domingo, 29 de dezembro de 2013

NUNCA SE AUSENTE DE ALGUÉM SEM UM BEIJO FRATERNO. A VIDA JAMAIS AVISA QUANDO VAI TERMINAR.
(“MAIS UM ANO ESTA TERMINANDO”) ”CHUVA E SOLIDÃO” 
NAS HORAS TARDIAS E OBSCURAS DA NOITE CHUVOSAS, EXATAMENTE QUANDO AS BADALADAS DAS HORAS RESSOAM NA SALA DE VISITAS DESPERTANDO MINHA SOLIDÃO LIGEIRAMENTE ADORMECIDA SINTO VONTADES DE CHORAR E GRITAR CONTRA ESSE SILÊNCIO ABSURDO. ANTES QUE INICIE UMA ESCANDALOSA CHORADEIRA O SOM DO VELHO RELÓGIO ESPALHANDO-SE PELOS CORREDORES, ECOANDO EM MINHAS SAUDADES ANTIGAS E NAS MAIS NOVAS LEMBRANÇAS DEIXADAS PARA ENVELHECEREM E SEREM ESQUECIDAS NUM AMOR FAMILIAR POUCO PRATICADO POR ESSES INCONSEQUENTES INDIFERENTES PELOS MEUS SENTIMENTOS SINCEROS E VERDADEIROS. AS DEPENDÊNCIAS SOLITÁRIAS, DESTA GRANDE MORADA, OUTRORA MUITO CONCORRIDA REVERBERA AS BADALADAS DO BRONZE MOLDADO A FERRO E FOGO NA BIGORNA POLIDA NO DEVER DO OFÍCIO MANUAL, CAUSA UM CALAFRIO QUE SE INSTALA EM MINHA COLUNA CERVICAL, PROPAGANDO-SE PELOS MEUS MÚSCULOS, NERVOS, CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA E PELA EPIDERME TODA CRIANDO A CORRENTE ELÉTRICA QUE PODERÁ PROVOCAR LÁGRIMAS E SOLUÇOS INCONTROLÁVEIS. O RESULTADO É QUE OS MEUS PELOS E CABELOS FICAM ERIÇADOS AO PONTO DE PROVOCAR UM FRIO ESTRANHO PROFUNDO E, SUPERFICIAL EM MINHA ESTRUTURA HUMANA. AINDA ABALADO POR ESSAS EMOÇÕES FORTES, INFLEI OS PULMÕES EM BUSCA DE OXIGÊNIO E AR FRESCO EM MEIO A CORRENTE DE AR CRIADA PELA JANELA ABERTA NO CORREDOR QUE DIVIDE ALGUNS CÔMODOS E PERMITE OBSERVAR AS FLORES E OS PÁSSAROS DO JARDIM-POMAR. O MEU INSTINTO HUMANO-ANIMAL SE MANIFESTA, PROVOCANDO ARREPIOS, QUE PARECEM DETECTAR PRESENÇAS TÃO DESEJADAS E INEXISTENTES NESTA ENORME MORADA SOLITÁRIA, MAS, NÃO ABANDONADA POR MIM. AQUI, ONDE AGORA, EXISTEM CARÊNCIAS ABSURDAS PARA UM ANTIGO LOCUTOR-NOTICIARISTA E APRESENTADOR PARA QUE SE MANTENHA ÁPTO E DESENVOLTO NO IMPROVISO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS QUE ILUSTRAM UM BOM DEBATE POLÍTICO SOCIAL SINTO A INGRATIDÃO DOS QUE AINDA VENERO COM AMOR FRATERNAL E POR QUEM JÁ ME ANULEI INTEIRAMENTE PARA SER-LHES SUSTENTAÇÃO DE VIDA SEGURA E CONFORTÁVEL. QUANDO EU ERA MAIS JOVEM, BEM MAIS JOVEM, SAÍA PELA MADRUGADA EM BUSCA DE TRABALHO QUE RESULTASSE EM BENEFÍCIOS PARA UMA FAMÍLIA INTEIRA. 
