"RETALHOS D'ALMA
& ESTOU EM CHAMAS"
por GÉSNER LAS CASAS
= MINHA HISTÓRIA ÚNICA COM
EMOÇÕES FORTES E VERDADEIRAS DE UMA VIDA POR INTEIRO =
{RECEBI TODOS OS DONS DE
DEUS}
"RECORDAÇÕES FELIZES
E AGRADAVELMENTE SAUDOSAS"
Por
GÉSNER LAS CASAS -
= RETALHOS D'ALMA &
ESTOU EM CHAMAS = <TRATE COM RESPEITO, CARINHO E AMOR, QUEM TE AMA E, SE
VOCÊ TAMBÉM LHE TEM AMOR DÊ-LHE UM FORTE ABRAÇO PODERÁ SE A ÚLTIMA VEZ QUE
VOCÊS SE AVISTAM NESTA VIDA.
O AMANHÃ PODERÁ SER INCERTO E TRISTEMENTE
SURPREENDENTE PARA TODOS NÓS.> {UM DIA ACORDEI ACAMADO, OPERADO POR DOZE
HORAS SEGUIDAS NO CENTRO CIRÚRGICO DO "HC-SP", ENTUBADO, ENJOADO PELO
EFEITO DA ANESTESIA, IMOBILIZADO POR TRINTA OU MAIS QUILOS DE GESSO. EU
CARREGAVA EM MINHA BACIA E, TRAGO ATÉ HOJE MAIS DE UM QUILO DE AÇO-MICRÔMIO EM
MEU QUADRIL COM ARTROSE.
MUITA DOR, COMPLEXO DE INFERIORIDADE, ALÉM DA
HUMILHAÇÃO DE OUVIR SERES INCONSEQUENTES NOMINAR-ME DE ALEIJADO. A DOR, NÃO
APENAS FERE MEUS SENTIMENTOS. NÃO APENAS FERE. MAS, FAZ DOER MINHA ALMA
APAIXONADA PELA VIDA E PELA HUMANIDADE CRUEL. ALÉM DE TUDO, ERA PORTADOR DE
MIOPIA ESTACIONÁRIA E ESTIGMATISMO, O QUE DIFICULTAVA MEU APRENDIZADO ESCOLAR. ACREDITEM,
POR TER SOFRIDO AS VICISSITUDES DE UMA EXISTÊNCIA MISERÁVEL, ACABEI SUBNUTRIDO
E, COM DESCALCIFICAÇÃO ÓSSEA QUE, ME RENDEU SETE MICRO-FRATURAS NO FÊMUR
DIREITO. A DEDICAÇÃO E A CONSTÂNCIA EM ESTUDAR E, LER SEMPRE OS MELHORES
PENSADORES RENDERAM-ME A SUPERAÇÃO PARA CHAGAR À ACADEMIA E SER RADIALISTA,
ESCRITOR, JORNALISTA & ARTISTA PLÁSTICO. NESSE MEIO TEMPO-ESPAÇO, REALIZEI
MILHARES DE CENTENAS DE IDEAIS DE VIDA PESSOAL E FAMILIAR. A MINHA MAIOR
REALIZAÇÃO, SÃO MEUS DEZ FILHOS E FILHAS, COM VIDA INDEPENDENTE E, OS QUAIS ESTÃO
LIVRES PARA SEGUIR SEUS DESTINOS ESCOLHIDOS.
EU, NO ENTANTO, TRAGO EM MEU
CARÁTER A MAIOR HERANÇA QUE HERDEI DE MEUS PAIS, SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO E
ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, COMPOSTA PELA DIGNIDADE E VERGONHA EM MINHA FACE COM
IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS.
{COM HUMILDADE E SOBRIEDADE, PORÉM COM ORGULHO CONTIDO}
{NÃO TENTE ENTENDER-ME. SE O FIZER COM CERTEZA ENLOUQUECERÁ}: "A
INEXORÁVEL MARCHA DO TEMPO-ESPAÇO EM NOSSAS VIDAS NOS AFASTARÁ INEVITAVELMENTE
DO PASSADO"
"RECORDAÇÕES FELIZES E SAUDOSAS" "NÓS OS
COMUNICADORES DAS EMISSORAS DE RÁDIOS E TELEVISÕES, SEMPRE OFERECEREMOS A
ÚLTIMA PALAVRA NA INFORMAÇÃO, JÁ QUE ESTAREMOS INCUMBIDOS EM “ANUNCIAR O FIM DE
TUDO O QUE HÁ” APÓS UMA CHECAGEM MINUCIOSA DAS NOTÍCIAS, SABEREMOS SE HAVERÁ OU
NÃO O FIM DO MUNDO. O MUNDO MATERIAL ESTÁ, INFELIZMENTE, NAS MÃOS DOS POLÍTICOS
E DOS MILITARES QUE DECIDIRÃO O QUE FAZER DIANTE QUANDO NÃO HOUVER ENTENDIMENTO
ENTRE POVOS NOS CINCO CONTINENTES DO PLANETA E, POSSIVELMENTE TAMBÉM COM OUTRAS
CRIATURAS NO UNIVERSO SIDERAL INFINITO.
PORTANTO AMIGOS COMPANHEIROS NO
FACEBOOK E OUTRAS REDES SOCIAIS, QUE HAJA ENTENDIMENTO COMPLETO ENTRE NÓS OS
SERES HUMANOS PARA QUE PREDOMINE POR TODO O SEMPRE A PAZ, O AMOR FRATERNO E A
COLABORAÇÕES ENTRE OS POVOS DO UNIVERSO. PODEREI NÃO CONCORDAR COM UMA SÓ
PALAVRA QUE PROFERIS. NO ENTANTO, DEFENDEREI ATÉ A MORTE O TEU DIREITO EM
PRONUNCIÁ-LAS LIVREMENTE EM QUALQUER PARTE DO UNIVERSO E EM TODAS AS SUAS
DIMENSÕES. NOSSA ESPERANÇA AINDA SE DEPOSITA NO MINISTÉRIO PÚBLICO E NA JUSTIÇA
SOB ADMINISTRAÇÃO DE HOMENS E MULHERES HONESTOS E CORAJOSOS.
= "EM MUITAS
E MUITAS OPORTUNIDADES, EU, PESSOALMENTE, SELECIONEI ALGUMAS SEMENTES E,
CAROÇOS DE FRUTAS SABOROSAS E NUTRITIVAS E FUI ESPALHANDO-AS POR PEQUENOS VASOS
LATINHAS, DEVIDAMENTE FURADAS, E ALI PLANTEI MINHAS SEMENTES PRECIOSAS"
TIVE O CUIDADO CARINHOSO DE COLOCAR TUDO EM LOCAL ADEQUADO COM UM POUCO DE LUZ
SOLAR DIÁRIA, COM SOMBRA NECESSÁRIA PARA FACILITAR A GERMINAÇÃO DOS CAROÇOS E
SEMENTES E, AINDA TIVE O CUIDADO DE REGAR TODOS OS VASILHAMES UM DIA SIM E UM
DIA NÃO.
ALGUMAS SEMENTES BROTARAM NESSE MEIO TEMPO. E JÁ ENCONTREI UM LUGAR
DEFINITIVO PARA TRANSPLANTÁ-LAS. ALGUNS CAROÇOS DEMORARAM ATÉ DOIS ANOS PARA
APENAS APRESENTAREM UM PEQUENO BROTO.
EU, NÃO DESISTI DELES EM INSTANTE ALGUM.
FORAM CENTENAS DE DIAS E HORAS DE DEDICAÇÃO COM CARINHO OBSERVANDO A TERRA QUE
OS COBRIA, OFERECENDO A ÁGUA NECESSÁRIA PARA UMA BOA GERMINAÇÃO EM SEU TEMPO
ADEQUADO. HOJE, TENHO UMA PEQUENA FLORESTA A SER TRANS PLANTADA. {LEMBRANÇAS}:
"UM DIA QUALQUER DE UM VERÃO DE 1942, DE 1943, O APITO AGUDO ABAFADO ECOOU
PELO ESCAVADO ENTRE BARRANCOS NOS MORROS E, MONTE DO FÉRTIL SERTÃO NO NOROESTE
PAULISTANO, AO NASCER DO SOL DOURADO QUE DISSIPAVA A NÉVOA ÚMIDA DO ORVALHO
NOTURNO.
O ECO DO APITO, APÓS ATINGIR A PAISAGEM VERDEJANTE DO SERTÃO ENTRE AS
CIDADES DE POMPÉIA E, DOIS CÓRREGOS, RETORNOU AOS MEUS OUVIDOS COMO UMA
SINFONIA INTERMINÁVEL COMO UM SUAVE ACALENTO AOS MEUS SENTIMENTOS FAMILIARES,
ENQUANTO O VENTO PROVOCADO PELA VELOCIDADE DA COMPOSIÇÃO INVADIA A JANELA
ENTREABERTA AO LADO DE MINHA POLTRONA CONFORTÁVEL NA SEGUNDA CLASSE QUE, NOS
PARECIA DE PRIMEIRA E AGITAVA OS MEUS CABELOS AINDA POR CORTAR." MEUS
OLHOS, TEMPORARIAMENTE RESSEQUIDOS PELA BRISA, TENTAVAM CAPTURAR TODAS AS
IMAGENS MARAVILHOSAS QUE, MAIS PARECIAM PINTURAS SAÍDAS DE UM QUADRO PINTADO
ESPECIALMENTE PARA MIM POR DEUS. DIANTE DE NOSSOS OLHARES DESLUMBRADOS PELAS
IMAGENS DO NOVO DIA QUE SURGIA COLORIDO SOMADO AOS VARIADOS SONS DO CAVALO DE
AÇO MISTURADO AOS DA NATUREZA MAGNIFICA DESCORTINANDO ENTRE TOIÇAS DE ERVA CIDREIRA
PLANTADAS JUNTO AS PEDRAS BRITADAS DA VIA FÉRREA E, O HORIZONTE ILUMINADO PELA
LUZ DO SOL QUE ACABAVA DE EMPURRAR PARA O LESTE A ESCURIDÃO ASSUSTADORA DA
NOITE QUE NOS FIZERA DORMIR ENCOLHIDOS NO ASSENTO ESTOFADO DO VAGÃO DA
COMPOSIÇÃO DO EXPRESSO NOTURNO QUE RODAVA VELOZMENTE SOBRE OS TRILHOS DE AÇO
PROVOCANDO O CONSTANTE E REPETIDO BATER DAS RODAS NAS EMENDAS DA VIA FÉRREA. OS
IMPACTOS DE INTERVALOS DE TEMPO EXATOS PARECIAM REPETIR QUE ESTAMOS CHEGANDO,
PARA SONHAR COM OS MISTÉRIOS QUE ENCONTRARÍAMOS AO FINAL DA VIAGEM, QUASE
INTERMINÁVEL DESDE A TARDE PASSADA ATÉ A MADRUGADA QUE ESPOCAVA DIANTE DE NÓS.
UM BOCEJO DEMORADO SAIU DE MINHA BOCA ESCANCARADA, ALIADO AO ESPREGUIÇAR
ESTICADO DE MEU CORPO DOLORIDO QUE, ESTIVERA ENCOLHIDO NO BANCO ESTOFADO DO TREM
QUE TRAFEGAVA SOB A LUZ DO LUAR, ACABANDO POR CONCLUIR O MEU DESPERTAR EM UMA
NOVA ETAPA DESTA VIDA SURPREENDENTE QUE NOS APRESENTARIA, EM BREVE, AS TERRAS
DE DOIS CÓRREGOS, ONDE MEUS PAIS SE ENCONTRARAM UM DIA PELA PRIMEIRA VEZ, DANDO
INÍCIO A MINHA PRÓPRIA VIDA.
O SOM MELANCÓLICO DO APITO SONORO INTERCALADO PELO
BATER REPETIDO DAS RODAS DE FERRO NAS EMENDAS DOS TRILHOS DE AÇO, SE CONFUNDIU
COM O RESFOLEGAR DA MÁQUINA A VAPOR QUE TRACIONAVA O CHAMADO EXPRESSO NOTURNO
DA COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADAS DE FERRO EM UMA COMPOSIÇÃO DE DOZE VAGÕES
MISTOS PUXADOS POR UMA LOCOMOTIVA VALOROSA A LENHA E, A VAPOR D'ÁGUA QUE,
TRACIONAVA SEM GRANDE ESFORÇO OS CARROS DOS CORREIOS; OS CARROS DORMITÓRIOS E,
DA COZINHA DE BORDO CONJUGADA COM O CARRO DA SALA DE REFEIÇÕES, SEGUINDO-SE OS
CARROS DE PRIMEIRA, DE SEGUNDA, E DE TERCEIRA CLASSES. NAS CURVAS MAIS LONGAS O
APITO NOS DESPERTAVA POR INSTANTES E, ALERTAVA OS TRABALHADORES DOS CAMPOS E,
OS FAZENDEIROS AO LONGO DA BITOLA LARGA RECÉM-INAUGURADA. ENQUANTO TODOS DORMIAM
EM CONFORTÁVEIS ESTOFADOS RECLINÁVEIS DOS BANCOS DE UM AZUL PASTEL EM
TONALIDADE OPACA FAZIAM-ME LEMBRAR DAS ASAS DE UM PÁSSARO LINDO, QUE É O
SANHAÇO DA CAMPINA.
