quinta-feira, 3 de março de 2016

"LER e, INTERPRETAR TEXTOS" -RATALHOS D'ALMA por GÉSNER LAS CASAS

"LER e INTERPRETAR CORRETAMENTE TEXTOS"


É SURPREENDENTE E, ATÉ  ASSUSTADOR QUE AINDA HOJE HAJA ALGUÉM QUE, LENDO UM TEXTO SOBRE AJUDA HUMANITÁRIA ENTENDA QUE AQUELAS PALAVRAS EXPRIMEM UM SENTIMENTO DIVERSO. UM ESCRITOR PODE CORRER SÉRIO RISCO DE VIDA AO TER SEU TEXTO INTERPRETADO COMO CRÍTICA SEVERA CONTRA ALGUÉM NECESSITADO DE AJUDA QUANDO NA VERDADE PRETENDIA OFERECER SUA SIMPATIA EM DEFESA DAQUELA CAUSA HUMANITÁRIA. POIS É ISTO QUE ACONTECE NOS DIAS DE HOJE. HÁ APENAS UMA SEMANA, AO DEFENDER VERBALMENTE UMA CAUSA HUMANITÁRIA DE AJUDA A UMA JOVEM MÃE QUE SOLICITAVA DOAÇÕES PARA PODER ALIMENTAR MELHOR SUA FAMÍLIA, TIVEMOS EXTREMO SOFRIMENTO, NÃO SÓ PELAS GRAVES AMEAÇAS QUE SOFREMOS, MAS SIM, POR CONCLUÍRMOS QUE HOUVE IMTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA DE NOSSO TEXTO.  AO EXORTÁRMOS OS LEITORES A SEREM “SOLIDÁRIOS” COM A CAUSA DA JOVEM SENHORA, PESSOAS ENTEDERAM QUE A PALAVRA “SOLIDARIEDADE” REFERIA-SE A NÃO PRATICAREM QUALQUER TIPO DE APOIO POR SE TRATAR DE UM GROSSEIRO ENGODO E, MENTIRA DESLAVADA.                                     FOMOS ATÉ AMEAÇADOS, SOB A ALEGAÇÃO DE QUE DESEJAVAMOS PREJUDICAR POR PURA MALDADE ALGUÉM COM NECESSIDADES BÁSICAS. TUDO ISTO OCORRE POR ERRO DOS NOSSOS EDUCADORES QUE NÃO SE EMPENHAM EM ENSINAR COMO LER E INTERPRETAR UM TEXTO EM SEU VERDADEIRO CONTEÚDO. OUTRA FALHA, É NÃO OFERECER AOS JOVENS ESTUDANTES O HÁBITO SAUDÁVEL DE CONSULTAR UM DICIONÁRIO PARA ENTENDER O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS ATÉ ENTÃO DESCONHECIDAS POR ELES. QUE TRISTEZA. A MINHA SOLIDARIEDADE CAUSOU-ME GRANDE SOFRIMENTO. ALÉM DE TER CORRIDO GRAVE RISCO PESSOAL.          
 “O APRENDIZADO DA LEITURA: COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: AUTOR E, REDAÇÃO MUNDO VESTIBULAR: INTERESSA A TODOS SABER QUE PROCEDIMENTO SE ADOTAR PARA TIRAR O MAIOR RENDIMENTO POSSÍVEL DA LEITURA DE UM TEXTO”. Mas não se pode responder a essa pergunta sem antes destacar que não existe para ela uma solução mágica, o que não quer dizer que não exista solução alguma. Genericamente, pode-se afirmar que uma leitura proveitosa pressupõe, além do conhecimento lingüístico propriamente dito, um repertório de informações exteriores ao texto, o que se costuma chamar de conhecimento de mundo. A título e ilustração, observe a questão seguinte, extraída de um vestibular da UNICAMP: Às vezes, quando um texto é ambígüo, é o conhecimento de mundo que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que se lê. Um bom exemplo é o texto que segue: "As videolocadoras de São Carlos estão escondendo suas fitas de sexo explícito. A decisão atende a uma portaria de dezembro de 1991, do Juizado de Menores, que proíbe que as casas de vídeo aluguem, exponham e vendam fitas pronográficas a menores de 18 anos. A portaria proíbe ainda os menores de 18 anos de irem a motéis e rodeios sem a companhia ou autorização dos pais." Folha Sudeste, 6/6/92. Ache os cursos e faculdades ideais para você: É o conhecimento lingüístico que nos permite reconhecer a ambigüidade do texto em questão, pela posição em que se situa, a expressão sem a companhia ou autorização dos pais permite a interpretação de que com a companhia ou autorização dos pais os menores podem ir a rodeios ou motéis. Mas o nosso conhecimento de mundo nos adverte de que essa interpretação é estranha e só pode ter sido produzida por engano do redator. É muito provável que ele tenha tido a intenção de dizer que os menores estão proibidos de ir a rodeios sem a