HOJE, ENVELHECIDO E DEPRIMIDO PELAS CONTRARIEDADES E CARÊNCIAS DECORRENTES DA PÉSSIMA ALIMENTAÇÃO, OS MÚSCULOS DAS PERNAS NÃO OBEDECEM INTEIRAMENTE AOS MEUS COMANDOS CEREBRAIS. 
E AINDA TENHO A DOCE SENSAÇÃO DE OUVIR VOZES CONHECIDAS E AMIGAS DE PESSOAS QUE ESTÃO PARA CHEGAR OUTRA VEZ EM MINHA VIDA.
UM ESTRONDO RIBOMBANTE, SEGUIDO DE UM ENORME CLARÃO VERDE AZULADO, INVADE TODO O LOCAL, TIRANDO-ME DO SONHO MOMENTÂNEO. O TROVÃO PROVOCADO PELA FAÍSCA ELÉTRICA CAUSOU O RELÂMPAGO QUE ME TRÁS A REALIDADE DE MINHA VIDA. A REALIDADE É DURA E FRIA COMO A CHUVA QUE RESPINGA FORTE CONTRA A VIDRAÇA DA JANELA A MINHA FRENTE TAMBORILANDO FRENÉTICA PARA DETER MINHA ATENÇÃO. EMPURRADAS PELA VENTANIA DA TEMPESTADE QUE SE AVIZINHA AS GOTAS D’ÁGUA RESPINGAM POR TODA PARTE CRIANDO UMA BATUCADA ENSURDECEDORA QUE ANTECEDE O PROFUNDO SILÊNCIO DA PRÓXIMA MADRUGADA DE SOLIDÃO. OS GATOS SILENCIOSOS SE ESGUEIRAM ENTRE OS MÓVEIS ACOMODADOS NOS RECANTOS ESTRATÉGICOS DE CADA CÔMODO DESTE CASARÃO ZELOSAMENTE CUIDADO POR MÃOS FEMININAS E PRESTIMOSAS.
O CHEIRO DE FLORES SILVESTRES E CERA DE CARNAÚBA DEIXA O AMBIENTE ACOLHEDOR. CADA RECANTO DOS QUARTOS E SALAS É PRÓPRIO PARA MEDITAR E, FALAR COM DEUS EM ORAÇÕES DE FÉ.
SENHOR MEU DEUS,.. PAI DE NOSSAS ALMAS,.. MEU CORPO ABRIGA O ESPÍRITO SANTO QUE DESTINASTES A MIM,.. SE O CONSPURQUEI... IMPLORO-TE PAI DE MINHA VIDA QUE ME PERDOES E PERMITA QUE EU TENTE MAIS UMA VEZ AMAR E SER AMADO ANTES QUE SEJA TARDE DE MAIS PARA MIM. SENHOR SE ERREI FOI NA MELHOR DAS INTENÇÕES PARA ACERTAR SEMPRE E IMITAR OS PASSOS DE JESUS, O CRISTO REDENTOR.
GÉSNER LAS CASAS
RADIALISTA, ESCRITOR & JORNALISTA 
OÀS VEZES ME SINTO INTEIRAMENTE REALIZADO NESTA VIDA QUE NEM SEMPRE É INTEIRAMENTE BOA. 
AH QUE SAUDADE!
QUE SAUDADE SINTO EU DE UM BEM AGRESTE QUE PUSESTES ENVAIDECIDA N'ALMA VIDA DE MIN'ALMA. 
FOSTES UM SONHO QUE RISONHO NASCEU EM MIM. 
DAÍ ENTÃO ME RECORDO, QUE SE NÃO FOSSE ESSES BONS INSTANTES A VIDA SERIA UM TERROR. 
E SE NÃO HOUVESSE OS MOMENTOS DESAGRADÁVEIS E PREOCUPANTES TUDO SERIA UM TÉDIO COM GENTE CHATA TROCANDO ELOGIOS.
