sexta-feira, 4 de maio de 2018

"RETALHOS D'ALMA em OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO INFINITO SIDERAL" por GÉSNER LAS CASAS = EM CHAMAS PELA CURIOSIDADE EM CONHECER A CRIAÇÃO DE DEUS =

"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS"            

  = em OS SEGREDOS DO UNIVERSO SIDERAL INFINITO DESDE O BIG BANG = 
                        por GÉSNER LAS CASAS

     = ESTOU EM CHAMAS POR SABER E CURIOSIDADE  =     

"OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO SÃO OS SEGREDOS DO CRIADOR QUE DESEJAMOS CONHECER" {ASTRÔNOMOS DO PASSADO E OS DA NASA, UTILIZANDO O TELESCÓPIO RUDIMENTARES E O HUBBLE, CONSEGUIRAM CAPTAR A FOTO MAIS COLORIDA JÁ VISTA DO ESPAÇO.} 
ASTROFÍSICA É O RAMO DA FÍSICA E, DA ASTRONOMIA RESPONSÁVEL POR ESTUDAR O UNIVERSO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE LEIS E CONCEITOS DA FÍSICA, TAIS COMO LUMINOSIDADE, DENSIDADE, TEMPERATURA E COMPOSIÇÃO QUÍMICA, A OBJETOS ASTRONÔMICOS COMO ESTRELAS, GALÁXIAS E O MEIO INTERESTELAR. NA PRÁTICA, PESQUISAS ASTRONÔMICAS MODERNAS ENVOLVEM UMA QUANTIA SUBSTANCIAL DA FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTOS PRÁTICOS. 
A ASTROFÍSICA NÃO DEVE SER CONFUNDIDA COM A COSMOLOGIA, ESTA SE OCUPA DA ESTRUTURA GERAL DO UNIVERSO E DAS LEIS QUE O REGEM EM UM SENTIDO MAIS AMPLO, EMBORA SOB MUITOS ASPECTOS AMBAS SEGUEM UM CAMINHO PARALELO, ALGUMAS VEZES CONSIDERADO REDUNDANTE. ORIGENS FILOSÓFICAS: ACREDITA-SE QUE OS PRIMEIROS FILÓSOFOS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA FORAM OS PRECURSORES DA ASTROFÍSICA DESENVOLVENDO NOVOS CONCEITOS E ESTABELECENDO AS PRIMEIRAS REGRAS PARA NORTEAR A PESQUISA RACIONAL DO UNIVERSO. TALES DE MILETO FOI FUNDADOR DA ESCOLA DE MILETO. 
JÁ NAQUELA ÉPOCA IMAGINAVA QUE O CÉU ERA UMA ABÓBADA E, ESTA ESTARIA DIVIDIDA EM CINCO CÍRCULOS, O ÁRTICO, TRÓPICO DE VERÃO, O EQUADOR, O TRÓPICO DE INVERNO E, FINALMENTE O ANTÁRTICO. EXPLICOU O ECLIPSE DO SOL E, QUE A LUA É POR ELE ILUMINADA. ANAXIMANDRO DE MILETO UTILIZOU AS PROPORÇÕES MATEMÁTICAS E GEOMÉTRICAS PARA TENTAR MAPEAR A ABÓBADA CELESTE, ELABOROU TRATADOS SOBRE ASTRONOMIA, COSMOLOGIA E GEOGRAFIA.
ASTRONOMIA DE POSIÇÃO: A ESFERA CELESTE, CONCÊNTRICA À ESFERA TERRESTRE: O CONCEITO DE ESFERA CELESTE E, O ESTABELECIMENTO DE UM SISTEMA DE COORDENADAS DE ESPAÇO QUE FOI UM AVANÇO IMPORTANTE QUE LEVOU À ASTRONOMIA ESFÉRICA OU ASTRONOMIA DE POSIÇÃO. DESSE MODO, AS POSIÇÕES DOS ASTROS PUDERAM SER DETERMINADAS E, CATALOGADAS DE FORMA UNÍVOCA E DETERMINADA. TAL PROCESSO DE CATALOGAÇÃO CONTINUA ATÉ HOJE. LEIS DE JOHANNES KEPLER: EMBORA NÃO SEJA POSSÍVEL DATAR O INÍCIO PRECISO DA ASTRONOMIA, A ASTROFÍSICA. 
