UM PAI... FRANCISCO ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO." APÓS O EVENTO, TODO EQUIPAMENTO DA TELEVISÃO FOI TRANSPORTADO DA SEDE DOS ASSOCIADOS, NO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO, NA RUA SETE DE ABRIL, 230 PARA O ESTÚDIO NO SUMARÉ, ADAPTADO AO LADO DO PRÉDIO DAS RÁDIOS ASSOCIADAS, TUPI, A PRG-2, E DIFUSORA DE SÃO PAULO, PRF-3, QUE RECEBERIA A CONCESSÃO DA EMISSORA DE TELEVISÃO, OUTORGADA SEIS MESES DEPOIS, ATRAVÉS DO DECRETO 27.332, DE 7 DE MARÇO DE 1951, PELO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS E O MINISTRO DA VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS ÁLVARO DE SOUZA LIMA. MAS A CO-IRMÃ TUPI É QUE ACABOU DANDO O NOME À EMISSORA DE TV. “TV TUPI: A PIONEIRA!” DEZOITO DE SETEMBRO DE 1950, INAUGURADA A PRF-3 TV TUPI DE SÃO PAULO, PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO DO BRASIL E, DA AMÉRICA LATINA, POR INICIATIVA DO JORNALISTA PARAIBANO FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO, “O “VELHO CAPITÃO CHATÔ”. DEPOIS DE POUCOS MESES DE TREINAMENTO, ALGUNS RADIALISTAS ESCOLHIDOS POR CHATÔ LANÇARAM-SE À AVENTURA DE FAZER TV. OS ESTÚDIOS ERAM PEQUENOS, O EQUIPAMENTO PRECÁRIO. MAS, O NASCIMENTO DA TV TUPI FOI SOLENE. ASSIS CHATEAUBRIAND PRESIDIU A CERIMÔNIA QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE UM FREI CANTOR MEXICANO. JOSÉ MOJICA, QUE ENTOOU "A CANÇÃO DA TV", HINO COMPOSTO ESPECIALMENTE PARA A OCASIÃO. UM BALÉ DE LIA MARQUES E DECLAMAÇÃO DA POETISA ROSALINA COELHO LISBOA, NOMEADA MADRINHA DO "MODERNO EQUIPAMENTO" FIZERAM PARTE DO SHOW. A JOVEM ATRIZ YARA LINS FOI CONVOCADA ESPECIALMENTE PARA DIZER O PREFIXO DA EMISSORA — PRF-3 — E O DE UMA SÉRIE DE RÁDIOS QUE TRANSMITIAM EM CADEIA O ACONTECIMENTO. ENTRE ELAS AS RÁDIOS DAS EMISSORAS ASSOCIADAS EM SÃO PAULO, COMO A CULTURA AM; A DIFUSORA AM E A RÁDIO TUPI AM EM 1.040 KLHTZ. A SEGUIR ENTROU A PROGRAMAÇÃO NA TELA DOS CINCO APARELHOS INSTALADOS NO SAGUÃO DO PRÉDIO DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS NA RUA SETE DE ABRIL, 230 NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO. HÁ MUITAS HISTÓRIAS A RESPEITO DESSE DIA. UMA DELAS É QUE, EMPOLGADO, CHATEAUBRIAND TERIA QUEBRADO UMA GARRAFA DE CHAMPANHE NUMA DAS DUAS CÂMERAS RCA, FAZENDO COM QUE A TV NO BRASIL ENTRASSE EM CENA COM APENAS 50% DE SUA CAPACIDADE, ISTO É: COM APENAS UMA CÂMERA. OUTRA É QUE, ACABADA A INAUGURAÇÃO, A EQUIPE SE DEU CONTA DE QUE NÃO HAVIA O QUE COLOCAR NO AR NO DIA SEGUINTE, POIS NINGUÉM HAVIA PENSADO NISSO. O AUTOR DE NOVELAS CASSIANO GABUS MENDES QUE, AOS 23 ANOS, ASSUMIU A DIREÇÃO ARTÍSTICA DA TUPI, NÃO PODIA OUVIR ESSAS HISTÓRIAS, DESMENTIA QUANTAS VEZES FOSSE PRECISO. “É TUDO INVENÇÃO DO LIMA DUARTE”. “COMO ELE É MUITO ENGRAÇADO, AS PESSOAS ACABAM SE CONVENCENDO." DIZIA ELE POUCO ANTES DE MORRER, EM 1994. "CHATEAUBRIAND ERA UM HOMEM ESCLARECIDO, NÃO IA DANIFICAR EQUIPAMENTO E TÍNHAMOS PROGRAMAÇÃO PARA AS TRÊS SEMANAS SEGUINTES". ACOSTUMADOS À IMPROVISAÇÃO E RAPIDEZ DO RÁDIO, OS PIONEIROS NÃO TIVERAM PROBLEMAS EM SE ADAPTAR AO MODERNO VEÍCULO E APRENDERAM MUITO: ATOR VIRAVA SONOPLASTA, AUTOR DIRIGIA, DIRETOR ENTRAVA EM CENA. A TV TUPI DOS PRIMEIROS ANOS ERA UMA VERDADEIRA ESCOLA. AOS POUCOS, OS PROGRAMAS GANHARAM FORMA: O PRIMEIRO TELEJORNAL... A PRIMEIRA NOVELA. O PROGRAMA "TV DE VANGUARDA" REVELOU A PRIMEIRA GERAÇÃO DE ATORES, ATRIZES E DIRETORES. FORAM APRESENTADAS PEÇAS COMO HAMLET, DE SHAKESPEARE, E CRIME E CASTIGO, DE DOSTOIEVSKY. ALGUNS PROGRAMAS DOS PRIMEIROS TEMPOS DA TV TUPI TORNARAM-SE CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA E PERMANÊNCIA NO AR: ALÔ DOÇURA, SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, O CÉU É O LIMITE, CLUBE DOS ARTISTAS, QUE EXISTIU DE 1952 A 1980, E O FAMOSO TELEJORNAL "O REPÓRTER ESSO", QUE FICOU 18 ANOS NO AR. TELENOVELA FOI INVENÇÃO DA TUPI, QUE AS EXIBIA EM CAPÍTULOS SEMANAIS E ERA CAPAZ DE OUSADIAS COMO MOSTRAR BEIJO NA BOCA. FOI EM 1951, NA NOVELA TUA VIDA ME PERTENCE, QUE VIDA ALVES DEIXOU-SE BEIJAR PELO GALÃ WALTER FORSTER. NO JORNALISMO A EMISSORA REPETIU NA TELA O SUCESSO DO REPÓRTER ESSO, QUE MARCOU ÉPOCA NO RÁDIO BRASILEIRO A PARTIR DE 1941. OS LOCUTORES HERÔON DOMINGUES E GONTIJO TEODORO ENTRAVAM NO AR COM AS ÚLTIMAS NOTICIAM NACIONAIS E INTERNACIONAIS AO SOM DE UM DOS MAIS FAMOSOS PREFIXOS MUSICAIS DA HISTÓRIA DO RÁDIO E TELEVISÃO BRASILEIROS. SE DURANTE A PRIMEIRA DÉCADA DE SUA EXISTÊNCIA A TUPI FOI LÍDER ABSOLUTA, NOS ANOS 60 AS EMISSORAS CONCORRENTES APRIMORARAM SUA PROGRAMAÇÃO PARA LUTAR PELA AUDIÊNCIA. EM 1968, A NOVELA "BETO ROCKFELLER", DE BRÁULIO PEDROSO, REVOLUCIONA A LINGUAGEM DA TELEVISÃO. A PARTIR DA FIGURA DE UM ANTI-HERÓI, SURGE UM NOVO ESTILO DE INTERPRETAÇÃO, MAIS NATURAL. A TV TUPI REVELA MAIS UMA GERAÇÃO DE TALENTOS. A MORTE DE ASSIS CHATEAUBRIAND, EM 1968, MARCA O INÍCIO DE UMA CRISE LONGA E SEM SOLUÇÃO. ABALADA POR PROBLEMAS FINANCEIROS, MAL ADMINISTRADOS, SEM INVESTIMENTOS, A TV TUPI PERDE QUALIDADE E AUDIÊNCIA. AS EMISSORAS CONCORRENTES VÃO OCUPANDO OS ESPAÇOS VAZIOS DEIXADOS PELA PIONEIRA. ANO APÓS ANO, A CRISE SE APROFUNDA. NO FIM DOS ANOS 70 A SITUAÇÃO É INCONTROLÁVEL. OS SALÁRIOS ESTÃO ATRASADOS. HÁ DÍVIDAS ASTRONÔMICAS JUNTO À PREVIDÊNCIA SOCIAL. PROLIFERAM ESCÂNDALOS FINANCEIROS. EM AGOSTO DE 1977, ÉRAMOS SEIS. CINDERELA 77 E UM SOL MAIOR REGISTRAVAM OS MAIS BAIXOS ÍNDICES DE AUDIÊNCIA DA HISTÓRIA DA TUPI. ALÉM DA AUDIÊNCIA, A PUBLICIDADE TAMBÉM ESCAPOLIA PARA AS CONCORRENTES, O