companhia ou autorização dos pais e de freqüentarem motéis. Como se vê, a compreensão do texto depende também do conhecimento de mundo, o que nos leva à conclusão de que o aprendizado da leitura depende muito das aulas de Português, mas também de todas as outras disciplinas sem exceção. Três questões básicas: Uma boa medida para avaliar se o texto foi bem compreendido é a resposta a três questões básicas: I - Qual é a questão de que o texto está tratando? Ao tentar responder a essa pergunta, o leitor será obrigado a distinguir as questões secundárista principal, isto e, aquela em torno da qual gira o texto inteiro. Quando o leitor não sabe dizer do que o texto está tratando, ou sabe apenas de maneira genérica e confusa, é sinal de que ele precisa ser lido com mais atenção ou de que o leitor não tem repertório suficiente para compreender o que está diante de seus olhos. II - Qual é a opinião do autor sobre a questão posta em discussão? Disseminados pelo texto, aparecem vários indicadores da opinião de quem escreve. Por isso, uma leitura competente não terá dificuldade em identificá-la. Não saber dar resposta a essa questão é um sintoma de leitura desatenta e dispersiva. III - Quais são os argumentos utilizados pelo autor para fundamentar a opinião dada? Deve-se entender por argumento todo tipo de recurso usado pelo autor para convencer o leitor de que ele está falando a verdade. Saber reconhecer os argumentos do autor é também um sintoma de leitura bem feita, um sinal claro de que o leitor acompanhou o desenvolvimento das idéias. Na verdade, entender um texto significa acompanhar com atenção o seu percurso argumentatório. Francisco Platão Savioli é Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor de Língua Portuguesa, Redação e Expressão Oral do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP. - >NOSSA OPINIÃO: É SURPREENDENTE E, ATÉ  ASSUSTADOR QUE AINDA HOJE HAJA ALGUÉM QUE, LENDO UM TEXTO SOBRE AJUDA HUMANITÁRIA ENTENDA QUE AQUELAS PALAVRAS EXPRIMEM UM SENTIMENTO DIVERSO.
UM ESCRITOR PODE CORRER SÉRIO RISCO DE VIDA AO TER SEU TEXTO INTERPRETADO COMO CRÍTICA SEVERA CONTRA ALGUÉM NECESSITADO DE AJUDA QUANDO NA VERDADE PRETENDIA OFERECER SUA SIMPATIA EM DEFESA DAQUELA CAUSA HUMANITÁRIA. POIS É ISTO QUE ACONTECE NOS DIAS DE HOJE. HÁ APENAS UMA SEMANA, AO DEFENDER VERBALMENTE UMA CAUSA HUMANITÁRIA DE AJUDA A UMA JOVEM MÃE QUE SOLICITAVA DOAÇÕES PARA PODER ALIMENTAR MELHOR SUA FAMÍLIA, TIVEMOS EXTREMO SOFRIMENTO, NÃO SÓ PELAS GRAVES AMEAÇAS QUE SOFREMOS, MAS SIM, POR CONCLUÍRMOS QUE HOUVE IMTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA DE NOSSO TEXTO.  AO EXORTÁRMOS OS LEITORES A SEREM “SOLIDÁRIOS” COM A CAUSA DA JOVEM SENHORA, PESSOAS ENTEDERAM QUE A PALAVRA “SOLIDARIEDADE” REFERIA-SE A NÃO PRATICAREM QUALQUER TIPO DE APOIO POR SE TRATAR DE UM GROSSEIRO ENGODO E, MENTIRA DESLAVADA. 
 FOMOS ATÉ AMEAÇADOS, SOB A ALEGAÇÃO DE QUE DESEJAVAMOS PREJUDICAR POR PURA MALDADE ALGUÉM COM NECESSIDADES BÁSICAS. TUDO ISTO OCORRE POR ERRO DOS NOSSOS EDUCADORES QUE NÃO SE EMPENHAM EM ENSINAR COMO LER E INTERPRETAR UM TEXTO EM SEU VERDADEIRO CONTEÚDO. OUTRA FALHA, É NÃO OFERECER AOS JOVENS ESTUDANTES O HÁBITO SAUDÁVEL DE CONSULTAR UM DICIONÁRIO PARA ENTENDER O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS ATÉ ENTÃO DESCONHECIDAS POR ELES. QUE TRISTEZA. A MINHA SOLIDARIEDADE CAUSOU-ME GRANDE SOFRIMENTO. ALÉM DE TER CORRIDO GRAVE RISCO PESSOAL.                                            
               GÉSNER LAS CASAS 
                         RADIALISTA, ARTÍSTA PLÁSTICO, COMENDADOR de TOBIAS de AGUIAR & JORNALISTA