NO ENTANTO, SURGE NO TRABALHO DO ASTRÔNOMO JOHANNES KEPLER, QUE FORMULOU AS TRÊS LEIS DO MOVIMENTO PLANETÁRIO BASEANDO-SE EM DADOS EMPÍRICOS, COLETADOS PELO ASTRÔNOMO TYCHO BRAHE, SOBRE OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR. AS TRÊS LEIS ENUNCIAM PROPRIEDADES DAS ÓRBITAS PLANETÁRIAS: A PRIMEIRA AFIRMA QUE TAIS ÓRBITAS SÃO ELÍPTICAS E CONTIDAS EM UM PLANO, COM O SOL EM UM DOS FOCOS DA ELIPSE; A SEGUNDA PROPÕE QUE ÁREAS DESCRITAS NA ELIPSE PELAS TRAJETÓRIAS DOS PLANETAS, SE IGUAIS, SERÃO PERCORRIDAS EM TEMPOS IGUAIS; E A TERCEIRA IMPÕE O VÍNCULO DE QUE O QUADRADO DO PERÍODO DE TRANSLAÇÃO {\DISPLAYSTYLE T} T DE UM PLANETA AO REDOR DO SOL É PROPORCIONAL AO CUBO DA DISTÂNCIA MÉDIA {\DISPLAYSTYLE R} R DO PLANETA AO SOL.[3][4] ISTO É: {\DISPLAYSTYLE T^{2}\PROPTO R^{3}} {\DISPLAYSTYLE T^{2}\PROPTO R^{3}}. GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: FORMULADA PELO FÍSICO INGLÊS ISAAC NEWTON E, PUBLICADA EM FILOSOFIA NATURAL PRINCIPIA A MATEMÁTICA EM 1687, A LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL EXPLICA TEORICAMENTE AS TRÊS LEIS EMPIRICAMENTE CONSTATADAS POR KEPLER NO ESCOPO DA MECÂNICA CLÁSSICA E DO CÁLCULO DIFERENCIAL, TAMBÉM FORMULADO POR NEWTON. NEWTON PERCEBEU QUE SUA SEGUNDA LEI DO MOVIMENTO ERA SUFICIENTE PARA EXPLICAR AS TRÊS LEIS DE KEPLER, CONTANTO QUE A FORÇA GRAVITACIONAL DE ATRAÇÃO ENTRE DOIS CORPOS FOSSE PROPORCIONAL AO PRODUTO DE SUAS MASSAS, {\DISPLAYSTYLE M} M E {\DISPLAYSTYLE M} M, E INVERSAMENTE PROPORCIONAL AO QUADRADO DA DISTÂNCIA {\DISPLAYSTYLE R} R ENTRE ELES, RESULTANDO NA SEGUINTE EXPRESSÃO: {\DISPLAYSTYLE} {\VEC} {F}}=-{\FRAC {GMM}{R^{2}}}{\HAT {R}}} {\DISPLAYSTYLE {\VEC {F}}=-{\FRAC {GMM}{R^{2}}}{\HAT {R}}}.                        A NATUREZA FÍSICO-QUÍMICA DA MATÉRIA: A ASTROFÍSICA ALÉM DE DETERMINAR AS CONSTANTES UNIVERSAIS, É O RAMO DA FÍSICA QUE DEMONSTRA A NATUREZA DOS CORPOS CELESTES ATRAVÉS DE INSTRUMENTAÇÃO CIENTÍFICA. 