CAIXA SE ESVAZIAVA, OS SALÁRIOS DEIXAVAM DE SER PAGOS E A GREVE ERA QUESTÃO DE TEMPO. EM OUTUBRO DE 1977, COM TRÊS MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS, OS FUNCIONÁRIOS INICIARAM A PRIMEIRA GREVE, INTERROMPIDA COM O PAGAMENTO PARCELADO DOS DÉBITOS. OS CONSTANTES ATRASOS DOS SALÁRIOS MANTINHAM O CLIMA TENSO NA TUPI. AS PERSPECTIVAS DE PAGAMENTO DOS ATRASADOS ERAM CADA VEZ MAIS REMOTAS E AS EXPLICAÇÕES DADAS AOS FUNCIONÁRIOS, CADA VEZ MAIS INCONSISTENTES. PARA PIORAR AINDA MAIS A SITUAÇÃO, EM OUTUBRO DE 1978 UM INCÊNDIO NO PRÉDIO DA EMISSORA, EM SÃO PAULO, TIROU A TUPI DO AR POR ALGUNS MINUTOS. NO ANO SEGUINTE, O ELENCO DE O ESPANTALHO, DE IVANI RIBEIRO, PROCESSOU A EMISSORA POR VIOLAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS. ENTRE 79 E 80, NOVA GREVE. A CRISE CHEGOU A BRASÍLIA. O ENTÃO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO FIGUEIREDO, DISPÔS-SE A RECEBER UMA COMISSÃO DE DIRIGENTES DOS SINDICATOS ENVOLVIDOS. MUITO SE DISCUTIA POUCO SE FAZIA. A GREVE PERSISTIU ATÉ O INÍCIO DE FEVEREIRO, QUANDO A EMISSORA FECHOU SEU DEPARTAMENTO DE TELETEATRO E DISPENSOU 250 FUNCIONÁRIOS. FORAM INTERROMPIDAS AS NOVELAS "DRÁCULA" E "COMO SALVAR MEU CASAMENTO", DRAMA ESTRELADO POR NICETE BRUNO E ADRIANO REIS. DEZESSETE DE JULHO DE 1980. POUCO ANTES DE COMPLETAR 30 ANOS NO AR, A TV TUPI TEM SUA CONCESSÃO CASSADA PELO GOVERNO FEDERAL IMPLANTADO PELO GOLPE MILITAR DE 31 DE ABRIL DE 1.964. MINUTOS ANTES DO MEIO-DIA DE 18 DE JULHO DE 1980, TRÊS ENGENHEIROS DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, DENTEL, SUBIRAM AO DÉCIMO ANDAR DO EDIFÍCIO-SEDE DA TV TUPI DE SÃO PAULO, NA AVENIDA PROFESSOR ALFONSO BOVERO, 52 NO BAIRRO DO SUMARÉ, E LACRARAM O TRANSMISSOR DA EMISSORA. SAÍAM TAMBÉM DO AR A TV TUPI DO RIO, A TV ITACOLOMI, DE BELO HORIZONTE, A TV MARAJOARA DE BELÉM. A TV PIRATINI DE PORTO ALEGRE, A TV CEARÁ DE FORTALEZA, E A TV RÁDIO CLUBE DE RECIFE. UM DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL E MAIS QUATRO AGENTES DAVAM PROTEÇÃO AOS ENGENHEIROS. ERA O FIM DA TV TUPI. A EMISSORA SAÍA DO AR EXATAMENTE 29 ANOS E DEZ MESES DEPOIS DE SUA INAUGURAÇÃO. O GOVERNO MILITAR PREFERIU A CASSAÇÃO A ENTREGAR O CANAL A UMA COOPERATIVA DE FUNCIONÁRIOS, POSSIVELMENTE ACREDITAVAM OS MILITARES, PARA NÃO INCENTIVAR O SINDICALISMO. PERMANECE, ENTRETANTO, UM ACERVO DE DUZENTOS MIL ROLOS DE FILMES, 6.100 FITAS DE VIDEOTAPE E TEXTOS DE TELEJORNAIS QUE CONTAM 30 ANOS DE MUITAS HISTÓRIAS DO BRASIL E DO MUNDO. ->NOSSA OPINIÃO: A TV TUPI FOI A PIONEIRA EM TRANSMITIR EDUCAÇÃO CULTURAL COM EVENTOS IMPORTANTES; TELE TEATRO; TV DE VANGUARDA; TELE JORNAIS; DEBATES POLÍTICOS E QUESTÕES JURÍDICAS, ALÉM DE HISTÓRIAS SOBRE A EVOLUÇÃO DA CIVILIZAÇÃO HUMANA E, RELIGIOSA NO PLANETA TERRA. O RÁDIO JORNALISMO DOS DIÁRIOS E, EMISSORAS ASSOCIADOS FOI INTENSIFICADO A PARTIR DE SÃO PAULO, NA RÁDIO TUPI AM 1.040 COM O GRANDE JORNAL FALADO TUPI; MATUTINO TUPI; REPÓRTER ESSO E, A REVISTA INFORMATIVA IMPACTO, SOB DIREÇÃO DE CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES. NA RÁDIO DIFUSORA AM 890 QUILOHERTZ, CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES INOVOU COM EDIÇÕES EXTRAORDINÁRIAS HÁ QUALQUER TEMPO COM DOIS REPÓRTERES: CARLOS SPERA E, JOSÉ CARLOS DE MORAES, O TICO-TICO. AGRADECIMENTOS AO "FACEBOOK"! É ÓBVIO QUE NÃO ME CALAREI SOBRE AS BOAS ATITUDES QUE NOS BENEFICIARAM NESTA VIDA PÚBLICA NO RÁDIO, TELEVISÃO, JORNAIS E, ATÉ POR BREVE PERÍODO NA ALERG. PORÉM, NADA ME FARÁ CALAR DIANTE DE OPRESSÕES E INJUSTIÇAS QUE NOS ATINGIRAM AO LONGO DESTES CINQUENTA E, QUATRO ANOS POR TRÁS DOS MICROFONES. OS BASTIDORES DO RÁDIO ESTÃO ESCANCARADOS EM "RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS". DESEJO AGRADECER AO "FACEBOOK" QUE ME POSSIBILITA REGISTRAR PARA A POSTERIDADE A VERDADE VIVIDA POR MIM, APESAR DE EU PRETENDER PUBLICAR EM BREVE ESTE MEU RELATO COMPLETO DE UMA VIDA POR INTEIRO. MINHA LÍNGUA É UMA NAVALHA AFIADÍSSIMA E CORTA PROFUNDAMENTE NA MINHA PRÓPRIA CARNE COM A FORÇA VIOLENTA DE UM GOLPE DE FACÃO DE CORTAR LENHA PARA QUEIMAR, MESMO SECA E MOLHADA. NÃO ADIANTARÁ ESSAS RIDÍCULAS AMEAÇAS DE "MEDIDAS COERCITIVAS", PARA MINHA LÍNGUA E, MINHA PENA. A ESCRITA JÁ FOI DEFINIDA E, A VERDADE INCONTESTÁVEL RASGARÁ O TEMPO PASSADO REVELANDO OS FATOS SEM REVANCHISMOS E ÓDIOS. ANTES DE QUALQUER COISA, DIVULGO A VERDADE QUE DESNUDARÁ O CARÁTER DAS PERSONALIDADES BOAS E, AS MALÉFICAS.                                                      GÉSNER LAS CASAS                                        RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA                                  {NA VERDADE UM SONHADOR-SAUDOSO}                      GÉSNER LAS CASAS                                                      Enviado por LAS CASAS em 25/03/2017                       Reeditado em 28/03/2017                                                    Código do texto: T5952012                                     Classificação de conteúdo: seguro                                               A VIDA NUNCA AVISA QUANDO VAI TERMINAR. {NA VERDADE UM SONHADOR-SAUDOSO}                               GÉSNER LAS CASAS                                                       Enviado por LAS CASAS em 25/03/2017                                Reeditado em 30/03/2017                                             Código do texto: T5952012                                          Classificação de conteúdo: seguro                                  