ASSIM SENDO, A VIDA É UMA COLCHA DE RETALHOS ONDE SE ALTERNAM POUCOS INSTANTES DE FELICIDADE E MOMENTOS APARENTEMENTE INTERMINÁVEIS DE DOR E SOFRIMENTO. SE NÃO HOUVESSE DOR EU ARRISCARIA A MORRER CAINDO DE GRANDE ALTURA E ATÉ INVADISSE UMA IMENSA FOGUEIRA. SE EU NÃO SENTISSE SONO JAMAIS SABERIA COMO É BOM DORMIR. SE EU NÃO SENTISSE FOME, NÃO SABERIA COMO É BOM ME ALIMENTAR. A SOLIDÃO DEMONSTRA COMO É BOM RECEBER VISITAS DE FILHOS, AMIGOS E PARENTES.
A SABEDORIA DE DEUS NOS FAZ SENTIR O SABOR DA DOR EXTREMA, E A DOCE BRISA DA ALEGRIA DE TERMOS A FELICIDADE PLENA EM NOSSO DESTINO, COMO UMA JOIA DESLUMBRANTE QUE DESFRUTAMOS POR UM BREVE INSTANTE.
APRENDA A SABOREAR AS ALEGRIAS E SUPORTAR AS DORES E SOFRIMENTO DOS QUAIS RECORDAREMOS PARA SEMPRE NESTA VIDA MAGNÍFICA.
NAS TARDES INTERMINÁVEIS DE VERÃO ME ACONCHEGANDO EM UM BANCO TOSCO DE MADEIRA CONFECCIONADO POR MEU PAI, JUNTO ÀS PLANTINHAS QUE CUIDAMOS COM CARINHO, SONHO COM A PAZ DE VIVER BEM E COM AMOR ENTRE AMIGOS VERDADEIROS. 
O SABIÁ LARANJEIRA GORJEIA NUM CANTO ALEGRE ASSOCIADO AO BENTEVI QUE OBSERVA SEU TERRITÓRIO ENTRE AS GRANDES ÁRVORES QUE NOS CERCAM. O AMBIENTE NATURAL CRIADO POR NÓS ASSEMELHA-SE EM PROPORÇÕES DIMINUTAS, A NATUREZA VIVIDA EM MINHA INFÂNCIA DISTANTE. O CHEIRO GOSTOSO DE UM CAFEZINHO COADO AGORA INVADE MEUS SENTIDOS, AGUÇANDO A SAUDADE DE TUDO QUE JÁ VIVI E PRESENCIEI. A BRISA REFRESCANTE CIRCULA NESTE RECANTO SOLITÁRIO TRAZENDO DIVERSOS ODORES REPLETOS DE LEMBRANÇAS ETERNAS. AQUI TUDO É DE MUITA PAZ E TRANQUILIDADE. MAS, FALTA A PRESENÇA HUMANA, COM QUEM ME HABITUEI A DIVIDIR A VIDA DE LUTAS E CONQUISTAS REALIZADAS DIA A DIA, TORNANDO O POR DO SOL UM INSTANTE DOLOROSO. POR VEZES PARECE-ME OUVIR AS VOZES MAVIOSAS DE MEUS PAIS, FILHOS E FILHAS, IRMÃOS, IRMÃ E EX-AMORES DISTANTES. NO PORTÃO UMA VOZ, QUE NÃO DEFINO DE QUEM SEJA, PARECE CHAMAR PELO MEU NOME PARA EM SEGUIDA CONVIDAR-ME A UM LANCHE ENTRE FAMILIARES E AMIGOS NA NOSSA COZINHA AGORA DESERTA. 
AH QUE SAUDADE!
QUE SAUDADE SINTO EU DE UM BEM AGRESTE QUE PUSESTES ENVAIDECIDA N'ALMA VIDA DE MIN'ALMA. 
FOSTES UM SONHO QUE RISONHO NASCEU EM MIM.

 GÉSNER LAS CASAS 
RADIALISTA, ESCRITOR & JORNALISTA BRASILEIRO