A RAZÃO DA DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS TEM FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA SOBRE A BUSCA DO CONHECIMENTO A TODOS OS EVENTOS UNIVERSAIS. NÃO SE PODE DISSOCIAR O ESPAÇO-TEMPO EM TEMPO E ESPAÇO, DA MATÉRIA E DA ENERGIA, E ESTES SIM SÃO MENSURÁVEIS. OBJETOS EM MOVIMENTO DE AFASTAMENTO RELATIVO À TERRA TÊM SEU ESPECTRO DESVIADO PARA O VERMELHO, REDSHIFT, ENQUANTO OBJETOS QUE SE APROXIMEM SÃO DESVIADOS PARA O AZUL. ANALOGAMENTE AO EFEITO DOPPLER CLÁSSICO, O EFEITO DOPPLER RELATIVÍSTICO REFERE-SE À MUDANÇA DA FREQUÊNCIA PERCEBIDA POR UM OBSERVADOR EM MOVIMENTO RELATIVO À FONTE DE EMISSÃO DA ONDA. NO ENTANTO, A VERSÃO RELATIVÍSTICA OCORRE EM UMA ONDA ELETROMAGNÉTICA, DESVIANDO A LUZ PARA FREQUÊNCIAS MAIS BAIXAS, EM DIREÇÃO AO VERMELHO, SE A FONTE AFASTA-SE RELATIVAMENTE AO OBSERVADOR; E DESVIANDO A LUZ PARA FREQUÊNCIAS MAIS ALTAS, EM DIREÇÃO AO AZUL,  CASO A FONTE ESTEJA SE APROXIMANDO. 
ESSE FENÔMENO É RESULTADO DA RELATIVIDADE RESTRITA, EMBASADA MATEMATICAMENTE PELAS TRANSFORMAÇÕES DE LORENTZ.   NO INÍCIO DO SÉCULO XX, EM TORNO DE 1910 A 1912, COMEÇOU O ESTUDO ESPECTRAL DAS GALÁXIAS. EM TORNO DE 1917 O ASTRÔNOMO HOLANDÊS WILLEM DE SITTER DEMONSTROU TEORICAMENTE ATRAVÉS DA RELATIVIDADE GERAL QUE O UNIVERSO SE EXPANDIA, FALTANDO APENAS A COMPROVAÇÃO "PRÁTICA". NA MESMA ÉPOCA FOI CONSTATADO QUE EM SUA IMENSA MAIORIA, AS GALÁXIAS TÊM UM DESVIO PARA O VERMELHO QUE AUMENTA PROGRESSIVA E, PROPORCIONALMENTE À DISTÂNCIA. 
ESPECTRO FOTOGRAMETRIA: FAZENDO-SE UMA ANÁLISE ESPECTROGRÁFICA ATRAVÉS DO ESPECTROFOTÔMETRO DE ABSORÇÃO ATÔMICA TEMOS COMO VERIFICAR SE UM ASTRO ESTÁ SE MOVENDO, EM QUE DIREÇÃO E VELOCIDADE. PODEMOS SABER SE EXISTE UM DESVIO DA LUZ CAUSADO PELA GRAVIDADE DE ALGUM CORPO PRÓXIMO, A COMPOSIÇÃO DAS ESTRELAS E, DOS GASES QUE ESTÃO DISPERSOS, ENTRE ESTAS E O INSTRUMENTO QUE FAZ A MEDIÇÃO. SEMPRE QUANDO VERIFICAMOS O ESPECTRO DE UMA ESTRELA, OBSERVAMOS QUE SUAS LINHAS ESPECTRAIS DESVIAM PARA O VERMELHO. 
ISTO SE DÁ, PORQUE ELA ESTÁ SE AFASTANDO, AO CONTRÁRIO, SE ESTIVER SE APROXIMANDO, O DESVIO SERÁ PARA O AZUL. AS FALHAS DEVIDO À ABSORÇÃO ATÔMICA INDICAM SUA COMPOSIÇÃO. A DISTÂNCIA ENTRE LINHAS ESPECTRAIS INDICA VÁRIOS PARÂMETROS, INCLUSIVE A PRESENÇA DE GASES E, POEIRA ENTRE A ESTRELA E, A TERRA. 