ALI SE INICIAVA A INTENSA MOVIMENTAÇÃO DENTRO DO
CARRO-TREM DA PAULISTA. A AGITAÇÃO ASSEMELHAVA-SE A UMA CORRIDA, DE QUEM IRIA
DESCER NA PRÓXIMA PARADA, DA IDA AOS BANHEIROS PROVOCANDO OS CONGESTIONAMENTOS
DOS CORREDORES DOS VAGÕES DA COMPOSIÇÃO DO EXPRESSO NOTURNO DA COMPANHIA
PAULISTA DE ESTRADA DE FERRO QUE VINHA DO NOROESTE DE BAURÚ, E IRIA PERCORRER A
LONGA DISTÂNCIA ATÉ A CIDADE DE JUNDIAÍ E, PARA TERMINAR SUA JORNADA NA ESTAÇÃO
DA LUZ EM SÃO PAULO. O AGENTE FERROVIÁRIO DA COZINHA ANTECEDIA A VINDA DO CHEFE
DO TREM QUE, FISCALIZAVA E VENDIA OS BILHETES GARANTIDORES DAS VIAGENS DOS
PASSAGEIROS. OS GARÇONS VENDEDORES ANUNCIAVAM SALGADOS COMO SANDUÍCHES,
COXINHAS, PRATOS FEITOS COM ARROZ, FEIJÃO E UMA MISTURA QUENTINHA COMO BIFES,
FILÉS DE FRANGO OU PEIXE FRESCO E, UMA SALADA DE ALFACE COM TOMATES E CEBOLAS
FATIADAS. O MAIS CHEIROSO E QUE ATRIA NASSAS ATENÇÕES, ERA O CESTO EM VIME
REPLETO DE SANDWISHES DE MORTADELA E QUEIJOS FATIADOS. HAVIA QUEM PREFERISSE UM
OVO FRITO E, VIRADO DE FEIJÃO COM TORRESMO. O AR SE ENCHIA DE CHEIROS E ODORES
CARACTERÍSTICOS DA CULINÁRIA DOMÉSTICA QUE TANTO CONHECÍAMOS, AGUÇANDO NOSSO
APETITE PARA A PRIMEIRA REFEIÇÃO. MAS, TODA AQUELA FARTURA DO CARRO
RESTAURANTE-FERROVIÁRIO, ERA MUIÍSSIMO CARA E, FORA DE NOSSAS POSSIBILIDADES.
NÓS, OS FILHOS DO TANGO E, DA ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS, NOS DELICIÁVAMOS COM
OS QUITUTES TRAZIDOS DE CASA E, GOLES D'ÁGUA DA MORINGA DE CERÂMICA TRAZIDA EM
MEIO DOS TECIDOS NO FUNDO DA MALA COM ARMAÇÃO DE MADEIRA DE LEI E DE COURO CRU
ESTICADO E CURTIDO AO SOL DE VERÃO. A GRANDE MALA DE VIAGEM TINHA ATÉ UM
COMPARTIMENTO SECRETO QUE ESCONDIA NOSSOS DOCUMENTOS. O POUCO DINHEIRO DA
FAMÍLIA PERMANECIA ANINHADO NO BOLSO SECRETO DA CUECA SAMBA CANÇÃO DE MEU PAI.
NO DESEMBARQUE, A GENTE ESTICAVA O CORPO E URINAVA NAS PEDRAS DO PÁTEO DA
ESTAÇÃO PROVOCANDO A ELEVAÇÃO DE UMA ESTRANHA ESPUMA BRANCA COM O LEVE ODOR DE
AMONÍACO. AÍ, A GENTE COM PASSOS TRÔPEGOS SE ARRASTAVA PELAS RUAS CALÇADAS DE
PARALELEPÍPEDOS DE DOIS CÓRREGOS EM BUSCA DA CASA GRANDE AMARELA DO VOVÔ DOUTOR
JOSÉ BELIZÁRIO FILHO E DA VOVÓ FRANCISCA CAMARGO BELIZÁRIO.
A TÃO ESPERADA CHEGADA
À CASA GRANDE DA RUA PADRE DOMINGOS CIUDAD, 62, A TÃO DESEJADA E SONHADA CASA
DA VOVÓ FRANCISCA, ACONTECIA COM MUITOS BEIJOS ABRAÇOS E BÊNÇÃOS. EM SEGUIDA, A
DONA DEOLINDA, NEGRA DE CONFIANÇA DE MEUS AVÓS, ANUNCIAVA QUE A MESA ESTAVA
POSTA. ERA MARAVILHOSO PODER SABOREAR DESDE QUEIJOS FRESCOS, MEIA CURA E DO
TIPO PARMESÃO CURTIDO A SOMBRA DO CELEIRO DA FAZENDA JUNTO DA REPRESA DA USINA
DA COMPANHIA PAULISTA, CERCADA PELA GRANDE E ÚLTIMA PORÇÃO DE MATA VIRGEM DA
REGIÃO. A MANTEIGA DE VERDADE, POSTA EM APARELHO GRANDE DE LOUÇA ITALIANA PÃO
CASEIRO TIPO ITALIANO EXALAVA SEU CHEIRO CARACTERÍSTICO E APETITOSO COM GOSTO
DE QUERO MAIS. HAVIA GELEIAS E DOCES DE FRUTAS NATURAIS, MISTURADOS EM MEIO AOS
SALAMES E PRESUNTO DEFUMADOS TIPO PARMA, AGUÇAVA NOSSO APETITE VOZAS EM BUSCA
DA TÃO SONHADA SACIEDADE ALIMENTAR DEPOIS DE HORAS E HORAS DE UM JEJUM ABSURDO
NAS MAIS DE DOZE HORAS DE VIAGEM. SE ALGUÉM PREFERISSE PODERIA ALMOÇAR,
SABOREANDO UM ARROZ SOLTINHO E QUENTE COM FEIJÃO GORDO, COUVE MANTEIGA REFOGADA
COM TORRESMO, ALHO E CEBOLA TAMBÉM PODERIA. AS FARINHAS COMO ACOMPANHAMENTO
ERAM DE MILHO AMARELA EM FLOCOS E, DE MANDIOCA GROSSA TORRADINHA AO PONTO
PARECENDO BISCOITO MOIDO. DEPOIS, NO CAFEZINHO NA VARANDA EXTERNA DA CASA, MEU
AVÔ E MEU PAI FALAVAM QUE TUDO ERA POSSÍVEL AOS QUE CONSTITUEM FAMÍLIAS SOLIDAS,
QUE TRABALHAM, ESTUDAM, RESPEITAM A SOCIEDADE E SABEM DIVIDIR O PÃO DE CADA DIA
COM TODOS QUE TÊM DIREITOS E PODEM VIVER EM HARMONIA. https://scontent.fgru6-.fna.fbcdn.net/…/17457910_191139455
=
"NÃO JULGUE AS RAZÕES
ALHEIAS SEM CONHECER PLENAMENTE SUAS REAIS MOTIVAÇÕES PARA TANTA LOUCURA"
“CORAÇÃO ALHEIO É TERRA
QUE NINGUÉM PISA”
“HISTÓRIAS DE FANTASMA, OU
ALUCINAÇÕES PELA DOR DAS PERDAS EMOCIONAIS” DEVO CONSIDERAR QUE A INESPERADA
FATALIDADE DE PERDAS FINANCEIRAS, EM PARCERIA COM A PRIMEIRA PERDA DA LIBERDADE
DE CONVIVER HUMANAMENTE COM OUTROS IGUAIS E, COM A NATUREZA VERDEJANTE DESDE O
INSTANTE EM QUE NOS FOI OFERECIDA ESPONTANEAMENTE A LUZ DA VIDA, NOS TRANSFORMA
EM LOBOS SOLITÁRIOS OU ERMITÕES DESPREZÍVEIS POR EVITARMOS O CONVÍVIO COM QUEM
POSSA NOS FERIR FÍSICA OU MATERIALMENTE. MAIS A EXPLORAÇÕES DE CERTOS PARENTES
E, RESPONSÁVEIS PATRONAIS, MAIS O DESENTENDIMENTO E INCOMPREENSÕES DE MINHA
AMADA FAMÍLIA ATINGIRAM-ME EM CHEIO CRIANDO CERTAS FRAGILIDADES E
INSENSIBILIDADES DE CARÁTER IRREMOVÍVEIS. E TEM MAIS, NÃO SOMOS DE RECLAMAR OU
LAMENTAR. O SILÊNCIO PROFUNDO FEZ AFLORAR SUSPEITAS ALIMENTADAS POR CALÚNIAS E
MENTIRAS PERVERSAS DE FILHOS INSATISFEITOS COM A SUBSTITUIÇÕES ANTERIORES DE
ANTIGOS AMORES DESFEITOS. O AFASTAMENTO LENTO E PAULATINO DEU LUGAR A UM
ROMPIMENTO BRUTAL CERCADO POR GROSSERIAS E GRAVES AMEAÇAS. ESSE ROMPIMENTO,
SEM EXPLICAÇÕES RACIONAIS, DEIXOU SEQUELAS QUASE INTRANSPONÍVEIS QUE PODERIAM
SER SUPERADAS COM O PASSAR DO TEMPO, HOUVESSE ENTENDIMENTO E, AMOR VERDADEIRO.
NINGUÉM QUIS OU DESEJOU CEDER E ESCLARECER A SITUAÇÃO ESDRÚXULA POR PURO
ORGULHO E AMOR PRÓPRIO FERIDO. AS LEMBRANÇAS SE PERDEM NO ESPAÇO-TEMPO
INEXORÁVEL TORNANDO A DISTÂNCIA AINDA MAIOR, EMBORA A SEPARAÇÃO GEOGRÁFICA SEJA
MÍNIMA. DECORRIDOS ANOS E, ANOS A FIO, RETOMAR DO PONTO DO ROMPIMENTO SERÁ
QUASE IMPOSSÍVEL AGORA. TÊM GENTE QUE PERDE UM ENTE QUERIDO POR FATALIDADE DA
VIDA OU POR TER CHEGADO O SEU TEMPO DE SER RECOLHIDO PARA A GLÓRIA DE DEUS.
EU,
NO ENTANTO, PERDI TODA UMA FAMÍLIA DE UMA SÓ VEZ PELA JUSTA NECESSIDADE DE TER
COLABORADO COM TODOS ELES POR LONGOS ANOS A FIO. UM DIA, POR SER MUITA A
EXPLORAÇÃO, ABSTIVE-ME DE CONTINUAR SENDO FEITO DE TROUXA, ALÉM DE BONZINHO POR
DE MAIS. AGORA, APENAS TENHO POR COMPANHIA A SAUDADE E A SOLIDÃO DOS QUE SE
MANIFESTAM COM A INGRATIDÃO ABSOLUTA. = SOCIEDADE E VOCÊ - PSICOLOGIA //
THURSDAY, 04 DEZEMBRO DE 2008 -<HÁ UMA ESPÉCIE DE ALUCINAÇÃO QUE ESTA
ATRAINDO MUITA ATENÇÃO DE PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS, QUE SÃO AS ALUCINAÇÕES DA
DOR, OU É EXPERIÊNCIA EM VER, OUVIR, TOCAR OU SENTIR-SE PRÓXIMO A UM ENTE
QUERIDO QUE FALECE INESPERADAMENTE, OU QUE DESAPARECE SEM AVISAR QUE VAI PARTIR
PARA NUNCA MAIS VOLTAR. HÁ QUE SE AVALIAR O PRIMEIRO ROMPIMENTO COM A PERDA DOS
CONTATOS HUMANOS NATURAIS; O AFASTAMENTO DO PRIMEIRO AMBIENTE COM O VERDE DAS
MATAS NAS RESERVAS FLORESTAIS; DAS FONTES DE SUSTENTAÇÃO DA VIDA, COMO AS MINAS
D’ÁGUA QUE, NOS OFERECERAM A MÚSICA TEMA DA NOSSA EXISTÊNCIA.
OS FANTASMAS SÃO
UMA REAÇÃO COMUM E NORMAL ONDE NÃO NOS DEPARAMOS COM O ETERNO CRIADOR.