                              GÉSNER LAS CASAS 

                                            Enviado por LAS CASAS em 26/03/2018                           Código do texto: T6291137                                        Classificação de conteúdo: seguro                         

sábado, 24 de março de 2018

"O BEM DA LIBERDADE SÓ É IGUALADO AO DIREITO A VIDA" em RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS por GÉSNER LAS CASAS

        "SIGNIFICADO DE VIVER EM LIBERDADE em RETALHOS D'ALMA” 

     = por GÉSNER LAS CASAS =
"ATÉ AQUI O SENHOR DEUS TEM ME GUIADO ORIENTADO PROTEGIDO, COLOCANDO-ME EM CONFORTÁVEL POSIÇÃO DIANTE DA SOCIEDADE MUNDIAL E, DO ESPAÇO TEMPO NO UNIVERSO SIDERAL INFINITO"                     
SENHOR, PAI DE MINHA ALMA E AUTOR DE NOSSA EXISTÊNCIA TE AGRADEÇO TODAS AS BENESSES; TODO O CONFORTO DADO PELA TUA GRAÇA AO MEU EU INTERIOR, E TODAS AS POSSIBILIDADES EM VENCER BARREIRAS NATURAIS E IMPOSTAS PELOS PERVERSOS INIMIGOS GRATUITOS INVISÍVEIS QUE ASSOMAM EM MEUS CAMINHOS DESTA LONGA E MARAVILHOSA VIDA QUE DESFRUTO COM CARINHO E MUITO AMOR FRATERNO A TODOS EM MEU REDOR.          
DIGAM À TODOS QUE EU SOU E
EU NEM SEI O QUE TE DIZER SENHOR DEUS. 
SÓ POSSO TE AGRADECER PAI DE MINH'ALMA “Retalhos D'alma & Estou EM Chamas"               por Gésner LAS Casas. 
NO MOMENTO EM QUE AS CRISES DA VIDA ME INVADEM, UM ANJO DE DEUS, VEM APAZIGUANDO E APASCENTANDO MINHAS INCERTEZAS E SOLIDÃO. DEUS ME PROTEJA PARA QUE O SENHOR NÃO SE ENVERGONHE DE MINHAS ATITUDES, FRAQUEZAS, VAIDADES E AMBIÇÕES EXAGERADAS!                          Gésner Las Casas Brito                                                     {“PARA SER INTEIRAMENTE LIVRE, O SER HUMANO DEVE ENTENDER QUE SEUS DEVERES E DIREITOS, TERMINAM ONDE SE INICIA OS DIREITOS E DEVERES DOS DEMAIS SEMELHANTES SEUS”}       
“DE ACORDO COM A ÉTICA, A LIBERDADE ESTÁ RELACIONADA COM RESPONSABILIDADE, UMA VEZ QUE UM INDIVÍDUO TEM TODO O DIREITO DE TER LIBERDADE, DESDE QUE ESSA ATITUDE NÃO DESRESPEITE NINGUÉM, NÃO PASSE POR CIMA DE PRINCÍPIOS ÉTICOS E LEGAIS.” AÍ ENTRAM OS MANDAMENTOS QUE DETERMINAM QUE NÃO SE MATEM QUEM QUER QUE SEJA; QUE NÃO SE ROUBEM OS BENS DE OUTREM; E QUE NÃO SE COBICE NADA DO ALHEIO. A LIBERDADE GUIANDO O POVO, DE DELACROIX, EM 1830: UMA PERSONIFICAÇÃO DA LIBERDADE É PRATICÁ-LA SEM SENTIR QUE É LIVRE. A LIBERDADE, ANTIGAMENTE, ERA VISTA COMO RESULTADO DE BATALHAS E, DE IMPOSIÇÃO DE VONTADES E JUSTIÇAS. LIBERDADE, EM FILOSOFIA, PODE SER COMPREENDIDA SOB UMA PERSPECTIVA QUE DENOTA A AUSÊNCIA DE SUBMISSÃO E DE SERVIDÃO. OU SOB OUTRA PERSPECTIVA QUE É A AUTONOMIA E A ESPONTANEIDADE DE UM SUJEITO RACIONAL. RENÉ DESCARTES: PARA O FILÓSOFO RENÉ DESCARTES DE 1596 A 1650, AGE COM MAIS LIBERDADE QUEM MELHOR COMPREENDE AS ALTERNATIVAS QUE PRECEDEM A ESCOLHA. DESSA PREMISSA, DECORRE O SILOGISMO LÓGICO DE QUE, QUANTO MAIS EVIDENTE A VERACIDADE DE UMA ALTERNATIVA, MAIORES AS CHANCES DE ELA SER ESCOLHIDA PELO AGENTE. NESSE SENTIDO, A INEXISTÊNCIA DE ACESSO À INFORMAÇÃO AFIGURA-SE ÓBICE À IDENTIFICAÇÃO DA ALTERNATIVA COM MAIOR GRAU DE VERACIDADE. BARUCH ESPINOZA: PARA BARUCH ESPINOZA, DE 1632 A 1677, A LIBERDADE POSSUI UM ELEMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM A NATUREZA DO "SER". NESSE SENTIDO, SER LIVRE SIGNIFICA AGIR DE ACORDO COM SUA NATUREZA.
É MEDIANTE A LIBERDADE QUE O HOMEM SE EXPRIME COMO TAL E EM SUA TOTALIDADE. ESTA É TAMBÉM, ENQUANTO META DOS SEUS ESFORÇOS, A SUA PRÓPRIA REALIZAÇÃO. TENDEMOS A ASSOCIAR A FRUIÇÃO DA LIBERDADE A UMA DETERMINAÇÃO CONSTANTE E INESCAPÁVEL. CONTUDO, OS DITAMES DE NOSSA VIDA ESTÃO SENDO REALIZADOS A CADA PASSO QUE DAMOS: ASSIM, A DELIBERAÇÃO ESTÁ TAMBÉM A CARGO DA VONTADE HUMANA, NA QUAL SE INSEREM AS LEIS FÍSICAS E QUÍMICAS, BIOLÓGICAS E PSICOLÓGICAS. DIRETAMENTE ASSOCIADA À IDEIA DE LIBERDADE, ESTÁ A NOÇÃO DE RESPONSABILIDADE, VEZ QUE O ATO DE SER LIVRE IMPLICA ASSUMIR O CONJUNTO DOS NOSSOS ATOS E SABER RESPONDER POR ELES. GOTTFRIED WIHEILM LEIBNIZ: PARA GOTTFRIED WILHEILM LEIBNIZ, DE 1646 A 1716, O AGIR HUMANO É LIVRE A DESPEITO DO PRINCÍPIO DE CAUSALIDADE QUE REGE OS OBJETOS DO MUNDO MATERIAL. “A AÇÃO HUMANA É CONTINGENTE, ESPONTÂNEA E REFLETIDA.
OU SEJA, ELA É TAL QUE PODERIA SER DE OUTRA FORMA, NUNCA É NECESSÁRIA, E, POR ISSO, CONTINGENTE. É ESPONTÂNEA PORQUE SEMPRE PARTE DO SUJEITO AGENTE QUE, MESMO DETERMINADO, É RESPONSÁVEL POR CAUSAR OU NÃO UMA NOVA SÉRIE DE EVENTOS DENTRO DA TEIA CAUSAL. É REFLETIDA PORQUE O HOMEM PODE CONHECER OS MOTIVOS PELOS QUAIS AGE NO MUNDO E, UMA VEZ CONHECENDO-OS, LIDAR COM ELES DE MANEIRA LIVRE.” 
ARTHUR SCHOPENHAUER: PARA ARTHUR SCHOPENHAUER, DE 1788 A 1860, A AÇÃO HUMANA NÃO É TOTALMENTE LIVRE. TODO O AGIR HUMANO, BEM COMO TODOS OS FENÔMENOS DA NATUREZA, ATÉ MESMO SUAS LEIS, SÃO NÍVEIS DE OBJECTIVAÇÃO DA COISA-EM-SI KANTIANA QUE O FILÓSOFO IDENTIFICA COMO SENDO PURAMENTE VONTADE. PARA SCHOPENHAUER, O HOMEM É CAPAZ DE ACESSAR SUA REALIDADE POR UM DUPLO REGISTRO: O PRIMEIRO, O DO FENÔMENO, ONDE TODO O EXISTENTE REDUZ-SE, NESSE NÍVEL, A MERA REPRESENTAÇÃO. NO NÍVEL ESSENCIAL, QUE NÃO SE DEIXA APREENDER PELA INTUIÇÃO INTELECTUAL, PELA EXPERIÊNCIA DOS SENTIDOS, O MUNDO É APREENDIDO IMEDIATAMENTE COMO VONTADE, VONTADE DE VIDA. NESSE CASO, A NOÇÃO DE VONTADE ASSUME UM ASPECTO AMPLO E ABERTO, TRANSFORMANDO-SE NO PRINCÍPIO MOTOR DOS EVENTOS QUE SE SUCEDEM NA DIMENSÃO FENOMÊNICA SEGUNDO A LEI DA CAUSALIDADE. O HOMEM, OBJETO ENTRE OBJETOS, COISA ENTRE COISAS, NÃO POSSUI LIBERDADE DE AÇÃO PORQUE NÃO É LIVRE PARA DELIBERAR SOBRE SUA VONTADE. O HOMEM NÃO ESCOLHE O QUE DESEJA, O QUE QUER.
            "LOGO, NÃO É LIVRE"            