OUTROS EXEMPLOS DE INSTRUMENTOS USADOS EM ASTROFÍSICA SÃO OS ACELERADORES DE PARTÍCULAS, ENTRE OUTROS EQUIPAMENTOS, ESTES PODEM DETERMINAR A COMPOSIÇÃO INICIAL DE NOSSO UNIVERSO E O COMPORTAMENTO DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES AO NÍVEL DE MICROCOSMO. O TELESCÓPIO ÓPTICO, O RADIOTELESCÓPIO, ENTRE OUTROS, TAMBÉM SÃO EXEMPLOS DO USO DE INSTRUMENTAÇÃO FÍSICA EXPERIMENTAL PARA A ANÁLISE E DEDUÇÃO DE PARÂMETROS DE CORPOS ESTELARES. EDWIN POWELL HUBBLE E, SEU COLEGA MILTON L. 
HOMASON QUE DEDUZIRAM UMA RELAÇÃO ENTRE A ABERTURA ANGULAR “CARACTERÍSTICA UNIVERSAL ASSOCIADA A PERSPECTIVA AFASTAMENTOS DE OBJETOS DISTANTES” E, O EXAME ESPECTROSCÓPIO COM SUA ACELERAÇÃO, ENCONTRANDO A EQUAÇÃO CONHECIDA COMO LEI DE HUBBLE-HOMASON ONDE: "VM=16R", "VM" É A VELOCIDADE DE AFASTAMENTO DA GALÁXIA, DADA EM QUILÔMETROS POR SEGUNDO, E "R" EXPRESSA A DISTÂNCIA ENTRE A TERRA E, A GALÁXIA EM ESTUDO, DADA EM UNIDADES DE MILHÕES DE ANOS LUZ, ESTA DESCOBERTA É CONSIDERADA O INÍCIO DA MODERNA ASTROFÍSICA. SEGUNDO OS ESPECIALISTAS, A IMAGEM FORNECE O “ELO PERDIDO” NA FORMAÇÃO DE ESTRELAS, E É COMPOSTA POR EXPOSIÇÕES SEPARADAS CAPTURADAS ENTRE 2003 E 2012. 
A IMAGEM FOI FORMADA ATRAVÉS DE UM ESTUDO CHAMADO COBERTURA ULTRAVIOLETA DO CAMPO ULTRA PROFUNDO DO HUBBLE, HUDF, NA SIGLA EM INGLÊS. COMBINANDO TODA A GAMA DE CORES DISPONÍVEIS NO HUBBLE, DESDE A LUZ ULTRAVIOLETA ATÉ A INFRAVERMELHA, E UTILIZANDO 841 ÓRBITAS DIFERENTES DO TELESCÓPIO, A IMAGEM MOSTRA CERCA DE 10.000 GALÁXIAS, QUE SE ESTENDEM ATÉ A APENAS ALGUMAS CENTENAS DE MILHÕES DE ANOS APÓS O BIG BANG. 
“DE ACORDO COM A ÚLTIMA TEORIA DO CIENTISTA STEPHEN HAWKING, O ESPAÇO PODE SER COMPOSTO POR MÚLTIPLOS UNIVERSOS.” O TRABALHO, CONCLUÍDO APENAS ALGUMAS SEMANAS ANTES DA MORTE DO FÍSICO BRITÂNICO, EM MARÇO DESTE ANO, MOSTRA UM QUADRO MAIS SIMPLES DOS ÚLTIMOS 13,8 BILHÕES DE ANOS DO QUE O APRESENTADO POR DIFERENTES TEORIAS QUE SE POPULARIZARAM AO LONGO DA HISTÓRIA. INCLUSIVE, BUSCA EXPLICAR UM PARADOXO CIENTÍFICO CRIADO PELO BRITÂNICO E UM COLEGA CIENTISTA NA DÉCADA DE 1980, QUANDO PROPUSERAM UMA NOVA EXPLICAÇÃO PARA O INÍCIO DO UNIVERSO. 