ALUCINAÇÕES DO LUTO É UMA REAÇÃO NORMAL À PERDA DE ALGUÉM MUITO PRÓXIMO E, É
UMA PARTE COMUM DO PROCESSO DE LUTO. MESMO PORQUE, QUANDO MORRE ALGUÉM DA RAÇA
HUMANA, MORRE UM POUCO DE NÓS MESMOS. MAS, É SURPREENDENTE COMO AS PESSOAS
SENTEM VERGONHA DE DIZER QUE EXPERIMENTAM ALUCINAÇÕES, POR MEDO DO QUE ALGUÉM
VENHA DIZER QUE AS ALUCINAÇÕES SÃO VISTAS COMO PARTE DE UMA DOENÇA MENTAL, OU
USO DE DROGAS ILEGAIS. MAS NESTE CASO, NÃO SÃO INDICATIVOS DE QUALQUER UMA
DESTAS POSSIBILIDADES. AS ALUCINAÇÕES PODEM OCORRER EM PESSOAS SAUDÁVEIS
DURANTE PERÍODOS DE ESTRESS. APESAR DE O QUÃO COMUM SÃO ESSES TIPOS DE
ALUCINAÇÕES, HÁ POUCA PESQUISA SOBRE O ASSUNTO. UM ARTIGO MUITO INTERESSANTE
SOBRE AS ALUCINAÇÕES DE DOR FOI PUBLICADO POR CHARLES SLUZKI IN TRANSCULTURAL
PSYCHIATRY.
AS ALUCINAÇÕES SÃO SINTOMAS PSICÓTICOS, MAS ÀQUELES QUE SÃO DEVIDOS
À PERDA DE UM ENTE QUERIDO, SÃO OS SINTOMAS PSICÓTICOS MAIS COMUNS EM PESSOAS
SEM DOENÇAS DA MENTE. ASSIM, É COMUM, NÃO SIGNIFICA QUE A PESSOA QUE SOFRE
ALUCINAÇÕES DEVAM RETOMAR A VIDA NORMAL OU PASSAR A VIVER COMO PSICÓTICO. E NÃO
NOS REFERIMOS APENAS AOS INDIVÍDUOS, MAS TAMBÉM PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. TEM
AQUELE VELHO INTELECTUAL QUE OUVIRÁ HISTÓRIAS DE MULAS-SEM-CABEÇA, EM QUE
APENAS A CABEÇA BRANCA DO ANIMAL LHE APARECIA SOLTANDO FOGO PELA BOCA ENQUANTO
SEU CORPO TRANSLÚCIDO SE ESVAIA EM NÉVOA FANTASMAGÓRICA. POR EXEMPLO, CARLOS
SLUZKI COMEÇA SEU ESTUDO, REFERINDO-SE A PERDA DE SEU GATO, QUE AINDA SENTIA-SE
COM O “BICHANO”, O BOM GATINHO COM MANEIRAS E, JEITO DE COELHO, MESMO QUE ELE
ESTIVESSE MORTO. PARA SLUZKI PARECIA VER-LHE AS SOMBRAS NA BORDA DE SEU CAMPO
VISUAL, MAS COM O GATO-COELHO DEIXANDO-O. E SUPOSTOS SONS DE ALÉM-TÚMULO E,
ALÉM-MAR LHE CHEGAVA ATRAVÉS DE ONDAS CURTAS DE RÁDIO EM EMISSÕES DE UM POTENTE
TRANSMISSOR DISTANTE.
UM ESTUDO DAS PESSOAS DE IDADE CONSTATOU QUE 80%
ADMITIRAM TER SOFRIDO ALUCINAÇÕES DE SEU PARCEIRO, QUE HAVIA MORRIDO
RECENTEMENTE.
ATÉ UM TERÇO DOS ENTREVISTADOS RELATARAM TER TIDO CONVERSAS
DELIRANTES COM OS MORTOS. ISSO NÃO SIGNIFICA QUE ELES TENHAM SIDO LOUCOS, MAS
QUE ESSAS ALUCINAÇÕES SÃO DEVIDO AO ESTRES QUE SOFREM PELA TRISTEZA E LUTO. NA
MAIORIA DAS VEZES ESSES TIPOS DE ALUCINAÇÕES SÃO VISTAS COM BONS OLHOS, FAZEM
COM PRAZER DE SEREM CAPAZES DE VER OU SENTIREM-SE AMADOS NOVAMENTE, MAS EM
OUTRAS VEZES NÃO. SEJA COMO FOR, AS ALUCINAÇÕES DE PUNIÇÃO ESTÃO FAZENDO VOCÊ LIDAR
COM O LUTO E A TRISTEZA COM CERTA TRANQUILIDADE E PAZ.
->NOSSA OPINIÃO: DEVO
CONSIDERAR QUE A INESPERADA FATALIDADE DE PERDAS FINANCEIRAS, ALIADA A
EXPLORAÇÕES DE CERTOS PARENTES E IRRESPONSÁVEIS PATRONAIS, MAIS O
DESENTENDIMENTO E INCOMPREENSÕES DE MINHA AMADA FAMÍLIA ATINGIRAM-ME EM CHEIO.
TÊM GENTE QUE PERDE UM ENTE QUERIDO POR FATALIDADE DA VIDA OU POR TER CHEGADO O
SEU TEMPO DE SER RECOLHIDO PARA A GLÓRIA DE DEUS. EU, NO ENTANTO, PERDI TODA
UMA FAMÍLIA PELA JUSTA NECESSIDADE DE TER COLABORADO POR DEVER DE OFÍCIO E PURO
AMOR PATERNAL COM TODOS ELES POR LONGOS ANOS SEGUIDOS. UM DIA, POR SER MUITA A
EXPLORAÇÃO, ABSTIVE-ME DE CONTINUAR SENDO FEITO DE TROUXA. AGORA, APENAS TENHO
POR COMPANHIA A SAUDADE E A SOLIDÃO DOS QUE SE MANIFESTAM COM INGRATIDÃO ABSOLUTA.
E TEMOS MAIS, NÓS HOMENS NÃO SÃO DE RECLAMAR OU LAMENTAR. O NOSSO SILÊNCIO
PROFUNDO, FEZ AFLORAR NAS CABECINHAS COM MENTES LIMITADAS, SUSPEITAS
ALIMENTADAS POR CALÚNIAS E MENTIRAS PERVERSAS DE FILHOS INSATISFEITOS COM A
SUBSTITUIÇÕES ANTERIORES DE ANTIGOS AMORES DESFEITOS. O AFASTAMENTO E O
ROMPIMENTO FOI BRUTAL CERCADO POR GROSSERIAS E, GRAVES AMEAÇAS. ESSE
ROMPIMENTO, SEM EXPLICAÇÕES RACIONAIS, DEIXOU SEQUELAS QUASE INTRANSPONÍVEIS E,
QUE PODERIAM SER SUPERADAS COM O PASSAR DO TEMPO HOUVESSE ENTENDIMENTO E AMOR
VERDADEIRO. NINGUÉM QUIS OU DESEJOU CEDER E ESCLARECER A SITUAÇÃO ESDRÚXULA POR
PURO ORGULHO E AMOR PRÓPRIO FERIDO. OS DIAS TRANSCORREM E, SE PERDEM NO
ESPAÇO-TEMPO INEXORÁVEL TORNANDO A DISTÂNCIA AINDA MAIOR, EMBORA A SEPARAÇÃO
GEOGRÁFICA SEJA MÍNIMA. DECORRIDOS ANOS E, ANOS A FIO, RETOMAR DO PONTO DO
ROMPIMENTO, SERÁ QUASE IMPOSSÍVEL AGORA. “TV TUPI E OS DIÁRIOS E EMISSORAS
ASSOCIADOS NO BRASIL, A MAIOR REDE INFORMATIVA DA AMÉRICA LATINA” SEGUNDA
GUERRA MUNDIAL, QUE DUROU DE 1939 A 1945, INTERROMPEU AS EXPERIÊNCIAS COM A
TELEVISÃO NO BRASIL, QUE SOMENTE FORAM RETOMADAS EM 29 DE SETEMBRO DE 1948, SOB
A DIREÇÃO DE ALCEU FONSECA. ATRAVÉS DA RÁDIO INDUSTRIAL DE JUIZ DE FORA, FORAM
TRANSMITIDOS PROGRAMAS, INCLUSIVE O CONGRESSO EUCARÍSTICO, OS FESTEJOS DO
CENTENÁRIO DA CIDADE E O JOGO DE FUTEBOL ENTRE O CLUBE TUPI DA CIDADE E O BANGU
DO RIO DE JANEIRO. NO RIO DE JANEIRO, O DIRETOR DA RÁDIO NACIONAL VICTOR COSTA,
NO FINAL DA DÉCADA DE 1940, FEZ UMA EXPERIÊNCIA COM A TELEVISÃO, EM CIRCUITO
FECHADO, NOS ESTÚDIOS DA PRE-8, LOCALIZADO NO ALTO DO EDIFÍCIO DO JORNAL A
NOITE, O MAIS ALTO DA ENTÃO CAPITAL FEDERAL. ASSIS CHATEAUBRIAND, COMO HOMEM DE
IMPRENSA, RESOLVEU NO INÍCIO DE 1949 TER TAMBÉM A SUA EMISSORA DE TELEVISÃO,
APESAR DE SABER QUE AS EMISSORAS NORTE-AMERICANAS ESTAVAM NO VERMELHO DESDE SUA
CRIAÇÃO, NO PÓS-GUERRA. SOMENTE EM 1951 O SEGMENTO COMEÇOU A APRESENTAR
RESULTADOS FINANCEIROS SATISFATÓRIOS. O PAI DA TELEVISÃO BRASILEIRA: FRANCISCO
DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO, CHAMADO DE O “VELHO CAPITÃO” OU
CHATÔ, NASCEU NA CIDADE DE UMBUZEIRO, ESTADO DA PARAÍBA, EM 4 DE OUTUBRO DE
1892, DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. ESTUDOU NO GINÁSIO PERNAMBUCANO, EM
RECIFE. COM APENAS 15 ANOS, FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO,
ENTROU PARA A FACULDADE DE DIREITO NA CAPITAL DO ESTADO, DA QUAL VIRIA A SE
TORNAR PROFESSOR DE FILOSOFIA DO DIREITO E, DIREITO ROMANO, APÓS CONQUISTAR O
PRIMEIRO LUGAR EM CONCURSO SELETIVO, EM 1915, SENDO NOMEADO NÀQUELA OCASIÃO PARA
O CARGO, PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA VENCESLAU BRÁS. AINDA EM RECIFE, INICIOU
SUA CARREIRA JORNALÍSTICA, ESCREVENDO PARA O JORNAL DO RECIFE, QUE PUBLICOU SEU
PRIMEIRO ARTIGO EM 1910, COLABOROU TAMBÉM NO JORNAL PEQUENO E NAS COLUNAS DO
DIÁRIO DE PERNAMBUCO, CHEGANDO A REDATOR-CHEFE DESSE ÓRGÃO DE IMPRENSA, O MAIS
ANTIGO DA AMERICA LATINA.
NO ANO DE 1917, TRANSFERIU-SE PARA O RIO DE JANEIRO E,
PASSOU A ESCREVER PARA A ÉPOCA, O JORNAL DO COMÉRCIO E, O CORREIO DA MANHÃ. EM
1924, ASSUMIU A DIREÇÃO DE O JORNAL, EMBRIÃO DA MAIOR CADEIA DE EMPRESAS DE
COMUNICAÇÃO DO BRASIL, QUE FORAM OS DIÁRIOS E, EMISSORAS ASSOCIADOS, QUE ELE MESMO CRIOU E, DIRIGIU ATÉ A DÉCADA DE
1960/70. A EMPRESA CHEGOU A POSSUIR 34 JORNAIS; 36 EMISSORAS DE RÁDIO; 18
ESTAÇÕES DE TELEVISÃO; UMA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS, A CENTRAL INFORMATIVA
ASSOCIADA, A CIA BRASILEIRA; UMA REVISTA SEMANAL, A FAMOSA O CRUZEIRO; A MENSAL
A CIGARRA, VOLTADA AO PÚBLICO FEMININO; VÁRIAS REVISTAS INFANTIS E UMA EDITORA.
