segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O TEMPO É INEXORÁVEL

INSPIRADO PELAS INCERTEZAS E INGRATIDÃO HUMANA ESCREVI UMA CRÔNICA DE CONCLUSÃO DE UM PERÍODO QUE, ESPERO DEMORE MUITÍSSIMO A SE I NICIAR PARA O INSTANTE EM QUE A EXCÊNCIA DE MINHA EXISTÊNCIA SEJA CHAPISCADA NO INFINITO DO UNIVERSO SIDERAL EM EXPANSÃO.


A CRÔNICA FALA DE UM FIM SOLITÁRIO E, DE UM LUGAR DISTANTE PARA COLOCAR O QUE RESTAR DE MIM. FALA AINDA DE UM TERRENO ÚMIDO E MUITA TERRA SOLTA ENTRE ÁRVORES FRONDOSAS, ONDE SE FORMEM POÇAS D'ÁGUA DAS CHUVAS E LAMA NUM LODAÇAL EM DECOMPOSIÇÃO ORGÂNICA DE CHEIRO OCRE DOCE INSUPORTÁVEL. TUDO PARA QUE SÓ SE APROCIMEM DALI OS QUE EM VIDA ME AMARAM.

ORIGINALMENTE EU CONTEI ESSA PIADA, INVENTADA NA HORA, HÁ CERCA DE VINTE ANOS PARA MEUS FILHOS E FILHAS PEQUENOS. COMO PAI DESEJAVA VÊ-LOS SORRIR E EXECITAR A COMPREENÇÃO DO CONJUNTO DE PALAVRAS ELABORADAS PARA FORMAR UM QUADRO ENGRAÇADO. FOI ASSIM: CHOVIA MUITO E ERA MADRUGADA EM ITAQUAQUECETUBA. AO CAMINHAR PELA AVENIDA ÍTALO ADAMI, RUMO A ESTAÇÃO DA "CBTU" UMA VOZ PEQUENINA CHAMOU-ME A ATENÇÃO. UMA CRIATURINHA MINÚSCULA PARADA JUNTO A UM POSTE DE ILUMINAÇÃO PERGUNTOU-ME SE SABIA COMO ENCONTRAR A CASA DE SUA "PLIMA". TENTEI AJUDAR A CRIATURAZINHA E PERGUNTEI QUEM ERA ELA E A SUA PRIMA? RESPONDEU QUE SE CHAMAVA "FU", INSTANTE EM QUE MAIS DUAS OUTRAS CRIATURAS MINÚSCULAS APARECERAM DE TRÁS DO POSTE E DISSERAM QUE ERAM IRMÃS DA “FU”. E COMO SE CHAMAM? PERGUNTEI-LHES. A SEGUNDA ERA A "MI" E A TERCEIRA A "GA". QUE PROCURAVAM A "OTA". MAS, QUEM É A "OTA"? E AS TRÊS ME RESPONDERAM A UMA SÓ VOZ QUE A "OTA" UMA PLIMA OTA "FU-MI-GA" TAMBÉM.

@X@X@X@X@X@

HOJE ACORDEI COM SAUDADE DE MEUS PAIS.

EM DIAS FRIOS COMO HOJE, O MEU PAI SE JUNTAVA A MINHA MÃE E LÁ NA VELHA COZINHA DE TETO BAIXO COM TELHAS DE BARRO, E NUM FOGÃO A LENHA PREPARAVAM UMA BELA REFEIÇÃO COM LEGUMES, RAÍZES, FARINHA DE MILHO AMARELA, ARROZ E FEIJÃO, ACOMPANHADOS COM CARNE DE FRANGO E OU DE PORCO. ÀS VEZES O MEU VELHO PESCAVA UNS PEIXES ENORMES COMO UM PINTADO OU JAÚ. NA HORTA DOMÉSTICA HAVIA SEMPRE ALMEIRÃO SELVAGEM, MOSTARDA VERDE E RABANETES ANÕES, MAS, MUITO FORTES NO SABOR.