ESTUDO PUBLICADO NESTA SEMANA TRAZ DADOS DA COLABORAÇÃO DE 20 ANOS ENTRE STEPHEN HAWKING E FÍSICO BELGA THOMAS HERTOG; CIENTISTAS BUSCAM COMPROVAR QUE ESPAÇO É CHEIO DE UNIVERSOS ALTERNATIVOS SEMELHANTES. DE ACORDO COM A ÚLTIMA TEORIA DO CIENTISTA STEPHEN HAWKING, O ESPAÇO PODE SER COMPOSTO POR MÚLTIPLOS UNIVERSOS. O TRABALHO, CONCLUÍDO APENAS ALGUMAS SEMANAS ANTES DA MORTE DO FÍSICO BRITÂNICO, EM MARÇO DESTE ANO, MOSTRA UM QUADRO MAIS SIMPLES DOS ÚLTIMOS 13,8 BILHÕES DE ANOS DO QUE O APRESENTADO POR DIFERENTES TEORIAS QUE SE POPULARIZARAM AO LONGO DA HISTÓRIA. INCLUSIVE, BUSCA EXPLICAR UM PARADOXO CIENTÍFICO CRIADO PELO BRITÂNICO E UM COLEGA CIENTISTA NA DÉCADA DE 1980, QUANDO PROPUSERAM UMA NOVA EXPLICAÇÃO PARA O INÍCIO DO UNIVERSO. 
DESDE QUE COMEÇOU A SE QUESTIONAR SOBRE SUA ORIGEM E A DO MUNDO QUE A CERCA, A HUMANIDADE AVANÇOU MUITO NO CONHECIMENTO A ESSE RESPEITO. 
MAS, A CADA PASSO DADO RUMO A UM ENTENDIMENTO MAIOR DO COSMO, FOI VENDO SUA SIGNIFICÂNCIA NELE DIMINUIR. DESCOBRIU QUE A TERRA NÃO ERA O CENTRO DO UNIVERSO E O SOL NÃO GIRAVA EM TORNO DELA, MAS O CONTRÁRIO. 
DEPOIS PERCEBEU QUE O PRÓPRIO SOL ERA APENAS UMA ENTRE PELO MENOS 100 BILHÕES DE OUTRAS ESTRELAS DE UMA GALÁXIA QUE, POR SUA VEZ, É UMA ENTRE BILHÕES E, BILHÕES DE OUTRAS, CADA UMA COM BILHÕES DE ASTROS. EM SEGUIDA, DESCOBRIU QUE O SISTEMA SOLAR NÃO É O ÚNICO A TER PLANETAS, HÁ MILHARES E, MILHARES SEMELHANTES A ELE SÓ NA VIA LÁCTEA.
E MAIS RECENTEMENTE, CONVIVE COM A IDEIA DE QUE TALVEZ NEM O UNIVERSO SEJA ÚNICO: PODE HAVER UM NÚMERO INFINITO DE OUTROS, UM OU VÁRIOS DOS QUAIS IGUAIS AO NOSSO, COM OUTRO VOCÊ, VIVENDO UMA REALIDADE IGUAL OU DIFERENTE DESTA AQUI. PARECE IDEIA DE FICÇÃO CIENTÍFICA EM VÁRIOS FILMES E LIVROS DO GÊNERO, ALIÁS, ESPECULAM SOBRE A QUESTÃO. MAS, HÁ DEZENAS DE CIENTISTAS SÉRIOS, ENTRE COSMÓLOGOS, FÍSICOS E MATEMÁTICOS, TENTANDO ENCONTRAR, SE NÃO PROVAS, PELO MENOS INDÍCIOS DE QUE EXISTE O QUE ELES CHAMAM DE MULTIVERSO, O NOME MAIS CIENTÍFICO PARA O POPULAR “UNIVERSOS PARALELOS”. 
A MAIS RECENTE NOVIDADE SOBRE ISSO VEM DE PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DE DURHAM, NA INGLATERRA, QUE SUGERIRAM EM MAIO QUE A CHAMADA MANCHA FRIA, UMA ÁREA DE 1,8 BILHÃO DE ANOS-LUZ DE DIÂMETRO NO ESPAÇO DESCOBERTA PELA NASA EM 2004, COM IDADE DE 13 BILHÕES DE ANOS E TEMPERATURA 0,00015 GRAU CELSIUS MAIS BAIXA DO QUE SEU ENTORNO, SEJA UM INDÍCIO DE UNIVERSO PARALELO. MULTIVERSO É UM TERMO USADO PARA DESCREVER O CONJUNTO HIPOTÉTICO DE UNIVERSOS POSSÍVEIS, INCLUINDO O UNIVERSO EM QUE VIVEMOS. JUNTOS, ESSES UNIVERSOS COMPREENDEM TUDO O QUE EXISTE: A TOTALIDADE DO ESPAÇO, DO TEMPO, DA MATÉRIA, DA ENERGIA E DAS LEIS E CONSTANTES FÍSICAS QUE OS DESCREVEM. É GERALMENTE USADO EM ENREDOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA, MAS TAMBÉM É UMA EXTRAPOLAÇÃO POSSÍVEL DE ALGUMAS TEORIAS CIENTÍFICAS PARA DESCREVER UM GRUPO DE UNIVERSOS QUE ESTÃO RELACIONADOS, OS DENOMINADOS UNIVERSOS PARALELOS. 