ENGAJADO NO MOVIMENTO POLÍTICO, CHATEAUBRIAND APOIOU A ALIANÇA LIBERAL NA
CAMPANHA QUE TEVE POR DESFECHO A VITÓRIA DA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO DE 1930, QUE
CONDUZIU GETÚLIO DORNELLES VARGAS, AO PODER. EM 1932, PARTICIPOU DA REVOLUÇÃO
CONSTITUCIONALISTA, DANDO SEU APOIO À CAUSA PAULISTA, QUE RESULTOU NA TENTATIVA
FRUSTRADA DO GOVERNO EM MANDÁ-LO PARA O EXÍLIO NO JAPÃO. ELE PERMANECEU NO
BRASIL E FIXOU RESIDÊNCIA NA CIDADE DE SÃO PAULO. NO ANO DE 1935, COM A
PRESENÇA DO FAMOSO INVENTOR ITALIANO GUGLIELMO MARCONI, ESPECIALMENTE
CONVIDADO, INAUGUROU A SUA PRIMEIRA EMISSORA DE RÁDIO, A PRG-3, RÁDIO TUPI, NA
CIDADE DO RIO DE JANEIRO. EM SÃO PAULO CRIOU E FUNDOU AS EMISSORAS DE RÁDIOS
TUPÃ-DIFUSORA PRG-2 AM 1040KLHRTZ E, A RÁDIO CULTURA.
PROGRESSISTA, PROMOVEU
EM 1941 A CAMPANHA NACIONAL DE AVIAÇÃO, COM O SLOGAN "DÊEM ASAS AO
BRASIL", E FUNDOU MAIS DE 400 CENTROS DE PUERICULTURA NO PAÍS. EM 1945,
RECEBEU O IMPORTANTE PRÊMIO DE JORNALISMO MARIA MOORS CABOT, COM OS JORNALISTAS
LUIS TEÓFILO NUÑEZ, DA VENEZUELA, E TOM WALLACE, DOS ESTADOS UNIDOS, CONCEDIDO
PELA COLUMBIA UNIVERSITY, DE NOVA YORK. GRANDE INCENTIVADOR DA CULTURA CRIOU,
EM 1947, O MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, O MASP, UM DOS MAIS IMPORTANTES DO
MUNDO, QUE LEVA SEU NOME E, SE LOCALIZA NA AVENIDA PAULISTA. O PRÉDIO QUE
ABRIGA O MUSEU FOI CONCEBIDO ESPECIALMENTE PELA ARQUITETA LINA BO BARDI E
INAUGURADO EM NOVEMBRO DE 1968, COM A PRESENÇA DA RAINHA ELIZABETH II DA
INGLATERRA, QUANDO DE SUA VISITA OFICIAL AO BRASIL. HOJE É UM DOS CARTÕES
POSTAIS DA CIDADE E DE VALOR INESTIMÁVEL PARA O PAÍS PELO SEU ACERVO DE 8 MIL
PEÇAS, INTEGRADO POR OBRAS DE ARTISTAS DE RENOME COMO RENOIR, MONET, MANET,
CÉZANNE, TOULOUSE-LAUTREC, VAN GOGH, GAUGUIN, MODIGLIANI, EL GRECO, GOYA,
VELÁZQUEZ, REMBRANDT, CALDER, TORRES GARCIA, DIEGO RIVERA, SIQUEIROS E, OS
BRASILEIROS ALMEIDA JUNIOR, CÂNDIDO PORTINARI, ANITA MALFATTI, VICTOR BRECHERET
E, FLÁVIO DE CARVALHO.
"NOSSA CASA no SÍTIO de DOIS CÓRREGOS"
"A BICA D'ÁGUA na MATA de DOIS CÓRREGOS"
"MINHA ARTE NA MESA DA SALA"
"O ANVERSO DE MINHA ARTE NA MESA"
"ARTE NA MESA DA SALA"
"RETRATANDO O NOSSO JARDIM FLORIDO"
E UMA COLEÇÃO COMPLETA DE 73 ESCULTURAS DO FAMOSO ARTISTA FRANCÊS EDGAR DEGAS, ALÉM DE TRÊS PINTURAS DE SUA AUTORIA. NO ANO DE 1950, CHATEAUBRIAND FUNDOU A PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO DA AMÉRICA DO SUL, EM SÃO PAULO, A TEVE TUPI. EM 1952, FOI ELEITO SENADOR PELO ESTADO DA PARAÍBA E, POSTERIORMENTE, NO ANO DE 1955, PELO ESTADO DO MARANHÃO, TENDO RENUNCIADO A ESTE MANDATO DOIS ANOS DEPOIS, PARA ASSUMIR A EMBAIXADA DO BRASIL NO REINO UNIDO, A CONVITE DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK. NO ANO DE 1954, FOI ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, NA CADEIRA DEIXADA POR GETÚLIO VARGAS, ASSUMINDO A VAGA NO ANO SEGUINTE. CONHECIDO COMO "VELHO CAPITÃO", FOI VITIMADO, EM 1960, POR UMA TROMBOSE QUE O DEIXOU TETRAPLÉGICO, MAS LHE PRESERVOU A CONSCIÊNCIA. APÓS VÁRIOS TRATAMENTOS E, MUITA FISIOTERAPIA, VOLTOU A ESCREVER SEUS ARTIGOS QUE ERAM PUBLICADOS EM SEUS JORNAIS QUASE QUE DIARIAMENTE, GRAÇAS A UM MECANISMO PRÓPRIO NA MÁQUINA DE DATILOGRAFIA, ESPECIALMENTE ADAPTADA. EM SUA LONGA CARREIRA JORNALÍSTICA, FORAM CERCA DE 11.870 ARTIGOS. ASSIS CHATEAUBRIAND FALECEU EM 4 DE ABRIL DE 1968, NA CIDADE DE SÃO PAULO. PATROCÍNIO: O SURGIMENTO DA TELEVISÃO BRASILEIRA TEVE A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO MOINHO SANTISTA, SUL-AMÉRICA DE SEGUROS, COMPANHIA CERVEJARIA ANTÁRCTICA PAULISTA E, LAMINAÇÃO NACIONAL DE METAIS, EMPRESAS QUE ENTRARAM COM O CAPITAL NECESSÁRIO PARA O EMPREENDIMENTO, PAGANDO ADIANTADO POR UM ANO DE PUBLICIDADE À CADEIA DOS ASSOCIADOS. CHATEAUBRIAND FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS VERIFICAR A POSSIBILIDADE DA INSTALAÇÃO NO BRASIL DESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO E, A AQUISIÇÃO DE TODA A APARELHAGEM NECESSÁRIA, ORÇADA NA ASTRONÔMICA CIFRA DE 5 MILHÕES DE DÓLARES, OU 16 MILHÕES DE CRUZEIROS NA ÉPOCA. A IDÉIA INICIAL ERA QUE A PRIMEIRA EMISSORA FOSSE MONTADA NO RIO DE JANEIRO, ENTÃO CAPITAL DO PAÍS, PARA A COBERTURA DA COPA DO MUNDO DE 1950, QUE SERIA REALIZADA NO BRASIL E EM OUTRAS CINCO CIDADES, ENTRE 24 DE JUNHO E 16 DE JULHO DAQUELE ANO, COM JOGO DE ABERTURA E DA FINAL NO ESTÁDIO DO MARACANÃ, ESPECIALMENTE CONSTRUÍDO PARA O CERTAME, QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 13 PAÍSES. A EMPRESA CONTRATADA INICIALMENTE PARA MONTAR TODO O EQUIPAMENTO DE TRANSMISSÃO FOI A NORTE-AMERICANA GENERAL ELECTRIC, MAS ESTA ENCONTROU OBSTÁCULOS PARA CONCRETIZAR A ATIVIDADE NO PRAZO ESTIPULADO EM CONTRATO COM OS DIÁRIOS ASSOCIADOS. A PRIMEIRA DIFICULDADE FOI A NEGATIVA DA IGREJA CATÓLICA PARA PERMITIR O USO DO MORRO DO CORCOVADO, ONDE SE LOCALIZA O CRISTO REDENTOR, PARA A INSTALAÇÃO DA TORRE DE TRANSMISSÃO DA TELEVISÃO TUPI. ERA O PONTO MAIS APROPRIADO PELA ALTITUDE, DE MAIS DE 700 METROS, DO QUAL TODOS OS PONTOS DO RIO DE JANEIRO RECEBERIAM IMAGENS COM NITIDEZ E QUALIDADE. OS ENGENHEIROS FORAM OBRIGADOS A PROCURAR UM OUTRO LOCAL QUE TIVESSE CONDIÇÕES DE RECEBER A TORRE E OS EQUIPAMENTOS DE TRANSMISSÃO. FOI ENTÃO ESCOLHIDO OUTRO CARTÃO POSTAL DA CIDADE MARAVILHOSA, O MORRO DO PÃO DE AÇÚCAR. NÃO FORAM POUCOS OS PROBLEMAS SURGIDOS PARA A REALIZAÇÃO DE TODO O TRABALHO, PRINCIPALMENTE PARA LEVAR ATÉ O LOCAL TODO O MATERIAL DE ALVENARIA DESTINADO À CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO QUE ABRIGARIA O TRANSMISSOR E A TORRE. FERRO, AREIA, CIMENTO, PÁS, MADEIRA E, TAMBÉM OS OPERÁRIOS SÓ TINHAM UM MEIO DE TRANSPORTE ATÉ O TOPO DO MORRO, O BONDINHO DO PÃO DE AÇUCAR. O PRIMEIRO TRECHO IA DA PRAIA VERMELHA ATÉ O MORRO DA URCA, E O SEGUNDO IA DA URCA AO PÃO DE AÇÚCAR. AO FINAL, VERIFICOU-SE COM OS DIVERSOS PERCALÇOS SURGIDOS, QUE NÃO HAVERIA TEMPO DE COLOCAR NO AR A EMISSORA CARIOCA. DECIDIU-SE ENTÃO PELA INSTALAÇÃO EM SÃO PAULO, CABENDO A MISSÃO PARA A URCA, QUE HAVIA VENDIDO OS EQUIPAMENTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EMISSORA PAULISTA. O LOCAL ESCOLHIDO PARA A COLOCAÇÃO DA PRIMEIRA TORRE DE TRANSMISSÃO FOI ACERTADO, SEM PROBLEMAS, COM O GOVERNO DO ESTADO, SENDO AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DO PRÉDIO ALTINO ARANTES, SEDE DO BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO, ENTÃO O MAIS ALTO EDIFÍCIO DA CAPITAL PAULISTA. OS ESTÚDIOS FICARIAM NO BAIRRO DO SUMARÉ, TAMBÉM LOCALIZADO EM UMA TOPOGRAFIA QUE ABRANGIA TODA A CIDADE DE SÃO PAULO, E ONDE JÁ EXISTIA A CHAMADA CIDADE DO RÁDIO, ONDE PULSAVAM AS EMISSORAS DAS RÁDIOS TUPAN; DIFUSORA SÃO PAULO; CULTURA E TEVE TUPI-DIFUSORA CANAL 4, SEDE DAS RÁDIOS ASSOCIADAS DIFUSORA E TUPI, QUE CEDERIAM SEUS ARTISTAS E TÉCNICOS PARA O NOVO MEIO DE COMUNICAÇÃO. EM MEADOS DE 1950, CHEGOU DOS ESTADOS UNIDOS, A BORDO DE UM NAVIO MOORE MCCORMACK LINES, O EQUIPAMENTO ADQUIRIDO DA RCA PARA A TV ASSOCIADA DE SÃO PAULO, ACOMPANHADO PELO ENGENHEIRO AMERICANO RESPONSÁVEL, DESTACADO PELA DIREÇÃO DA RCA, WALTHER OBERMULLER, QUE ERA TAMBÉM DIRETOR DA NBC-TV DE NOVA YORK. ELE ORIENTOU A EQUIPE DE TÉCNICOS BRASILEIROS, CHEFIADA POR JORGE EDO E MARIO ALDERIGHI. ASSIS CHATEAUBRIAND, ACOMPANHADO POR VÁRIOS ARTISTAS CONTRATADOS POR SUAS EMISSORAS DE RÁDIO, ENTRE ELES HEBE CAMARGO, FOI PESSOALMENTE AO PORTO DE SANTOS RECEBER A VALIOSA CARGA. DURANTE OS TRABALHOS DE MONTAGEM DOS EQUIPAMENTOS DA RCA, O ENGENHEIRO WALTHER OBERMULLER PERGUNTOU A ALDERIGHI E AO DIRETOR ARTÍSTICO DA EMISSORA DERMEVAL COSTA LIMA QUANTOS APARELHOS DE TELEVISÃO EXISTIAM EM SÃO PAULO. A RESPOSTA DEIXOU O TÉCNICO AMERICANO PASMO E BOQUIABERTO: NENHUM. O PRÓPRIO DOUTOR OBERMULLER FOI CONVERSAR COM CHATEAUBRIAND SOBRE O PROBLEMA, QUE RESPONDEU: "NÃO ESQUENTE A CABEÇA, QUE TUDO NO BRASIL