SEMPRE HAVIA UM REFRESCO DE FRUTAS OU UMA SABOROSA LIMONADA DE LIMÃO ROSA.

O QUE HOJE É RARO, O CAFEZINHO COROAVA NOSSA REUNIÃO A MESA NO BORRAIO DO FOGÃO FEITO DE TIJOLOS E QUEIMADO COM CIMENTO E VERMELHÃO.

MESMO EU DESEJANDO, DEUS O LEVOU MEU VELHO PAI, EMBORA POR TUA PRÓPRIA VONTADE ABREVIASTES TUA ESTADA ENTRE NÓS.

TALVEZ TENHA SIDO MELHOR QUE PERMANECER AQUI COM TODAS AS DORES E DIFICULDADES DESTA VIDA INJUSTA E CRUEL CAUSADA PELA HUMANIDADE DOS HOMENS E MULHERES.

AINDA BEM MEU VELHO PAI, QUE NOS ENTENDEMOS EM VIDA COM TROCA DE PALAVRAS RESPEITOSAS E CARINHO FILIAL-PATERNO. LOGO DEPOIS O SENHOR MEU PAI, SE FOI PARA SEMPRE. NÃO RESTOU NADA QUE PUDÊSSEMOS NOS DIZER SOBRE ARREPENDIMENTOS, PERDÕES E SAUDADE DA VIDA PASSADA. LEMBRO-ME TE TER LHE DITO QUE O RECONHECIA COMO O AUTOR MATERIAL DE MINHA VIDA, E QUE FEZ O QUE ENTENDEU SER O MELHOR PARA TODOS. SE NÃO FEZ MELHOR É QUE NÃO SABIA COMO OU NÃO PODE. PERDOAMOS-NOS E FOMOS OS AMIGOS QUE SEMPRE DEVERÍAMOS SER.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ESCRITOR & JORNALISTA BRASILEIRO (TEXTO DE VAGNER de C. LAS CASAS, PUBLICADO HOJE-Segunda-feira, 02/09/2. 013= NA página do FACEBOOK de GÉSNER LAS CASAS)

SEMPRE TENHO SAUDADES DO MEU PAI, DAS MUITAS PIADAS DELE, E DE SUAS INVENÇÕES, COMO NO BAIRRO DO LIMÃO COMENDO FRANGO, E PÃOZINHO COM VINAGRETE QUE FAZÍAMOS NA HORA, COMO O SORVETE DE COCO QUEIMADO NO TREM DA CBTU, QUE QUASE UM DIA SUJEI NAS CALÇAS. O SACRIFÍCIO DELE PARA NOS ALIMENTARMOS LA NA TUPI, FAZENDO DAS TRIPAS CORAÇÃO PRA NÃO IR PRA CADEIA PELAS LOUCURAS DO AFANÁSIO JAZADJ, SEM PAGAMENTO DE SALÁRIOS OU ATRASADOS, MAS, A COMIDA NUNCA ELE DEIXAVA NOS FALTAR. E, DETALHE SEMPRE COMÍAMOS MUITO BEM. NA RÁDIO TUPI TINHA UNS LANCHES MUITO BONS (TRAZIDOS PELA FRANCINA) E OS QUE COMÍAMOS NUM BAR DO CAICÓ, UM AMIGO DE MEU PAI. FORA QUE EM CASA TAMBÉM SEMPRE MEU PAI INVENTAVA BOLINHOS, MASSINHAS, PASTEIS AGENTE RIA MUITO, POIS EU E ANDRÉA VÍAMOS MEU PAI FAZENDO PASTEIS DE BANANA E ACHÁVAMOS QUE ELE ERA MEIO DOIDO. MAS, AGENTE GOSTAVA MUITO. PAI E MÃE UMA DADIVA DE DEUS. AMO VOCÊS SÃO AS PESSOAS MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA!