A IDEIA DE QUE O UNIVERSO QUE SE PODE OBSERVAR É SÓ UMA PARTE DA REALIDADE FÍSICA DEU LUZ À DEFINIÇÃO DO CONCEITO "MULTIVERSO". O CONCEITO DE MULTIVERSO TEM SUAS RAÍZES EM EXTRAPOLAÇÕES, ATÉ O MOMENTO NÃO CIENTÍFICAS, DA MODERNA COSMOLOGIA E NA TEORIA QUÂNTICA, E ENGLOBA TAMBÉM VÁRIAS IDEIAS ORIUNDAS DA TEORIA DA RELATIVIDADE DE MODO A CONFIGURAR UM CENÁRIO EM QUE PODE SER POSSÍVEL A EXISTÊNCIA DE INÚMEROS UNIVERSOS ONDE, EM ESCALA GLOBAL, TODAS AS PROBABILIDADES E COMBINAÇÕES OCORREM EM ALGUM DOS UNIVERSOS. SIMPLESMENTE POR HAVER ESPAÇO SUFICIENTE PARA ACOPLAR OUTROS UNIVERSOS NUMA ESTRUTURA DIMENSIONAL MAIOR: O CHAMADO MULTIVERSO. OS UNIVERSOS SERIAM, EM UMA ANALOGIA, SEMELHANTES A BOLHAS DE SABÃO FLUTUANDO NUM ESPAÇO MAIOR CAPAZ DE ABRIGÁ-LAS.
ALGUNS SERIAM ATÉ MESMO INTERCONECTADOS ENTRE SI POR BURACOS NEGROS OU DE BURACOS DE MINHOCA. EM TERMOS DE INTERPRETAÇÕES DA MECÂNICA QUÂNTICA, QUE, AO CONTRÁRIO DA MECÂNICA QUÂNTICA EM SI, NÃO SÃO CIENTIFICAMENTE ESTABELECIDAS, A INTERPRETAÇÃO DE VÁRIOS MUNDOS FORNECE UMA VISÃO QUE IMPLICA UM MULTIVERSO. NESSA VISÃO, TODA VEZ QUE UMA DECISÃO QUÂNTICA TEM DE SER TOMADA, EM TERMOS TÉCNICOS, TODA VEZ QUE HÁ UMA REDUÇÃO DA FUNÇÃO DE ONDA DE UM ESTADO EMARANHADO, DOIS OU MAIS UNIVERSOS INDEPENDENTES E, ISOLADOS SURGEM, UM PARA CADA OPÇÃO QUÂNTICA POSSÍVEL. VIVEMOS NO UNIVERSO NO QUAL AS DECISÕES QUÂNTICAS ADEQUADAS LEVAM À NOSSA EXISTÊNCIA. DEVIDO AO FATO DA CONJECTURA DE MULTIVERSO SER ESSENCIALMENTE IDEOLÓGICA, NÃO HAVENDO, ATUALMENTE, QUALQUER TIPO DE PROVA TECNICAMENTE REAL, A "TEORIA DOS UNIVERSOS PARALELOS" OU "MULTIVERSO" É EM ESSÊNCIA UMA TEORIA NÃO CIENTÍFICA. 