É ABSOLUTAMENTE DETERMINADO A AGIR SEGUNDO SUA VONTADE PARTICULAR, OBJETIVAÇÃO DA VONTADE METAFÍSICA POR TRÁS DE TODOS OS EVENTOS NATURAIS. O QUE PARECE DELIBERAÇÃO É UMA ILUSÃO OCASIONADA PELA MERA CONSCIÊNCIA SOBRE OS PRÓPRIOS DESEJOS. É PODER VIVER SEM NINGUÉM MANDAR. JEAN PAUL SARTRE: PARA JEAN-PAUL SARTRE, DE 1905 A 1980, A LIBERDADE É A CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DO SER HUMANO. O HOMEM É, ANTES DE TUDO, LIVRE. O HOMEM É LIVRE MESMO DE UMA ESSÊNCIA PARTICULAR, COMO NÃO O SÃO OS OBJETOS DO MUNDO, AS COISAS MATERIAIS DE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. 
LIVRE A UM PONTO TAL QUE PODE SER CONSIDERADA A BRECHA POR ONDE O NADA ENCONTRA SEU ESPAÇO NA ONTOLOGIA. O HOMEM É NADA ANTES DE DEFINIR-SE COMO ALGO, E É ABSOLUTAMENTE LIVRE PARA DEFINIR-SE, ENGAJAR-SE, ENCERRAR-SE, ESGOTAR A SI MESMO. O TEMA DA LIBERDADE É O NÚCLEO CENTRAL DO PENSAMENTO DO FILÓSOFO FRANCÊS E RESUME TODA A SUA DOUTRINA. SUA TESE É: A LIBERDADE É ABSOLUTA OU NÃO EXISTE. SARTRE RECUSA TODO DETERMINISMO E MESMO QUALQUER FORMA DE CONDICIONAMENTO. ASSIM, ELE RECUSA DEUS E INVERTE A TESE DE LUTERO; PARA ESTE, A LIBERDADE NÃO EXISTE JUSTAMENTE PORQUE DEUS TUDO SABE E TUDO PREVÊ. MAS COMO, PARA SARTRE, DEUS NÃO EXISTE, A LIBERDADE É ABSOLUTA. E RECUSA TAMBÉM O DETERMINISMO MATERIALISTA: SE TUDO SE REDUZISSE À MATÉRIA, NÃO HAVERIA CONSCIÊNCIA E NÃO HAVERIA LIBERDADE. QUAL É, ENTÃO, O FUNDAMENTO DA LIBERDADE? É O NADA, O INDETERMINISMO ABSOLUTO. AGORA SE ENTENDE MELHOR A MÁ-FÉ: A TENDÊNCIA A SER TERMINA SENDO A NEGAÇÃO DA LIBERDADE. SE O FUNDAMENTO DA CONSCIÊNCIA É O NADA, NENHUM SER CONSEGUE SER PRINCÍPIO DE EXPLICAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO. NÃO HÁ NENHUM TIPO DE ESSÊNCIA, DIVINA, BIOLÓGICA, PSICOLÓGICA OU SOCIAL, QUE ANTECEDA E POSSA JUSTIFICAR O ATO LIVRE. É O PRÓPRIO ATO QUE TUDO JUSTIFICA. POR EXEMPLO: DE CERTO MODO, EU ESCOLHO INCLUSIVE O MEU NASCIMENTO. POR QUÊ? SE EU ME EXPLICASSE A PARTIR DE MEU NASCIMENTO, DE UMA CERTA CONSTITUIÇÃO PSICOSSOMÁTICA, EU SERIA APENAS UMA SUCESSÃO DE OBJETOS. MAS O HOMEM NÃO É OBJETO, ELE É SUJEITO. ISSO SIGNIFICA QUE, AQUI E AGORA, A CADA INSTANTE, É A MINHA CONSCIÊNCIA QUE ESTÁ "ESCOLHENDO", PARA MIM, AQUILO QUE MEU NASCIMENTO FOI. O MODO COMO SOU MEU NASCIMENTO É ETERNAMENTE MEDIADO PELA CONSCIÊNCIA, OU SEJA, PELO NADA. A FALSIFICAÇÃO DA LIBERDADE, OU A MÁ-FÉ, RESIDE PRECISAMENTE NA INVENÇÃO DOS DETERMINISMOS DE TODA ESPÉCIE, QUE PÕEM NO LUGAR DO NADA O SER. A LIBERDADE HUMANA REVELA-SE NA ANGÚSTIA EM NÃO TÊ-LA. O HOMEM ANGUSTIA-SE DIANTE DE SUA CONDENAÇÃO À LIBERDADE. O HOMEM SÓ NÃO É LIVRE PARA NÃO SER LIVRE: ESTÁ CONDENADO A FAZER ESCOLHAS, E A RESPONSABILIDADE DE SUAS ESCOLHAS É TÃO OPRESSIVA QUE SURGEM ESCAPATÓRIAS ATRAVÉS DAS ATITUDES E PARADIGMAS DE MÁ-FÉ, ONDE O HOMEM ALIENA-SE DE SUA PRÓPRIA LIBERDADE, MENTINDO PARA SI MESMO ATRAVÉS DE CONDUTAS E IDEOLOGIAS QUE O ISENTEM DA RESPONSABILIDADE SOBRE AS PRÓPRIAS DECISÕES. PECOTCHE: PARA CARLOS BERNARDO GONZÁLEZ PECOTCHE, DE 1901 A 1963, A LIBERDADE É PRERROGATIVA NATURAL DO SER HUMANO, JÁ QUE NASCE LIVRE, EMBORA NÃO SE DÊ CONTA ATÉ O MOMENTO EM QUE SUA CONSCIÊNCIA O FAZ EXPERIMENTAR A NECESSIDADE DE EXERCÊ-LA COMO ÚNICO MEIO DE REALIZAR SUAS FUNÇÕES PRIMORDIAIS DA VIDA E, O OBJETIVO QUE CADA UM DEVE ATINGIR COMO SER RACIONAL E ESPIRITUAL. COMO PRINCÍPIO, ASSINALA AO HOMEM E LHE SUBSTANCIA SUA POSIÇÃO DENTRO DO MUNDO. É PRECISO VINCULÁ-LA MUITO ESTREITAMENTE AO DEVER E, À RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL, POIS ESTES DOIS TERMOS, DE GRANDE CONTEÚDO MORAL, CONSTITUEM A ALAVANCA QUE MOVE OS ATOS HUMANOS, PRESERVANDO-OS DO EXCESSO, SEMPRE PREJUDICIAL À INDEPENDÊNCIA E À LIBERDADE DE QUEM NELE INCORRE. A LIBERDADE É COMO O ESPAÇO, E QUE DEPENDE DO SER HUMANO PARA QUE ELA SEJA TAMBÉM COMO ELE, MAIS AMPLA OU MAIS ESTREITA, VINCULADA AO CONTROLE DOS PRÓPRIOS PENSAMENTOS, DAS PALAVRAS E, DAS ATITUDES. O CONHECIMENTO É O GRANDE AGENTE EQUILIBRADOR DAS AÇÕES HUMANAS E, EM CONSEQUÊNCIA, AO AMPLIAR OS DOMÍNIOS DA CONSCIÊNCIA, É O QUE FAZ O SER MAIS LIVRE. INFLUENCIADO POR HEGEL, NOS MANUSCRITOS ECONÔMICO-FILOSÓFICOS E EM “A IDEOLOGIA ALEMÔ, DE 1818 A1883, ENTENDE A LIBERDADE HUMANA COMO A CONSTANTE CRIAÇÃO PRÁTICA PELOS INDIVÍDUOS DE CIRCUNSTÂNCIAS OBJETIVAS NAS QUAIS DESPONTAM SUAS FACULDADES, SENTIDOS E APTIDÕES, ARTÍSTICAS, SENSÓRIAS, TEÓRICAS.... ELE, ASSIM, CRITICA AS CONCEPÇÕES METAFÍSICAS DA LIBERDADE. PARA ELE, NÃO HÁ LIBERDADE SEM O MUNDO MATERIAL NO QUAL OS INDIVÍDUOS MANIFESTAM NA PRÁTICA SUA LIBERDADE JUNTO COM OUTRAS PESSOAS, EM QUE TRANSFORMAM SUAS CIRCUNSTÂNCIAS OBJETIVAS DE MODO A CRIAR O MUNDO OBJETIVO DE SUAS FACULDADES, SENTIDOS E APTIDÕES. OU SEJA, A LIBERDADE HUMANA SÓ PODE SER ENCONTRADA DE FATO PELOS INDIVÍDUOS