DA-SE UM JEITO". A PRINCÍPIO, O JORNALISTA RESOLVEU IMPORTAR 200 TELEVISORES, MAS AO DESCOBRIR QUE A BUROCRACIA A SER CUMPRIDA ATRASARIA A ENTREGA, NÃO TEVE DÚVIDAS: RESOLVEU CONTRABANDEÁ-LOS. O PRIMEIRO TELEVISOR DO BRASIL FOI ENTREGUE DE PRESENTE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GENERAL GASPAR DUTRA, NO RIO DE JANEIRO, APESAR DA CAPITAL DO PAÍS NÃO TER EMISSORA DE TELEVISÃO NA ÉPOCA. METADE DA CARGA, CHATEAUBRIAND DEU AOS SEUS AMIGOS E A OUTRA METADE FOI VENDIDA PELAS LOJAS CÁSSIO MUNIZ. QUANDO DA INAUGURAÇÃO DA TELEVISÃO EM SÃO PAULO, APENAS CINCO FAMÍLIAS PAULISTANAS POSSUÍAM APARELHOS DE TELEVISÃO EM CASA. EM JULHO DE 1950, FOI REALIZADA A INAUGURAÇÃO FORMAL DO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, NA RUA SETE DE ABRIL, 230, SEDE DOS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS, NA CAPITAL PAULISTA, QUE CONTOU COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA GENERAL EURICO GASPAR DUTRA, AUTORIDADES, ARTISTAS DE RÁDIO, POLÍTICOS E O CONVIDADO ESPECIAL, O PRESIDENTE DO MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK, O MILIONÁRIO NELSON ROCKEFELLER. AO TÉRMINO DOS DISCURSOS, O FREI FRANCISCANO JOSÉ DE GUADALUPE MOJICA, ANTIGO ASTRO DE HOLLYWOOD, ESPECIALMENTE CONTRATADO PARA O EVENTO, CANTOU O BOLERO BESAME. CHATEAUBRIAND EXIGIU QUE TODA A CERIMÔNIA FOSSE TRANSMITIDA PELA TELEVISÃO, O QUE FOI FEITO EM CIRCUITO FECHADO, COM A COLOCAÇÃO DE UM APARELHO DE TELEVISÃO NO SAGUÃO DO EDIFÍCIO E OUTRO AO AR LIVRE, NA ESQUINA DAS RUAS SETE DE ABRIL E BRÁULIO GOMES. NA TARDE DO DIA 18 DE SETEMBRO DE 1950, MARCADA PARA AS 17H, MAS INICIADA COM MEIA HORA DE ATRASO, NO EDIFÍCIO SEDE DOS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS, LOCALIZADO NA RUA SETE DE ABRIL, BISPO AUXILIAR DE SÃO PAULO DOM PAULO ROLIM LOUREIRO PROMOVEU UMA CERIMÔNIA DE BÊNÇÃO E BATISMO DAS CÂMERAS E DOS ESTÚDIOS, TRANSMITIDA PELA TELEVISÃO, COM A PRESENÇA DE INÚMEROS CONVIDADOS, ENTRE ELES O CANDIDATO AO GOVERNO PAULISTA, PROFESSOR LUCAS NOGUEIRA GARCEZ, ELEITO EM 3 DE OUTUBRO SEGUINTE. O FUNDADOR CHATEAUBRIAND LEU UM DISCURSO ENALTECENDO A NOVO MEIO COMUNICAÇÃO E, A MADRINHA DA CERIMÔNIA, A POETISA ROSALINA COELHO LISBOA LARRAGOITI, LEU UMA ORAÇÃO QUE COMEÇAVA: "A TELEVISÃO, ESSA CRIANÇA DESCONHECIDA ENTRE NÓS, NO CASO A CRIANÇA TINHA UM PAI... FRANCISCO ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO." APÓS O EVENTO, TODO EQUIPAMENTO DA TELEVISÃO FOI TRANSPORTADO DA SEDE DOS ASSOCIADOS, NO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO, NA RUA SETE DE ABRIL, 230 PARA O ESTÚDIO NO SUMARÉ, ADAPTADO AO LADO DO PRÉDIO DAS RÁDIOS ASSOCIADAS, TUPI, A PRG-2, E DIFUSORA DE SÃO PAULO, PRF-3, QUE RECEBERIA A CONCESSÃO DA EMISSORA DE TELEVISÃO, OUTORGADA SEIS MESES DEPOIS, ATRAVÉS DO DECRETO 27.332, DE 7 DE MARÇO DE 1951, PELO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS E O MINISTRO DA VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS ÁLVARO DE SOUZA LIMA. MAS A CO-IRMÃ TUPI É QUE ACABOU DANDO O NOME À EMISSORA DE TV. “TV TUPI: A PIONEIRA!” DEZOITO DE SETEMBRO DE 1950, INAUGURADA A PRF-3 TV TUPI DE SÃO PAULO, PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO DO BRASIL E, DA AMÉRICA LATINA, POR INICIATIVA DO JORNALISTA PARAIBANO FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO, “O “VELHO CAPITÃO CHATÔ”. DEPOIS DE POUCOS MESES DE TREINAMENTO, ALGUNS RADIALISTAS ESCOLHIDOS POR CHATÔ LANÇARAM-SE À AVENTURA DE FAZER TV. OS ESTÚDIOS ERAM PEQUENOS, O EQUIPAMENTO PRECÁRIO. MAS, O NASCIMENTO DA TV TUPI FOI SOLENE. ASSIS CHATEAUBRIAND PRESIDIU A CERIMÔNIA QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE UM FREI CANTOR MEXICANO. JOSÉ MOJICA, QUE ENTOOU "A CANÇÃO DA TV", HINO COMPOSTO ESPECIALMENTE PARA A OCASIÃO. UM BALÉ DE LIA MARQUES E DECLAMAÇÃO DA POETISA ROSALINA COELHO LISBOA, NOMEADA MADRINHA DO "MODERNO EQUIPAMENTO" FIZERAM PARTE DO SHOW. A JOVEM ATRIZ YARA LINS FOI CONVOCADA ESPECIALMENTE PARA DIZER O PREFIXO DA EMISSORA — PRF-3 — E O DE UMA SÉRIE DE RÁDIOS QUE TRANSMITIAM EM CADEIA O ACONTECIMENTO. ENTRE ELAS AS RÁDIOS DAS EMISSORAS ASSOCIADAS EM SÃO PAULO, COMO A CULTURA AM; A DIFUSORA AM E A RÁDIO TUPI AM EM 1.040 KLHTZ. A SEGUIR ENTROU A PROGRAMAÇÃO NA TELA DOS CINCO APARELHOS INSTALADOS NO SAGUÃO DO PRÉDIO DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS NA RUA SETE DE ABRIL, 230 NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO. HÁ MUITAS HISTÓRIAS A RESPEITO DESSE DIA. UMA DELAS É QUE, EMPOLGADO, CHATEAUBRIAND TERIA QUEBRADO UMA GARRAFA DE CHAMPANHE NUMA DAS DUAS CÂMERAS RCA, FAZENDO COM QUE A TV NO BRASIL ENTRASSE EM CENA COM APENAS 50% DE SUA CAPACIDADE, ISTO É: COM APENAS UMA CÂMERA. OUTRA É QUE, ACABADA A INAUGURAÇÃO, A EQUIPE SE DEU CONTA DE QUE NÃO HAVIA O QUE COLOCAR NO AR NO DIA SEGUINTE, POIS NINGUÉM HAVIA PENSADO NISSO. O AUTOR DE NOVELAS CASSIANO GABUS MENDES QUE, AOS 23 ANOS, ASSUMIU A DIREÇÃO ARTÍSTICA DA TUPI, NÃO PODIA OUVIR ESSAS HISTÓRIAS, DESMENTIA QUANTAS VEZES FOSSE PRECISO. “É TUDO INVENÇÃO DO LIMA DUARTE”. “COMO ELE É MUITO ENGRAÇADO, AS PESSOAS ACABAM SE CONVENCENDO." DIZIA ELE POUCO ANTES DE MORRER, EM 1994. "CHATEAUBRIAND ERA UM HOMEM ESCLARECIDO, NÃO IA DANIFICAR EQUIPAMENTO E TÍNHAMOS PROGRAMAÇÃO PARA AS TRÊS SEMANAS SEGUINTES". ACOSTUMADOS À IMPROVISAÇÃO E RAPIDEZ DO RÁDIO, OS PIONEIROS NÃO TIVERAM PROBLEMAS EM SE ADAPTAR AO MODERNO VEÍCULO E APRENDERAM MUITO: ATOR VIRAVA SONOPLASTA, AUTOR DIRIGIA, DIRETOR ENTRAVA EM CENA. A TV TUPI DOS PRIMEIROS ANOS ERA UMA VERDADEIRA ESCOLA. AOS POUCOS, OS PROGRAMAS GANHARAM FORMA: O PRIMEIRO TELEJORNAL... A PRIMEIRA NOVELA. O PROGRAMA "TV DE VANGUARDA" REVELOU A PRIMEIRA GERAÇÃO DE ATORES, ATRIZES E DIRETORES. FORAM APRESENTADAS PEÇAS COMO HAMLET, DE SHAKESPEARE, E CRIME E CASTIGO, DE DOSTOIEVSKY. ALGUNS PROGRAMAS DOS PRIMEIROS TEMPOS DA TV TUPI TORNARAM-SE CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA E PERMANÊNCIA NO AR: ALÔ DOÇURA, SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, O CÉU É O LIMITE, CLUBE DOS ARTISTAS, QUE EXISTIU DE 1952 A 1980, E O FAMOSO TELEJORNAL "O REPÓRTER ESSO", QUE FICOU 18 ANOS NO AR. TELENOVELA FOI INVENÇÃO DA TUPI, QUE AS EXIBIA EM CAPÍTULOS SEMANAIS E ERA CAPAZ DE OUSADIAS COMO MOSTRAR BEIJO NA BOCA. FOI EM 1951, NA NOVELA TUA VIDA ME PERTENCE, QUE VIDA ALVES DEIXOU-SE BEIJAR PELO GALÃ WALTER FORSTER. NO JORNALISMO A EMISSORA REPETIU NA TELA O SUCESSO DO REPÓRTER ESSO, QUE MARCOU ÉPOCA NO RÁDIO BRASILEIRO A PARTIR DE 1941. OS LOCUTORES HERÔON DOMINGUES E GONTIJO TEODORO ENTRAVAM NO AR COM AS ÚLTIMAS NOTICIAM NACIONAIS E INTERNACIONAIS AO SOM DE UM DOS MAIS FAMOSOS PREFIXOS MUSICAIS DA HISTÓRIA DO RÁDIO E TELEVISÃO BRASILEIROS. SE DURANTE A PRIMEIRA DÉCADA DE SUA EXISTÊNCIA A TUPI FOI LÍDER ABSOLUTA, NOS ANOS 60 AS EMISSORAS CONCORRENTES APRIMORARAM SUA PROGRAMAÇÃO PARA LUTAR PELA AUDIÊNCIA. EM 1968, A NOVELA "BETO ROCKFELLER", DE BRÁULIO PEDROSO, REVOLUCIONA A LINGUAGEM DA TELEVISÃO. A PARTIR DA FIGURA DE UM ANTI-HERÓI, SURGE UM NOVO ESTILO DE INTERPRETAÇÃO, MAIS NATURAL. A TV TUPI REVELA MAIS UMA GERAÇÃO DE TALENTOS. A MORTE DE ASSIS CHATEAUBRIAND, EM 1968, MARCA O INÍCIO DE UMA CRISE LONGA E SEM SOLUÇÃO. ABALADA POR PROBLEMAS FINANCEIROS, MAL ADMINISTRADOS, SEM INVESTIMENTOS, A TV TUPI PERDE QUALIDADE E AUDIÊNCIA. AS EMISSORAS CONCORRENTES VÃO OCUPANDO OS ESPAÇOS VAZIOS DEIXADOS PELA PIONEIRA. ANO APÓS ANO, A CRISE SE APROFUNDA. NO FIM DOS ANOS 70 A SITUAÇÃO É INCONTROLÁVEL. OS SALÁRIOS ESTÃO ATRASADOS. HÁ DÍVIDAS ASTRONÔMICAS JUNTO À PREVIDÊNCIA SOCIAL. PROLIFERAM ESCÂNDALOS FINANCEIROS. EM AGOSTO DE 1977, ÉRAMOS SEIS. CINDERELA 77 E UM SOL MAIOR REGISTRAVAM OS MAIS BAIXOS ÍNDICES DE AUDIÊNCIA DA HISTÓRIA DA TUPI. ALÉM DA AUDIÊNCIA, A PUBLICIDADE TAMBÉM ESCAPOLIA PARA AS CONCORRENTES, O CAIXA SE