VAGNER de C. LAS CASAS

RADIALISTA

FAREI COMO JESUS DISSE: “SE TE ENVERGONHARES DE MIM DIANTE DOS HOMENS (HUMANIDADE), ME ENVERGONHAREI DE TI DIANTE DE MEU PAI (O SENHOR NOSSO DEUS).”

“VIDA MINHA EU NÃO A TEMO”.

E VOCÊ DE QUE TEM MEDO?

QUEM OPRIME TEU CORAÇÃO PARA ESCONDER A AMIZADE DE TEU PAI?

“A OPINIÃO PÚBLICA NADA OFERECE AO MEU PASSADO, AO MEU PRESENTE E NADA PODERÁ FAZER PELO MEU FUTURO”

NADA A TEMER EM MINHA FOLHA CORRIDA. O QUE FIZ, REALIZEI COM DETERMINAÇÃO E VONTADE EXECUTAR.

CADA MULHER QUE ME OFERECEU SEU CORPO POSSIBILITOU A CRIAÇÃO DA VIDA EM MIM IMPREGNADA POR DEUS E A NATUREZA.

CADA FILHO, CADA FILHA, QUE POSSIBILITEI GERAR NESTA EXISTÊNCIA SÓ PODE CAUSAR-ME ORGULHO DE TÊ-LOS EM MINHA HISTÓRIA NO UNIVERSO.

FAREI COMO JESUS DISSE: “SE TE ENVERGONHARES DE MIM DIANTE DOS HOMENS, ME ENVERGONHAREI DE TI DIANTE DE MEU PAI.”

JAMAIS NEGAREI MINHA FÉ EM JESUS E MINHA CRENÇA EM DEUS. E ASSIM, NUNCA NEGAREI A EXISTÊNCIA DE UM HERDEIRO DE MEU SANGUE, BEM COMO QUEM SÃO MEUS PAIS E IRMÃOS.

NESTA ESTRADA DE TERRA, NUMA LIGAÇÃO VICINAL, MEUS PÉS DESCALÇOS CAMINHARAM EM DIAS DE SOL E NOITES DE CHUVA. OUVINDO O CURIANGO, UMA CORUJA OU LADRAR DE UM CÃO ENTREMEIO O CANTAR DO GALO, SENTI O FRIO DAS NOITES SOLITÁRIAS; E O CALOR DO SOL ESCALDANTE. SIM, EU SENTIA MUITA FOME, MAS, A VONTADE DE SERVIR A MINHA FAMÍLIA ERA MUITO MAIOR QUE QUALQUER NECESSIDADE PESSOAL. SEGUI EM FRENTE E VENCI A DISTÂNCIA ENTRE A MISÉRIA RURAL DO INTERIOR E O PROGRESSO DA GRANDE CIDADE. ESTUDEI MUITO,.. NOITES E DIAS INTEIROS E NO DIA DA COLAÇÃO DE GRAU, APENAS CHOREI E AGRADECI À MINHA MÃEZINHA E A DETERMINAÇÃO DE MEU PAI.

QUEM PODERÁ ME PUNIR POR SER AMIGO DAQUELES QUE AMO E ME FIZERAM NASCERAM POR AMOR PELA VIDA?

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ESCRITOR & JORNALISTA BRASILEIRO A ESTRADA AINDA É LADEADA POR VEGETAÇÃO RASTEIRA ENTREMEADA POR ÁRVORES FRONDOSAS E FLORIDAS. O SOL QUE NOS AQUECE E DEIXA A TERRA COLORIDA TAMBÉM É O MESMO, EMBORA O VENTO QUE SOPRA INTENSO CONTINUE TRAZENDO ODORES DE OUTRAS PARAGENS. MAS, OS MEUS CABELOS ENBRANQUECERAM E OS MEUS PAÇOS SE TORNARAM TROPEGOS.