NA PRODUÇÃO PRÁTICA DAS SUAS PRÓPRIAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE EXISTÊNCIA. DESSE MODO, SE OS INDIVÍDUOS SÃO PRIVADOS DE SUAS PRÓPRIAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE EXISTÊNCIA, ISTO É, SE SUAS CONDIÇÕES OBJETIVAS DE EXISTÊNCIA SÃO PROPRIEDADE PRIVADA, DE OUTRA PESSOA, PORTANTO, NÃO HÁ VERDADEIRA LIBERDADE, E A SOCIEDADE SE DIVIDE EM PROLETÁRIOS E CAPITALISTAS. SOB O DOMÍNIO DO CAPITAL, A MANIFESTAÇÃO PRÁTICA DA VIDA HUMANA, A ATIVIDADE PRODUTIVA, SE TORNA COERÇÃO, TRABALHO ASSALARIADO; AS FACULDADES, HABILIDADES E APTIDÕES HUMANAS SE TORNAM MERCADORIA, FORÇA DE TRABALHO, QUE É VENDIDA NO MERCADO DE TRABALHO, E A VIDA HUMANA SE REDUZ À MERA SOBREVIVÊNCIA. MARX DIZ QUE AS VÁRIAS LIBERDADES PARCIAIS QUE EXISTEM NO CAPITALISMO, POR EXEMPLO, A LIBERDADE ECONÔMICA, DE COMPRAR E VENDER MERCADORIAS, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO OU A LIBERDADE POLÍTICA, DECIDIR QUEM GOVERNA, PRESSUPÕEM QUE A SEPARAÇÃO DOS HOMENS COM RELAÇÃO ÀS SUAS CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA SEJAM MANTIDAS, POIS, CASO ESSA SEPARAÇÃO SEJA ATACADA PELOS HOMENS EM BUSCA DE SUA LIBERDADE MATERIAL FUNDAMENTAL, TODAS ESSAS LIBERDADES PARCIAIS SÃO SUSPENSAS, DITADURA, PARA RESTABELECER O CAPITAL PRIVADO. MAS, SE A LUTA DOS INDIVÍDUOS PRIVADOS DE SUAS CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA, COMO CHEFES DE FAMÍLIA E, TRABALHADORES, TIVEREM ÊXITO E, SE ELES CONSEGUIREM A PROPRIEDADE PRIVADA INDIVIDUAL NESSAS CONDIÇÕES SERIA INSTAURADO A IGUALDADE DE CONDIÇÕES, QUE ELE ENTENDE COMO A ASSOCIAÇÃO LIVRE DOS PRODUTORES E DISTRIBUIDORES. MIKHAIL BAKUNIN: BAKUNIN, DE 1814 ª 1876, NÃO SE REFERIA A UM IDEAL ABSTRATO DE LIBERDADE. MAS, A UMA REALIDADE CONCRETA BASEADA NA LIBERDADE SIMÉTRICA DE OUTROS SEGMENTOS DA SOCIEDADE. LIBERDADE CONSISTE NO "DESENVOLVIMENTO PLENO DE TODAS AS FACULDADES E, PODERES DE CADA SER HUMANO, PELA EDUCAÇÃO, PELO TREINAMENTO CIENTÍFICO, PELO DIREITO DE IR E VIR E, PELA PROSPERIDADE MATERIAL." TAL CONCEPÇÃO DE LIBERDADE É, "EMINENTEMENTE SOCIAL, PORQUE SÓ PODE SER CONCRETIZADA EM SOCIEDADE," NÃO EM ISOLAMENTO INDIVIDUAL. EM UM SENTIDO NEGATIVO, LIBERDADE É "A REVOLTA DO INDIVÍDUO CONTRA TODO TIPO DE AUTORIDADE, DIVINA, COLETIVA OU INDIVIDUAL." GUY DEBORD: NO LIVRO A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO, GUY DEBORD, DE 1931 A 1994, AO CRITICAR A SOCIEDADE DE CONSUMO E, O MERCADO, AFIRMA QUE A LIBERDADE DE ESCOLHA É UMA LIBERDADE ILUSÓRIA, POIS ESCOLHER É SEMPRE ESCOLHER ENTRE DUAS OU MAIS COISAS PRONTAS, ISTO É, PREDETERMINADAS POR OUTROS. UMA SOCIEDADE COMO A DE CAPITAL PRIVADO, ONDE A ÚNICA LIBERDADE QUE EXISTE SOCIALMENTE É A LIBERDADE DE ESCOLHER QUAL MERCADORIA CONSUMIR, IMPEDE QUE OS INDIVÍDUOS SEJAM LIVRES NA SUA VIDA COTIDIANA.
A VIDA COTIDIANA NA SOCIEDADE DE CAPITAL PRIVADO SE DIVIDE EM TEMPO DE TRABALHO, QUE NÃO É LIVRE, SUBMETIDO À HIERARQUIA DE ADMINISTRADORES E, ÀS EXIGÊNCIAS DE LUCRO IMPOSTAS PELO MERCADO, E DE TEMPO DE LAZER, ONDE OS INDIVÍDUOS TÊM UMA LIBERDADE DOMESTICADA QUE É ESCOLHER ENTRE COISAS QUE FORAM FEITAS SEM LIBERDADE DURANTE O TEMPO DE TRABALHO NA SOCIEDADE.
ASSIM, A SOCIEDADE DA MERCADORIA FAZ DA PASSIVIDADE, ESCOLHER E CONSUMIR, A LIBERDADE ILUSÓRIA QUE SE DEVE BUSCAR A TODO O CUSTO, ENQUANTO QUE, DE FATO, COMO SERES ATIVOS, PRÁTICOS, NO TRABALHO, NA PRODUÇÃO, NÃO SOMOS LIVRES. A RELEVÂNCIA DE PHILIP PETTIT RESIDE EM SUA CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA DA LIBERDADE QUE TRAZ, CONSIGO IMPLICAÇÕES PRÁTICAS PARA A CONSECUÇÃO DAS FINALIDADES DE UMA DEMOCRACIA.
PARA INICIAR SUA EMPREITADA FILOSÓFICA, PETTIT RESGATA DOIS PONTOS IMPORTANTES DO DEBATE FILOSÓFICO ACERCA DA LIBERDADE: O TRATAMENTO SIMBIÓTICO IMPRIMIDO À LIBERDADE DA VONTADE E, À LIBERDADE POLÍTICA; A TRADIÇÃO REPUBLICANA DE CONCEPTUALIZAÇÃO DA LIBERDADE COMO NÃO DOMINAÇÃO, POSTERIORMENTE SUBSTITUÍDA PELA PERCEPÇÃO LIBERAL DESTA ENQUANTO NÃO INTERFERÊNCIA. PHILIP INICIA SUA ABORDAGEM PELA ÓTICA DA LIBERDADE DA VONTADE. PARA TANTO, RESGATA AS IDEIAS DESENVOLVIDAS POR IMMANUEL KANT, QUANDO POSTO DIANTE DA SEGUINTE INDAGAÇÃO: EXISTE LIBERDADE DA VONTADE? O SER HUMANO DESCONHECE O VERDADEIRO SENTIDO DE LIBERDADE EM SI MESMO POR NÃO RESPEITAR OS DIREITOS DOS DEMAIS.>NOSSA OPINIÃO: AQUELE QUE PENSA E, VIVE APENAS PELO BEM MATERIAL, TORNA-SE CRUEL E AMBICIOSO EM DEMASIA. UM SER HUMANO INDIFERENTE AOS VALORES MORAES E, ESPIRITUAIS QUE, POSSAM PURIFICAR OS SENTIMENTOS APROXIMANDO OS DA MESMA ESPÉCIE EM EMOÇÕES E, SENTIMENTOS QUE ABRIGAM A SOLIDARIEDADE E O RESPEITO A TODOS NÓS EM IGUALDADE DE DIREITOS. O VERDADEIRO FATOR DA CRIAÇÃO DE DEUS NA ESPÉCIE HUMANA É O AMOR QUE NOS UNE EM RESPEITO E SOLIDARIEDADE.                                            GÉSNER LAS CASAS 



         RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA  

                               GÉSNER LAS CASAS

     Enviado por LAS CASAS em 23/03/2018

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sexta-feira, 23 de março de 2018

"LIBERDADE PROVISÓRIA" em RETALHOS D'ALMA por GÉSNER LAS CASAS

"LIBERDADE PROVISÓRIA PARA INEVITÁVEL PRISÃO DE LULA"                                                                      
por           GÉSNER LAS CASAS                             
               RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS =                       “AO VIVO PLENÁRIO JULGA NESTA QUINTA-FEIRA O RECURSO DE LULA NO STF E ANALISA HABEAS CORPUS PARA EVITAR PRISÃO DO EX-PRESIDENTE” = YAHOO NOTÍCIAS = AFP YAHOO! BRASIL NOTÍCIA-POLÍTICA – QUINTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2018 -
<O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, STF, JULGA HOJE QUINTA-FEIRA, DIA 22 de MARÇO DE 2018, A PARTIR DESDE ÀS 14h; 00min HORAS,
HABEAS CORPUS NO QUAL A DEFESA DO EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, TENTA IMPEDIR EVENTUAL PRISÃO APÓS O FIM DOS RECURSOS NA SEGUNDA INSTÂNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. O HABEAS CORPUS PREVENTIVO ENTROU EM PAUTA APÓS UMA SÉRIE DE MINISTROS PEDIREM À PRESIDENTE DA CORTE, CÁRMEN LÚCIA, QUE LEVASSE O PEDIDO AO PLENÁRIO. O JULGAMENTO SERÁ DECISIVO PARA O EX-PRESIDENTE JÁ QUE O TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO MARCOU PARA A PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 26, A ANÁLISE DO ÚLTIMO RECURSO CONTRA A CONDENAÇÃO A 12 ANOS E UM MÊS DE PRISÃO NA AÇÃO PENAL DO TRÍPLEX DO GUARUJÁ EM SÃO PAULO, NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO LAVA JATO.
A JURISPRUDÊNCIA DO STF PERMITE PRISÕES APÓS SENTENÇAS DE SEGUNDA INSTÂNCIA, CONSIDERANDO AS PARTICULARIDADES DE CADA PROCESSO, NO ENTANTO, A CORTE ENFRENTA UM IMPASSE SOBRE ESSE ENTENDIMENTO.
  MINISTROS DO STF CONTRÁRIOS À TESE, COMO MARCO AURÉLIO E CELSO DE MELLO, DEFENDIAM QUE, ANTES DA ANÁLISE DO HABEAS CORPUS DE LULA, O PLENÁRIO AVALIASSE DUAS AÇÕES DECLARATÓRIAS DE CONSTITUCIONALIDADE, ADCS, QUE TRATAM DO TEMA DE FORMA AMPLA. CÁRMEN, NO ENTANTO, AFIRMA QUE NÃO HÁ RAZÃO PARA ESTE JULGAMENTO, QUE A JURISPRUDÊNCIA É RECENTE E DESCARTOU PAUTAR ESTES PROCESSOS. NESSAS DUAS ADCS, O STF NEGOU, POR SEIS VOTOS A CINCO, EM OUTUBRO DE 2016, LIMINARES QUE PERMITIRIAM O CUMPRIMENTO DA PENA SOMENTE APÓS O TRÂNSITO EM JULGADO, OU SEJA, QUANDO TODOS OS RECURSOS SE ESGOTAREM. COM ISSO, FICOU DEFINIDO QUE SERIA PERMITIDA A PRISÃO ANTES DO JULGAMENTO DOS RECURSOS LEVADOS AOS TRIBUNAIS SUPERIORES, CONFORME DECISÃO JÁ TOMADA EM FEVEREIRO DAQUELE ANO NUM CASO ESPECÍFICO. NO ENTANTO, O MINISTRO MARCO AURÉLIO ARGUMENTA QUE AS DECISÕES PROVISÓRIAS. OU SEJA, PARA ELE NÃO SE TRATA DE REVISAR O ASSUNTO, MAS DE JULGAR UM PROCESSO PENDENTE. EM DEZEMBRO DO ANO PASSADO, ELE LIBEROU AS AÇÕES PARA JULGAMENTO NO PLENÁRIO, MAS A PRESIDENTE DA CORTE JÁ AVISOU QUE NÃO PAUTARÁ. AINDA ASSIM, A DECISÃO DESTA TARDE PODE INDICAR UMA MUDANÇA DE ENTENDIMENTO DO STF SOBRE O TEMA. DESDE 2016, A ORIENTAÇÃO É PRENDER APÓS CONDENAÇÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA. SEIS DOS ONZE MINISTROS DA ATUAL COMPOSIÇÃO, PORÉM, JÁ SE POSICIONARAM DE MODO DIVERSO, A EXECUÇÃO DA PENA SOMENTE APÓS O CHAMADO TRÂNSITO EM JULGADO OU DEPOIS DA ANÁLISE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, STJ. ATENÇÕES VOLTADAS PARA ROSA WEBER E ALEXANDRE DE MORAES. AS ATENÇÕES ESTÃO VOLTADAS ESPECIALMENTE PARA OS VOTOS DOS DOIS MINISTROS. EM 2016, QUANDO A CORTE ANALISOU O CASO, ROSA WEBER VOTOU CONTRA A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA. NO ENTANTO, APESAR DE SER VOTO VENCIDO, ATÉ O MOMENTO ELA NÃO PROFERIU DECISÕES INDIVIDUAIS EVITANDO A PRISÃO DE CONDENADOS E VEM SEGUINDO A DECISÃO DA MAIORIA DO PLENÁRIO. COM O VOTO DA MINISTRA CONTRA O HABEAS CORPUS, O PLACAR SERÁ DE 6 A 5 A FAVOR DA EXECUÇÃO PROVISÓRIA DE LULA.  