ESVAZIAVA, OS SALÁRIOS DEIXAVAM DE SER PAGOS E A GREVE ERA QUESTÃO DE TEMPO. EM OUTUBRO DE 1977, COM TRÊS MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS, OS FUNCIONÁRIOS INICIARAM A PRIMEIRA GREVE, INTERROMPIDA COM O PAGAMENTO PARCELADO DOS DÉBITOS. OS CONSTANTES ATRASOS DOS SALÁRIOS MANTINHAM O CLIMA TENSO NA TUPI. AS PERSPECTIVAS DE PAGAMENTO DOS ATRASADOS ERAM CADA VEZ MAIS REMOTAS E AS EXPLICAÇÕES DADAS AOS FUNCIONÁRIOS, CADA VEZ MAIS INCONSISTENTES. PARA PIORAR AINDA MAIS A SITUAÇÃO, EM OUTUBRO DE 1978 UM INCÊNDIO NO PRÉDIO DA EMISSORA, EM SÃO PAULO, TIROU A TUPI DO AR POR ALGUNS MINUTOS. NO ANO SEGUINTE, O ELENCO DE O ESPANTALHO, DE IVANI RIBEIRO, PROCESSOU A EMISSORA POR VIOLAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS. ENTRE 79 E 80, NOVA GREVE. A CRISE CHEGOU A BRASÍLIA. O ENTÃO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO FIGUEIREDO, DISPÔS-SE A RECEBER UMA COMISSÃO DE DIRIGENTES DOS SINDICATOS ENVOLVIDOS. MUITO SE DISCUTIA POUCO SE FAZIA. A GREVE PERSISTIU ATÉ O INÍCIO DE FEVEREIRO, QUANDO A EMISSORA FECHOU SEU DEPARTAMENTO DE TELETEATRO E DISPENSOU 250 FUNCIONÁRIOS. FORAM INTERROMPIDAS AS NOVELAS "DRÁCULA" E "COMO SALVAR MEU CASAMENTO", DRAMA ESTRELADO POR NICETE BRUNO E ADRIANO REIS. DEZESSETE DE JULHO DE 1980. POUCO ANTES DE COMPLETAR 30 ANOS NO AR, A TV TUPI TEM SUA CONCESSÃO CASSADA PELO GOVERNO FEDERAL IMPLANTADO PELO GOLPE MILITAR DE 31 DE ABRIL DE 1.964. MINUTOS ANTES DO MEIO-DIA DE 18 DE JULHO DE 1980, TRÊS ENGENHEIROS DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, DENTEL, SUBIRAM AO DÉCIMO ANDAR DO EDIFÍCIO-SEDE DA TV TUPI DE SÃO PAULO, NA AVENIDA PROFESSOR ALFONSO BOVERO, 52 NO BAIRRO DO SUMARÉ, E LACRARAM O TRANSMISSOR DA EMISSORA. SAÍAM TAMBÉM DO AR A TV TUPI DO RIO, A TV ITACOLOMI, DE BELO HORIZONTE, A TV MARAJOARA DE BELÉM. A TV PIRATINI DE PORTO ALEGRE, A TV CEARÁ DE FORTALEZA, E A TV RÁDIO CLUBE DE RECIFE. UM DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL E MAIS QUATRO AGENTES DAVAM PROTEÇÃO AOS ENGENHEIROS. ERA O FIM DA TV TUPI. A EMISSORA SAÍA DO AR EXATAMENTE 29 ANOS E DEZ MESES DEPOIS DE SUA INAUGURAÇÃO. O GOVERNO MILITAR PREFERIU A CASSAÇÃO A ENTREGAR O CANAL A UMA COOPERATIVA DE FUNCIONÁRIOS, POSSIVELMENTE ACREDITAVAM OS MILITARES, PARA NÃO INCENTIVAR O SINDICALISMO. PERMANECE, ENTRETANTO, UM ACERVO DE DUZENTOS MIL ROLOS DE FILMES, 6.100 FITAS DE VIDEOTAPE E TEXTOS DE TELEJORNAIS QUE CONTAM 30 ANOS DE MUITAS HISTÓRIAS DO BRASIL E DO MUNDO. ->NOSSA OPINIÃO: A TV TUPI FOI A PIONEIRA EM TRANSMITIR EDUCAÇÃO CULTURAL COM EVENTOS IMPORTANTES; TELE TEATRO; TV DE VANGUARDA; TELE JORNAIS; DEBATES POLÍTICOS E QUESTÕES JURÍDICAS, ALÉM DE HISTÓRIAS SOBRE A EVOLUÇÃO DA CIVILIZAÇÃO HUMANA E, RELIGIOSA NO PLANETA TERRA. O RÁDIO JORNALISMO DOS DIÁRIOS E, EMISSORAS ASSOCIADOS FOI INTENSIFICADO A PARTIR DE SÃO PAULO, NA RÁDIO TUPI AM 1.040 COM O GRANDE JORNAL FALADO TUPI; MATUTINO TUPI; REPÓRTER ESSO E, A REVISTA INFORMATIVA IMPACTO, SOB DIREÇÃO DE CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES. NA RÁDIO DIFUSORA AM 890 QUILOHERTZ, CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES INOVOU COM EDIÇÕES EXTRAORDINÁRIAS HÁ QUALQUER TEMPO COM DOIS REPÓRTERES: CARLOS SPERA E, JOSÉ CARLOS DE MORAES, O TICO-TICO. AGRADECIMENTOS AO "FACEBOOK"! É ÓBVIO QUE NÃO ME CALAREI SOBRE AS BOAS ATITUDES QUE NOS BENEFICIARAM NESTA VIDA PÚBLICA NO RÁDIO, TELEVISÃO, JORNAIS E, ATÉ POR BREVE PERÍODO NA ALERG. PORÉM, NADA ME FARÁ CALAR DIANTE DE OPRESSÕES E INJUSTIÇAS QUE NOS ATINGIRAM AO LONGO DESTES CINQUENTA E, QUATRO ANOS POR TRÁS DOS MICROFONES. OS BASTIDORES DO RÁDIO ESTÃO ESCANCARADOS EM "RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS". DESEJO AGRADECER AO "FACEBOOK" QUE ME POSSIBILITA REGISTRAR PARA A POSTERIDADE A VERDADE VIVIDA POR MIM, APESAR DE EU PRETENDER PUBLICAR EM BREVE ESTE MEU RELATO COMPLETO DE UMA VIDA POR INTEIRO. MINHA LÍNGUA É UMA NAVALHA AFIADÍSSIMA E CORTA PROFUNDAMENTE NA MINHA PRÓPRIA CARNE COM A FORÇA VIOLENTA DE UM GOLPE DE FACÃO DE CORTAR LENHA PARA QUEIMAR, MESMO SECA E MOLHADA. NÃO ADIANTARÁ ESSAS RIDÍCULAS AMEAÇAS DE "MEDIDAS COERCITIVAS", PARA MINHA LÍNGUA E, MINHA PENA. A ESCRITA JÁ FOI DEFINIDA E, A VERDADE INCONTESTÁVEL RASGARÁ O TEMPO PASSADO REVELANDO OS FATOS SEM REVANCHISMOS E ÓDIOS. ANTES DE QUALQUER COISA, DIVULGO A VERDADE QUE DESNUDARÁ O CARÁTER DAS PERSONALIDADES BOAS E, AS MALÉFICAS. GÉSNER LAS CASAS RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA {NA VERDADE UM SONHADOR-SAUDOSO} GÉSNER LAS CASAS Enviado por LAS CASAS em 25/03/2017 Reeditado em 28/03/2017 Código do texto: T5952012 Classificação de conteúdo: seguro A VIDA NUNCA AVISA QUANDO VAI TERMINAR. {NA VERDADE UM SONHADOR-SAUDOSO} GÉSNER LAS CASAS Enviado por LAS CASAS em 25/03/2017 Reeditado em 30/03/2017 Código do texto: T5952012 Classificação de conteúdo: seguro
"A BICA D'ÁGUA na MATA de DOIS CÓRREGOS"
"MINHA ARTE NA MESA DA SALA"
"O ANVERSO DE MINHA ARTE NA MESA"
"ARTE NA MESA DA SALA"
"RETRATANDO O NOSSO JARDIM FLORIDO"
E UMA COLEÇÃO COMPLETA DE 73 ESCULTURAS DO FAMOSO ARTISTA FRANCÊS EDGAR DEGAS, ALÉM DE TRÊS PINTURAS DE SUA AUTORIA. NO ANO DE 1950, CHATEAUBRIAND FUNDOU A PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO DA AMÉRICA DO SUL, EM SÃO PAULO, A TEVE TUPI. EM 1952, FOI ELEITO SENADOR PELO ESTADO DA PARAÍBA E, POSTERIORMENTE, NO ANO DE 1955, PELO ESTADO DO MARANHÃO, TENDO RENUNCIADO A ESTE MANDATO DOIS ANOS DEPOIS, PARA ASSUMIR A EMBAIXADA DO BRASIL NO REINO UNIDO, A CONVITE DO PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK. NO ANO DE 1954, FOI ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, NA CADEIRA DEIXADA POR GETÚLIO VARGAS, ASSUMINDO A VAGA NO ANO SEGUINTE. CONHECIDO COMO "VELHO CAPITÃO", FOI VITIMADO, EM 1960, POR UMA TROMBOSE QUE O DEIXOU TETRAPLÉGICO, MAS LHE PRESERVOU A CONSCIÊNCIA. APÓS VÁRIOS TRATAMENTOS E, MUITA FISIOTERAPIA, VOLTOU A ESCREVER SEUS ARTIGOS QUE ERAM PUBLICADOS EM SEUS JORNAIS QUASE QUE DIARIAMENTE, GRAÇAS A UM MECANISMO PRÓPRIO NA MÁQUINA DE DATILOGRAFIA, ESPECIALMENTE ADAPTADA. EM SUA LONGA CARREIRA JORNALÍSTICA, FORAM CERCA DE 11.870 ARTIGOS. ASSIS CHATEAUBRIAND FALECEU EM 4 DE ABRIL DE 1968, NA CIDADE DE SÃO PAULO. PATROCÍNIO: O SURGIMENTO DA TELEVISÃO BRASILEIRA TEVE A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DO MOINHO SANTISTA, SUL-AMÉRICA DE SEGUROS, COMPANHIA CERVEJARIA ANTÁRCTICA PAULISTA E, LAMINAÇÃO NACIONAL DE METAIS, EMPRESAS QUE ENTRARAM COM O CAPITAL NECESSÁRIO PARA O EMPREENDIMENTO, PAGANDO ADIANTADO POR UM ANO DE PUBLICIDADE À CADEIA DOS ASSOCIADOS. CHATEAUBRIAND FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS VERIFICAR A POSSIBILIDADE DA INSTALAÇÃO NO BRASIL DESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO E, A AQUISIÇÃO DE TODA A APARELHAGEM NECESSÁRIA, ORÇADA NA ASTRONÔMICA CIFRA DE 5 MILHÕES DE DÓLARES, OU 16 MILHÕES DE CRUZEIROS NA ÉPOCA. A IDÉIA INICIAL ERA QUE A PRIMEIRA EMISSORA FOSSE MONTADA NO RIO DE JANEIRO, ENTÃO CAPITAL DO PAÍS, PARA A COBERTURA DA COPA DO MUNDO DE 1950, QUE SERIA REALIZADA NO BRASIL E EM OUTRAS CINCO CIDADES, ENTRE 24 DE JUNHO E 16 DE JULHO DAQUELE ANO, COM JOGO DE ABERTURA E DA FINAL NO ESTÁDIO DO MARACANÃ, ESPECIALMENTE CONSTRUÍDO PARA O CERTAME, QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 13 PAÍSES. A EMPRESA CONTRATADA INICIALMENTE PARA MONTAR TODO O EQUIPAMENTO DE TRANSMISSÃO FOI A NORTE-AMERICANA GENERAL ELECTRIC, MAS ESTA ENCONTROU OBSTÁCULOS PARA CONCRETIZAR A ATIVIDADE NO PRAZO ESTIPULADO EM CONTRATO COM OS DIÁRIOS ASSOCIADOS. A PRIMEIRA DIFICULDADE FOI A NEGATIVA DA IGREJA CATÓLICA PARA PERMITIR O USO DO MORRO DO CORCOVADO, ONDE SE LOCALIZA O CRISTO REDENTOR, PARA A INSTALAÇÃO DA TORRE DE TRANSMISSÃO DA TELEVISÃO TUPI. ERA O PONTO MAIS APROPRIADO PELA ALTITUDE, DE