SE ELA VOTAR A FAVOR DA CONCESSÃO DO HABEAS CORPUS, O PLACAR DA VOTAÇÃO PODE PASSAR PARA 6 VOTOS A 5 CONTRA A EXECUÇÃO PROVISÓRIA DO EX-PRESIDENTE. JÁ MORAES, EMBORA TENHA UM POSICIONAMENTO HISTÓRICO EM DEFESA DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA APÓS SEGUNDA INSTÂNCIA, INGRESSOU NO TRIBUNAL ANO PASSADO E NÃO PARTICIPOU DAS DISCUSSÕES EM 2016. POR SE TRATAR DE UM CASO CONCRETO, NO ENTANTO, OS POSICIONAMENTOS PODEM SER DIFERENTES DO QUE SERIAM EM UMA DISCUSSÃO SOBRE A TESE. NO CASO DA MAIORIA DOS MINISTROS ACABAREM GARANTINDO A LULA O DIREITO A RECORRER EM LIBERDADE, ISSO INDICARIA UMA NOVA TENDÊNCIA NA CORTE. ASSIM, JUÍZES E TRIBUNAIS DE TODO O BRASIL TAMBÉM PODERIAM INTERPRETAR COMO UM SINAL PARA DEIXAR DE SEGUIR A DETERMINAÇÃO ATUAL, MESMO COM AS DECISÕES TOMADAS EM 2016 AINDA EM VIGÊNCIA E VINCULANDO AS INSTÂNCIAS INFERIORES. EM DECISÕES INDIVIDUAIS DE HABEAS CORPUS, ATÉ MESMO MINISTROS DO STF, COMO GILMAR MENDES, DIVERGIRAM DA JURISPRUDÊNCIA E GARANTIRAM A LIBERDADE DOS RÉUS. OS JUÍZES FEDERAIS DA 8ª TURMA DO TRF-4, RESPONSÁVEIS PELO JULGAMENTO DO PETISTA, JÁ AFIRMARAM QUE LULA DEVE COMEÇAR A CUMPRIR A PENA COM O FIM DO TRÂMITE DO PROCESSO NA SEGUNDA INSTÂNCIA, SEGUNDO ENTENDIMENTO DO STF, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, DE 2016. CABERÁ AO JUIZ SERGIO MORO, DA PRIMEIRA INSTÂNCIA, EXPEDIR A ORDEM DE PRISÃO. ELE TAMBÉM JÁ SE MANIFESTOU FAVORAVELMENTE AO IMEDIATO CUMPRIMENTO DA SENTENÇA. COM BASE EM VOTOS PROFERIDOS EM JULGAMENTOS SOBRE O MESMO TEMA NAS DUAS TURMAS DA CORTE, A EXPECTATIVA É DE QUE OS MINISTRO GILMAR MENDES, DIAS TOFFOLI, RICARDO LEWANDOWSKI, MARCO AURÉLIO E CELSO DE MELLO DEVAM VOTAR CONTRA A PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA. EDSON FACHIN, LUÍS ROBERTO BARROSO, LUIZ FUX E ALEXANDRE DE MORAES A FAVOR. A DEFESA DE LULA: NO HABEAS CORPUS PROTOCOLADO NO STF, A DEFESA DO EX-PRESIDENTE DISCORDA DO ENTENDIMENTO DA CORTE, QUE AUTORIZOU A PRISÃO APÓS OS RECURSOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA, POR ENTENDER QUE A QUESTÃO É INCONSTITUCIONAL. “REVER ESSE POSICIONAMENTO NÃO APEQUENA NOSSA SUPREMA CORTE, AO CONTRÁRIO, A ENGRANDECE, POIS, NOS MOMENTOS DE CRISE É QUE DEVEM SER FORTALECIDOS OS PARÂMETROS, OS PRINCÍPIOS E OS VALORES. A DISCUSSÃO PRESCINDE DE NOMES, INDIVÍDUOS, VEZ QUE IMPORTA À SOCIEDADE BRASILEIRA COMO UM TODO. ESPERA-SE QUE ESTE SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, A ÚLTIMA TRINCHEIRA DOS CIDADÃOS, REAFIRME SEU PAPEL, O RESPEITO INCONDICIONAL ÀS GARANTIAS FUNDAMENTAIS E O COMPROMISSO COM A QUESTÃO DA LIBERDADE”, ARGUMENTAM OS ADVOGADOS.
JULGAMENTO NO TRF: NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 26, O TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL, TRF, DA 4ª REGIÃO, SEDIADO EM PORTO ALEGRE, DEVE JULGAR OS CHAMADOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, RECURSOS QUE PRETENDEM ESCLARECER OMISSÕES, OBSCURIDADES OU CONTRADIÇÕES NO ACÓRDÃO, A SENTENÇA COLEGIADA QUE AUMENTOU A PENA DO EX-PRESIDENTE PARA 12 ANOS E UM MÊS DE PRISÃO NA AÇÃO PENAL DO TRÍPLEX. OS EMBARGOS SERÃO JULGADOS PELA 8ª TURMA DO TRIBUNAL, COMPOSTA PELOS DESEMBARGADORES GEBRAN NETO, LEANDRO PAULSEN E VICTOR LAUS. AO AUMENTAR A PENA DE LULA, INICIALMENTE ESTABELECIDA PELO JUIZ FEDERAL SÉRGIO MORO, DA 13º VARA FEDERAL EM CURITIBA, EM NOVE ANOS, OS DESEMBARGADORES TOMARAM A DECISÃO POR UNANIMIDADE. SE OS EMBARGOS FOREM REJEITADOS NA SESSÃO DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, O PROCESSO SERÁ ENVIADO DE VOLTA PARA MORO, QUE SERÁ RESPONSÁVEL PELA EMISSÃO DO MANDADO DE PRISÃO. SE FOREM ACEITOS, CABERÁ MAIS RECURSOS E A PENA NÃO PODERÁ SER EXECUTADA. A SESSÃO DO TRIBUNAL ESTÁ MARCADA PARA AS 13H, NA SEDE DO TRF 4, NA CAPITAL GAÚCHA. >NOSSA OPINIÃO: "NÓS JORNALISTA PROFISSIONAIS, TEMOS A OBRIGAÇÃO DE ALERTAR PARA OS PERIGOS QUE DEVEM OCORRER NO CASO DE SE LIBERAR LULA DIANTE DA PRISÃO EMINENTE, APÓS A CONDENAÇÃO" {DEVO DECLARAR QUE NÃO TEMO AMEAÇAS GRAVES E DECLARAÇÕES CALUNIOSAS}
                  
"SE ALGUÉM IMPRUDENTE DESEJAR FALAR SOBRE MIM, QUE ME PROCURE: SEI COISAS TERRÍVEIS SOBRE MIM QUE JAMAIS FORAM REVELADAS" Gésner Las Casas Brito "VÁ EM FRENTE MINISTRO BARROSO" GILMAR MENDES, NOS ENVERGONHA A TODOS BRASILEIROS HONESTOS E VERDADEIRAMENTE OPERANDO PARA ENGRANDECIMENTO DE NOSSO POVO. O DESTINO DO EX-PRESIDENTE DEPENDE DE DUAS DECISÕES JUDICIAIS: A DO STF, NESTA QUINTA-FEIRA, E A DOS TRÊS DESEMBARGADORES DO TRF-4, EM PORTO ALEGRE. OS TRÊS DESEMBARGADORES, LEANDRO PAULSEN, GEBRAN NETO E VICTOR LAUS, JULGAM NA SEGUNDA-FEIRA PRÓXIMA UM "EMBARGO DE DECLARAÇÃO" APRESENTADO PELA DEFESA DO EX-PRESIDENTE, NO QUAL QUESTIONAM POSSÍVEIS OMISSÕES OU PONTOS OBSCUROS DA DECISÃO NA QUAL O PETISTA FOI CONDENADO EM SEGUNDA INSTÂNCIA, NO DIA 24 DE JANEIRO E TEVE A PENA AUMENTADA PARA 12 ANOS E UM MÊS.

SE LULA OBTIVER UM HABEAS CORPUS NO STF, QUALQUER DECISÃO DO TRF-4 SOBRE SUA PRISÃO FICA EM SUSPENSO, E ELE NÃO IRÁ PARA A CADEIA IMEDIATAMENTE. AINDA ASSIM, UMA EVENTUAL VITÓRIA NO STF NÃO ANULA A CONDENAÇÃO DE LULA QUE, EM TESE, O TORNA INELEGÍVEL PELO QUE DISPÕE A LEI DA FICHA LIMPA. ASSIM SENDO LULA, NÃO PODERÁ SER CANDIDATO A CARGO ELETIVO ALGUM. {NÃO QUE O LULA SEJA INOCENTE. MAS SIM, INTEIRAMENTE CULPADO POR ISTO, PODERIA SER PRESO NA SEMANA DA CRUCIFICAÇÃO DE JESUS}
"NA VERDADE O QUE OCORRE, É QUE SEM DÚVIDA ALGUMA O SENHOR LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, DEVERÁ SER CONDENADO"
E ISTO IMPLICA EM SER PRESO IMEDIATAMENTE APÓS A DECISÃO DO TRF-4. ESTA SITUAÇÃO COLOCARIA O LULA ATRÁS DAS GRADES EM PLENA SEMANA SANTA. O QUE FARIA QUE SE ESTABELECESSE UM COMPARATIVO COM A SITUAÇÃO DE JESUS CRISTO QUE TERIA SIDO JULGADO, CONDENADO E EXECUTADO COM A CRUCIFICAÇÃO EM PERÍODO APARENTEMENTE IDÊNTICO CHAMADO DE VIAS DOLOROSAS.
ASSIM SENDO, SE PODERIA ESTABELECER UM COMPARATIVO DE CONDENAÇÃO DE UM SUPOSTO INOCENTE LULA, COM O SEM DÚVIDA INTEIRAMENTE INOCENTE JESUS DE NAZARETH, O CRISTO RESSURRETO.
O QUE O JUDICIÁRIO E A POLÍTICA ATUAIS NÃO ADMITEM DE FORMA ALGUMA.
SÓ FALTA DECRETAREM A PRISÃO DO CONDENADO LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, NO SÁBADO DA ALELUIA EM QUE SE MALHA O TRAIDOR JUDAS.
GÉSNER LAS CASAS
RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA                                                                GÉSNER LAS CASAS 

                                                        Enviado por LAS CASAS em 23/03/2018                                  Código do texto: T6288372                                        Classificação de conteúdo: seguro