MAIS DE 700 METROS, DO QUAL TODOS OS PONTOS DO RIO DE JANEIRO RECEBERIAM IMAGENS COM NITIDEZ E QUALIDADE. OS ENGENHEIROS FORAM OBRIGADOS A PROCURAR UM OUTRO LOCAL QUE TIVESSE CONDIÇÕES DE RECEBER A TORRE E OS EQUIPAMENTOS DE TRANSMISSÃO. FOI ENTÃO ESCOLHIDO OUTRO CARTÃO POSTAL DA CIDADE MARAVILHOSA, O MORRO DO PÃO DE AÇÚCAR. NÃO FORAM POUCOS OS PROBLEMAS SURGIDOS PARA A REALIZAÇÃO DE TODO O TRABALHO, PRINCIPALMENTE PARA LEVAR ATÉ O LOCAL TODO O MATERIAL DE ALVENARIA DESTINADO À CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO QUE ABRIGARIA O TRANSMISSOR E A TORRE. FERRO, AREIA, CIMENTO, PÁS, MADEIRA E, TAMBÉM OS OPERÁRIOS SÓ TINHAM UM MEIO DE TRANSPORTE ATÉ O TOPO DO MORRO, O BONDINHO DO PÃO DE AÇUCAR. O PRIMEIRO TRECHO IA DA PRAIA VERMELHA ATÉ O MORRO DA URCA, E O SEGUNDO IA DA URCA AO PÃO DE AÇÚCAR. AO FINAL, VERIFICOU-SE COM OS DIVERSOS PERCALÇOS SURGIDOS, QUE NÃO HAVERIA TEMPO DE COLOCAR NO AR A EMISSORA CARIOCA. DECIDIU-SE ENTÃO PELA INSTALAÇÃO EM SÃO PAULO, CABENDO A MISSÃO PARA A URCA, QUE HAVIA VENDIDO OS EQUIPAMENTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EMISSORA PAULISTA. O LOCAL ESCOLHIDO PARA A COLOCAÇÃO DA PRIMEIRA TORRE DE TRANSMISSÃO FOI ACERTADO, SEM PROBLEMAS, COM O GOVERNO DO ESTADO, SENDO AUTORIZADA A UTILIZAÇÃO DO PRÉDIO ALTINO ARANTES, SEDE DO BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO, ENTÃO O MAIS ALTO EDIFÍCIO DA CAPITAL PAULISTA. OS ESTÚDIOS FICARIAM NO BAIRRO DO SUMARÉ, TAMBÉM LOCALIZADO EM UMA TOPOGRAFIA QUE ABRANGIA TODA A CIDADE DE SÃO PAULO, E ONDE JÁ EXISTIA A CHAMADA CIDADE DO RÁDIO, ONDE PULSAVAM AS EMISSORAS DAS RÁDIOS TUPAN; DIFUSORA SÃO PAULO; CULTURA E TEVE TUPI-DIFUSORA CANAL 4, SEDE DAS RÁDIOS ASSOCIADAS DIFUSORA E TUPI, QUE CEDERIAM SEUS ARTISTAS E TÉCNICOS PARA O NOVO MEIO DE COMUNICAÇÃO. EM MEADOS DE 1950, CHEGOU DOS ESTADOS UNIDOS, A BORDO DE UM NAVIO MOORE MCCORMACK LINES, O EQUIPAMENTO ADQUIRIDO DA RCA PARA A TV ASSOCIADA DE SÃO PAULO, ACOMPANHADO PELO ENGENHEIRO AMERICANO RESPONSÁVEL, DESTACADO PELA DIREÇÃO DA RCA, WALTHER OBERMULLER, QUE ERA TAMBÉM DIRETOR DA NBC-TV DE NOVA YORK. ELE ORIENTOU A EQUIPE DE TÉCNICOS BRASILEIROS, CHEFIADA POR JORGE EDO E MARIO ALDERIGHI. ASSIS CHATEAUBRIAND, ACOMPANHADO POR VÁRIOS ARTISTAS CONTRATADOS POR SUAS EMISSORAS DE RÁDIO, ENTRE ELES HEBE CAMARGO, FOI PESSOALMENTE AO PORTO DE SANTOS RECEBER A VALIOSA CARGA. DURANTE OS TRABALHOS DE MONTAGEM DOS EQUIPAMENTOS DA RCA, O ENGENHEIRO WALTHER OBERMULLER PERGUNTOU A ALDERIGHI E AO DIRETOR ARTÍSTICO DA EMISSORA DERMEVAL COSTA LIMA QUANTOS APARELHOS DE TELEVISÃO EXISTIAM EM SÃO PAULO. A RESPOSTA DEIXOU O TÉCNICO AMERICANO PASMO E BOQUIABERTO: NENHUM. O PRÓPRIO DOUTOR OBERMULLER FOI CONVERSAR COM CHATEAUBRIAND SOBRE O PROBLEMA, QUE RESPONDEU: "NÃO ESQUENTE A CABEÇA, QUE TUDO NO BRASIL DA-SE UM JEITO". A PRINCÍPIO, O JORNALISTA RESOLVEU IMPORTAR 200 TELEVISORES, MAS AO DESCOBRIR QUE A BUROCRACIA A SER CUMPRIDA ATRASARIA A ENTREGA, NÃO TEVE DÚVIDAS: RESOLVEU CONTRABANDEÁ-LOS. O PRIMEIRO TELEVISOR DO BRASIL FOI ENTREGUE DE PRESENTE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GENERAL GASPAR DUTRA, NO RIO DE JANEIRO, APESAR DA CAPITAL DO PAÍS NÃO TER EMISSORA DE TELEVISÃO NA ÉPOCA. METADE DA CARGA, CHATEAUBRIAND DEU AOS SEUS AMIGOS E A OUTRA METADE FOI VENDIDA PELAS LOJAS CÁSSIO MUNIZ. QUANDO DA INAUGURAÇÃO DA TELEVISÃO EM SÃO PAULO, APENAS CINCO FAMÍLIAS PAULISTANAS POSSUÍAM APARELHOS DE TELEVISÃO EM CASA. EM JULHO DE 1950, FOI REALIZADA A INAUGURAÇÃO FORMAL DO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO, NA RUA SETE DE ABRIL, 230, SEDE DOS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS, NA CAPITAL PAULISTA, QUE CONTOU COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA GENERAL EURICO GASPAR DUTRA, AUTORIDADES, ARTISTAS DE RÁDIO, POLÍTICOS E O CONVIDADO ESPECIAL, O PRESIDENTE DO MUSEU DE ARTE MODERNA DE NOVA YORK, O MILIONÁRIO NELSON ROCKEFELLER. AO TÉRMINO DOS DISCURSOS, O FREI FRANCISCANO JOSÉ DE GUADALUPE MOJICA, ANTIGO ASTRO DE HOLLYWOOD, ESPECIALMENTE CONTRATADO PARA O EVENTO, CANTOU O BOLERO BESAME. CHATEAUBRIAND EXIGIU QUE TODA A CERIMÔNIA FOSSE TRANSMITIDA PELA TELEVISÃO, O QUE FOI FEITO EM CIRCUITO FECHADO, COM A COLOCAÇÃO DE UM APARELHO DE TELEVISÃO NO SAGUÃO DO EDIFÍCIO E OUTRO AO AR LIVRE, NA ESQUINA DAS RUAS SETE DE ABRIL E BRÁULIO GOMES. NA TARDE DO DIA 18 DE SETEMBRO DE 1950, MARCADA PARA AS 17H, MAS INICIADA COM MEIA HORA DE ATRASO, NO EDIFÍCIO SEDE DOS DIÁRIOS E EMISSORAS ASSOCIADOS, LOCALIZADO NA RUA SETE DE ABRIL, BISPO AUXILIAR DE SÃO PAULO DOM PAULO ROLIM LOUREIRO PROMOVEU UMA CERIMÔNIA DE BÊNÇÃO E BATISMO DAS CÂMERAS E DOS ESTÚDIOS, TRANSMITIDA PELA TELEVISÃO, COM A PRESENÇA DE INÚMEROS CONVIDADOS, ENTRE ELES O CANDIDATO AO GOVERNO PAULISTA, PROFESSOR LUCAS NOGUEIRA GARCEZ, ELEITO EM 3 DE OUTUBRO SEGUINTE. O FUNDADOR CHATEAUBRIAND LEU UM DISCURSO ENALTECENDO A NOVO MEIO COMUNICAÇÃO E, A MADRINHA DA CERIMÔNIA, A POETISA ROSALINA COELHO LISBOA LARRAGOITI, LEU UMA ORAÇÃO QUE COMEÇAVA: "A TELEVISÃO, ESSA CRIANÇA DESCONHECIDA ENTRE NÓS, NO CASO A CRIANÇA TINHA UM PAI... FRANCISCO ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELLO." APÓS O EVENTO, TODO EQUIPAMENTO DA TELEVISÃO FOI TRANSPORTADO DA SEDE DOS ASSOCIADOS, NO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO, NA RUA SETE DE ABRIL, 230 PARA O ESTÚDIO NO SUMARÉ, ADAPTADO AO LADO DO PRÉDIO DAS RÁDIOS ASSOCIADAS, TUPI, A PRG-2, E DIFUSORA DE SÃO PAULO, PRF-3, QUE RECEBERIA A CONCESSÃO DA EMISSORA DE TELEVISÃO, OUTORGADA SEIS MESES DEPOIS, ATRAVÉS DO DECRETO 27.332, DE 7 DE MARÇO DE 1951, PELO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS E O MINISTRO DA VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS ÁLVARO DE SOUZA LIMA. MAS A CO-IRMÃ TUPI É QUE ACABOU DANDO O NOME À EMISSORA DE TV. “TV TUPI: A PIONEIRA!” DEZOITO DE SETEMBRO DE 1950, INAUGURADA A PRF-3 TV TUPI DE SÃO PAULO, PRIMEIRA EMISSORA DE TELEVISÃO DO BRASIL E, DA AMÉRICA LATINA, POR INICIATIVA DO JORNALISTA PARAIBANO FRANCISCO DE ASSIS CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO, “O “VELHO CAPITÃO CHATÔ”. DEPOIS DE POUCOS MESES DE TREINAMENTO, ALGUNS RADIALISTAS ESCOLHIDOS POR CHATÔ LANÇARAM-SE À AVENTURA DE FAZER TV. OS ESTÚDIOS ERAM PEQUENOS, O EQUIPAMENTO PRECÁRIO. MAS, O NASCIMENTO DA TV TUPI FOI SOLENE. ASSIS CHATEAUBRIAND PRESIDIU A CERIMÔNIA QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE UM FREI CANTOR MEXICANO. JOSÉ MOJICA, QUE ENTOOU "A CANÇÃO DA TV", HINO COMPOSTO ESPECIALMENTE PARA A OCASIÃO. UM BALÉ DE LIA MARQUES E DECLAMAÇÃO DA POETISA ROSALINA COELHO LISBOA, NOMEADA MADRINHA DO "MODERNO EQUIPAMENTO" FIZERAM PARTE DO SHOW. A JOVEM ATRIZ YARA LINS FOI CONVOCADA ESPECIALMENTE PARA DIZER O PREFIXO DA EMISSORA — PRF-3 — E O DE UMA SÉRIE DE RÁDIOS QUE TRANSMITIAM EM CADEIA O ACONTECIMENTO. ENTRE ELAS AS RÁDIOS DAS EMISSORAS ASSOCIADAS EM SÃO PAULO, COMO A CULTURA AM; A DIFUSORA AM E A RÁDIO TUPI AM EM 1.040 KLHTZ. A SEGUIR ENTROU A PROGRAMAÇÃO NA TELA DOS CINCO APARELHOS INSTALADOS NO SAGUÃO DO PRÉDIO DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS NA RUA SETE DE ABRIL, 230 NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO. HÁ MUITAS HISTÓRIAS A RESPEITO DESSE DIA. UMA DELAS É QUE, EMPOLGADO, CHATEAUBRIAND TERIA QUEBRADO UMA GARRAFA DE CHAMPANHE NUMA DAS DUAS CÂMERAS RCA, FAZENDO COM QUE A TV NO BRASIL ENTRASSE EM CENA COM APENAS 50% DE SUA CAPACIDADE, ISTO É: COM APENAS UMA CÂMERA. OUTRA É QUE, ACABADA A INAUGURAÇÃO, A EQUIPE SE DEU CONTA DE QUE NÃO HAVIA O QUE COLOCAR NO AR NO DIA SEGUINTE, POIS NINGUÉM HAVIA PENSADO NISSO. O AUTOR DE NOVELAS CASSIANO GABUS MENDES QUE, AOS 23 ANOS, ASSUMIU A DIREÇÃO ARTÍSTICA DA TUPI, NÃO PODIA OUVIR ESSAS HISTÓRIAS, DESMENTIA QUANTAS VEZES FOSSE PRECISO. “É TUDO INVENÇÃO DO LIMA DUARTE”. “COMO ELE É MUITO ENGRAÇADO, AS PESSOAS ACABAM SE CONVENCENDO." DIZIA ELE POUCO ANTES DE MORRER, EM 1994. "CHATEAUBRIAND ERA UM HOMEM ESCLARECIDO, NÃO IA DANIFICAR EQUIPAMENTO E TÍNHAMOS PROGRAMAÇÃO PARA AS TRÊS SEMANAS SEGUINTES". ACOSTUMADOS À IMPROVISAÇÃO E RAPIDEZ DO RÁDIO, OS PIONEIROS NÃO TIVERAM PROBLEMAS EM SE ADAPTAR AO MODERNO VEÍCULO E APRENDERAM MUITO: ATOR VIRAVA SONOPLASTA, AUTOR DIRIGIA, DIRETOR ENTRAVA EM CENA. A TV TUPI DOS PRIMEIROS ANOS ERA UMA VERDADEIRA ESCOLA. AOS POUCOS, OS PROGRAMAS GANHARAM FORMA: O PRIMEIRO TELEJORNAL... A PRIMEIRA NOVELA. O PROGRAMA "TV DE VANGUARDA" REVELOU A PRIMEIRA GERAÇÃO DE ATORES, ATRIZES E DIRETORES. FORAM APRESENTADAS PEÇAS COMO HAMLET, DE SHAKESPEARE, E CRIME E CASTIGO, DE DOSTOIEVSKY. ALGUNS PROGRAMAS DOS PRIMEIROS TEMPOS DA TV TUPI TORNARAM-SE CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA E PERMANÊNCIA NO AR: ALÔ DOÇURA, SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, O CÉU É O LIMITE, CLUBE DOS ARTISTAS, QUE EXISTIU DE 1952 A 1980, E O FAMOSO TELEJORNAL "O REPÓRTER ESSO", QUE FICOU 18 ANOS NO AR. TELENOVELA FOI INVENÇÃO DA TUPI, QUE AS EXIBIA EM CAPÍTULOS SEMANAIS E ERA CAPAZ DE OUSADIAS COMO MOSTRAR BEIJO NA BOCA. FOI EM 1951, NA NOVELA TUA VIDA ME PERTENCE, QUE VIDA ALVES DEIXOU-SE BEIJAR PELO GALÃ WALTER FORSTER. NO JORNALISMO A EMISSORA REPETIU NA TELA O SUCESSO DO REPÓRTER ESSO, QUE MARCOU ÉPOCA NO RÁDIO BRASILEIRO A PARTIR DE 1941. OS LOCUTORES HERÔON DOMINGUES E GONTIJO TEODORO ENTRAVAM NO AR COM AS ÚLTIMAS NOTICIAM NACIONAIS E INTERNACIONAIS AO SOM DE UM DOS MAIS FAMOSOS PREFIXOS MUSICAIS DA HISTÓRIA DO RÁDIO E TELEVISÃO BRASILEIROS. SE DURANTE A PRIMEIRA DÉCADA DE SUA EXISTÊNCIA A TUPI FOI LÍDER ABSOLUTA, NOS ANOS 60 AS EMISSORAS CONCORRENTES APRIMORARAM SUA PROGRAMAÇÃO PARA LUTAR PELA AUDIÊNCIA. EM 1968, A NOVELA "BETO ROCKFELLER", DE BRÁULIO PEDROSO, REVOLUCIONA A LINGUAGEM DA TELEVISÃO. A PARTIR DA FIGURA DE UM ANTI-HERÓI, SURGE UM NOVO ESTILO DE INTERPRETAÇÃO, MAIS NATURAL. A TV TUPI REVELA MAIS UMA GERAÇÃO DE TALENTOS. A MORTE DE ASSIS CHATEAUBRIAND, EM 1968, MARCA O INÍCIO DE UMA CRISE LONGA E SEM SOLUÇÃO. ABALADA POR PROBLEMAS FINANCEIROS, MAL ADMINISTRADOS, SEM INVESTIMENTOS, A TV TUPI PERDE QUALIDADE E AUDIÊNCIA. AS EMISSORAS CONCORRENTES VÃO OCUPANDO OS ESPAÇOS VAZIOS DEIXADOS PELA PIONEIRA. ANO APÓS ANO, A CRISE SE APROFUNDA. NO FIM DOS ANOS 70 A SITUAÇÃO É INCONTROLÁVEL. OS SALÁRIOS ESTÃO ATRASADOS. HÁ DÍVIDAS ASTRONÔMICAS JUNTO À PREVIDÊNCIA SOCIAL. PROLIFERAM ESCÂNDALOS FINANCEIROS. EM AGOSTO DE 1977, ÉRAMOS SEIS. CINDERELA 77 E UM SOL MAIOR REGISTRAVAM OS MAIS BAIXOS ÍNDICES DE AUDIÊNCIA DA HISTÓRIA DA TUPI. ALÉM DA AUDIÊNCIA, A PUBLICIDADE TAMBÉM ESCAPOLIA PARA AS CONCORRENTES, O CAIXA SE ESVAZIAVA, OS SALÁRIOS DEIXAVAM DE SER PAGOS E A GREVE ERA QUESTÃO DE TEMPO. EM OUTUBRO DE 1977, COM TRÊS MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS, OS FUNCIONÁRIOS INICIARAM A PRIMEIRA GREVE, INTERROMPIDA COM O PAGAMENTO PARCELADO DOS DÉBITOS. OS CONSTANTES ATRASOS DOS SALÁRIOS MANTINHAM O CLIMA TENSO NA TUPI. AS PERSPECTIVAS DE PAGAMENTO DOS ATRASADOS ERAM CADA VEZ MAIS REMOTAS E AS EXPLICAÇÕES DADAS AOS FUNCIONÁRIOS, CADA VEZ MAIS INCONSISTENTES. PARA PIORAR AINDA MAIS A SITUAÇÃO, EM OUTUBRO DE 1978 UM INCÊNDIO NO PRÉDIO DA EMISSORA, EM SÃO PAULO, TIROU A TUPI DO AR POR ALGUNS MINUTOS. NO ANO SEGUINTE, O ELENCO DE O ESPANTALHO, DE IVANI RIBEIRO, PROCESSOU A EMISSORA POR VIOLAÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS. ENTRE 79 E 80, NOVA GREVE. A CRISE CHEGOU A BRASÍLIA. O ENTÃO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO FIGUEIREDO, DISPÔS-SE A RECEBER UMA COMISSÃO DE DIRIGENTES DOS SINDICATOS ENVOLVIDOS. MUITO SE DISCUTIA POUCO SE FAZIA. A GREVE PERSISTIU ATÉ O INÍCIO DE FEVEREIRO, QUANDO A EMISSORA FECHOU SEU DEPARTAMENTO DE TELETEATRO E DISPENSOU 250 FUNCIONÁRIOS. FORAM INTERROMPIDAS AS NOVELAS "DRÁCULA" E "COMO SALVAR MEU CASAMENTO", DRAMA ESTRELADO POR NICETE BRUNO E ADRIANO REIS. DEZESSETE DE JULHO DE 1980. POUCO ANTES DE COMPLETAR 30 ANOS NO AR, A TV TUPI TEM SUA CONCESSÃO CASSADA PELO GOVERNO FEDERAL IMPLANTADO PELO GOLPE MILITAR DE 31 DE ABRIL DE 1.964. MINUTOS ANTES DO MEIO-DIA DE 18 DE JULHO DE 1980, TRÊS ENGENHEIROS DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, DENTEL, SUBIRAM AO DÉCIMO ANDAR DO EDIFÍCIO-SEDE DA TV TUPI DE SÃO PAULO, NA AVENIDA PROFESSOR ALFONSO BOVERO, 52 NO BAIRRO DO SUMARÉ, E LACRARAM O TRANSMISSOR DA EMISSORA. SAÍAM TAMBÉM DO AR A TV TUPI DO RIO, A TV ITACOLOMI, DE BELO HORIZONTE, A TV MARAJOARA DE BELÉM. A TV PIRATINI DE PORTO ALEGRE, A TV CEARÁ DE FORTALEZA, E A TV RÁDIO CLUBE DE RECIFE. UM DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL E MAIS QUATRO AGENTES DAVAM PROTEÇÃO AOS ENGENHEIROS. ERA O FIM DA TV TUPI. A EMISSORA SAÍA DO AR EXATAMENTE 29 ANOS E DEZ MESES DEPOIS DE SUA INAUGURAÇÃO. O GOVERNO MILITAR PREFERIU A CASSAÇÃO A ENTREGAR O CANAL A UMA COOPERATIVA DE FUNCIONÁRIOS, POSSIVELMENTE ACREDITAVAM OS MILITARES, PARA NÃO INCENTIVAR O SINDICALISMO. PERMANECE, ENTRETANTO, UM ACERVO DE DUZENTOS MIL ROLOS DE FILMES, 6.100 FITAS DE VIDEOTAPE E TEXTOS DE TELEJORNAIS QUE CONTAM 30 ANOS DE MUITAS HISTÓRIAS DO BRASIL E DO MUNDO. ->NOSSA OPINIÃO: A TV TUPI FOI A PIONEIRA EM TRANSMITIR EDUCAÇÃO CULTURAL COM EVENTOS IMPORTANTES; TELE TEATRO; TV DE VANGUARDA; TELE JORNAIS; DEBATES POLÍTICOS E QUESTÕES JURÍDICAS, ALÉM DE HISTÓRIAS SOBRE A EVOLUÇÃO DA CIVILIZAÇÃO HUMANA E, RELIGIOSA NO PLANETA TERRA. O RÁDIO JORNALISMO DOS DIÁRIOS E, EMISSORAS ASSOCIADOS FOI INTENSIFICADO A PARTIR DE SÃO PAULO, NA RÁDIO TUPI AM 1.040 COM O GRANDE JORNAL FALADO TUPI; MATUTINO TUPI; REPÓRTER ESSO E, A REVISTA INFORMATIVA IMPACTO, SOB DIREÇÃO DE CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES. NA RÁDIO DIFUSORA AM 890 QUILOHERTZ, CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES INOVOU COM EDIÇÕES EXTRAORDINÁRIAS HÁ QUALQUER TEMPO COM DOIS REPÓRTERES: CARLOS SPERA E, JOSÉ CARLOS DE MORAES, O TICO-TICO. AGRADECIMENTOS AO "FACEBOOK"! É ÓBVIO QUE NÃO ME CALAREI SOBRE AS BOAS ATITUDES QUE NOS BENEFICIARAM NESTA VIDA PÚBLICA NO RÁDIO, TELEVISÃO, JORNAIS E, ATÉ POR BREVE PERÍODO NA ALERG. PORÉM, NADA ME FARÁ CALAR DIANTE DE OPRESSÕES E INJUSTIÇAS QUE NOS ATINGIRAM AO LONGO DESTES CINQUENTA E, QUATRO ANOS POR TRÁS DOS MICROFONES. OS BASTIDORES DO RÁDIO ESTÃO ESCANCARADOS EM "RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS". DESEJO AGRADECER AO "FACEBOOK" QUE ME POSSIBILITA REGISTRAR PARA A POSTERIDADE A VERDADE VIVIDA POR MIM, APESAR DE EU PRETENDER PUBLICAR EM BREVE ESTE MEU RELATO COMPLETO DE UMA VIDA POR INTEIRO. MINHA LÍNGUA É UMA NAVALHA AFIADÍSSIMA E CORTA PROFUNDAMENTE NA MINHA PRÓPRIA CARNE COM A FORÇA VIOLENTA DE UM GOLPE DE FACÃO DE CORTAR LENHA PARA QUEIMAR, MESMO SECA E MOLHADA. NÃO ADIANTARÁ ESSAS RIDÍCULAS AMEAÇAS DE "MEDIDAS COERCITIVAS", PARA MINHA LÍNGUA E, MINHA PENA. A ESCRITA JÁ FOI DEFINIDA E, A VERDADE INCONTESTÁVEL RASGARÁ O TEMPO PASSADO REVELANDO OS FATOS SEM REVANCHISMOS E ÓDIOS. ANTES DE QUALQUER COISA, DIVULGO A VERDADE QUE DESNUDARÁ O CARÁTER DAS PERSONALIDADES BOAS E, AS MALÉFICAS. GÉSNER LAS CASAS RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA {NA VERDADE UM SONHADOR-SAUDOSO} GÉSNER LAS CASAS Enviado por LAS CASAS em 25/03/2017 Reeditado em 28/03/2017 Código do texto: T5952012 Classificação de conteúdo: seguro A VIDA NUNCA AVISA QUANDO VAI TERMINAR. {NA VERDADE UM SONHADOR-SAUDOSO} GÉSNER LAS CASAS Enviado por LAS CASAS em 25/03/2017 Reeditado em 30/03/2017 Código do texto: T5952012 Classificação de conteúdo: seguro
GÉSNER LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 26/03/2018 Código do texto: T6291137 Classificação de conteúdo: seguro
Nenhum comentário:
Postar um comentário