NESSE PONTO, ALIADA À COMPLETA AUSÊNCIA DE EVIDÊNCIA CIENTÍFICA, HÁ AINDA A QUESTÃO CONCERNENTE À COMPATIBILIDADE COM AS TEORIAS CIENTÍFICAS JÁ ESTABELECIDAS E OS RUMOS DIRETAMENTE APONTADOS POR ESSAS. NO CONCEITO DE MULTIVERSO, IMAGINA-SE UM ESQUEMA EM QUE TODAS OS UNIVERSOS AGREGAVAM-SE MUTUAMENTE POR UMA INFINITA VASTIDÃO. TAL CONCEITO DE MULTIVERSO IMPLICA NUMA CONTRADIÇÃO EM RELAÇÃO À ATUAL BUSCA PELA TEORIA DO CAMPO UNIFICADO OU PELA TEORIA DO TUDO ESTABELECIDA POR STEPHEN HAWKINS, UMA VEZ QUE EM CADA UNIVERSO PODE-SE IMAGINAR QUE HAJA DIFERENTES LEIS FÍSICAS. RESSALTA-SE, CONTUDO, QUE A TEORIA DO CAMPO UNIFICADO E A TEORIA DO TUDO SÃO, ASSIM COMO A TEORIA DAS CORDAS E OUTRAS SIMILARES, EM VISTA DOS RIGORES DO MÉTODO CIENTÍFICO, PELO MENOS ATÉ O MOMENTO, TEORIAS NÃO CIENTÍFICAS. A EXEMPLO, A TEORIA M PREVÊ QUE NOSSO UNIVERSO POSSUA EM VERDADE 11 DIMENSÕES. 
FACTUALMENTE, VIVEMOS EM UM UNIVERSO QUADRIDIMENSIONAL, DESCRITO POR TRÊS DIMENSÕES ESPACIAIS E UMA TEMPORAL INTERLIGADAS ENTRE SI NO QUE SE DENOMINA MALHA ESPAÇO-TEMPO. “NÃO PODEMOS EXCLUIR INTEIRAMENTE QUE ESSA REGIÃO SEJA CAUSADA POR UMA FLUTUAÇÃO IMPROVÁVEL EXPLICADA PELO MODELO PADRÃO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS”, DIZ TOM SHANKS, UM DOS MEMBROS DA EQUIPE. 
“MAS, PODE HAVER EXPLICAÇÃO EXÓTICAS". TALVEZ A MANCHA FRIA TENHA SIDO CAUSADA POR UMA COLISÃO ENTRE NOSSO COSMOS E OUTRO UNIVERSO. "SE ISSO FOR COMPROVADO, PODE SER A PRIMEIRA EVIDÊNCIA DO MULTIVERSO.” O PRIMEIRO CIENTISTA A AVENTAR A HIPÓTESE DA EXISTÊNCIA DE VÁRIOS MUNDOS FOI O FÍSICO NORTE-AMERICANO HUGH EVERETT III, EM 1957, COMO UMA INTERPRETAÇÃO ALTERNATIVA DOS FENÔMENOS QUÂNTICOS. 
A MECÂNICA QUÂNTICA É A TEORIA QUE DESCREVE O QUE OCORRE EM ESCALA SUBATÔMICA. NESSE MUNDO ESTRANHO E BIZARRO, PARTÍCULAS COMO FÓTONS E ELÉTRONS PODEM SER DUAS COISAS AO MESMO TEMPO, COMO PARTÍCULA E ONDA. A MECÂNICA QUÂNTICA É O TERRITÓRIO DAS PROBABILIDADES E NÃO DOS EVENTOS PRECISOS E EXATOS, COMO NA FÍSICA CLÁSSICA, DA TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL, ELABORADA POR ALBERT EINSTEIN. NESSE CASO, PODE-SE DETERMINAR A VELOCIDADE E A LOCALIZAÇÃO DA TERRA EM DETERMINADO MOMENTO EM SUA ÓRBITA AO REDOR DO SOL. NO MUNDO QUÂNTICO VIGORA O PRINCÍPIO DA INCERTEZA, FORMULADO EM 1927 PELO FÍSICO TEÓRICO ALEMÃO WERNER HEISENBERG, SEGUNDO O QUAL É IMPOSSÍVEL DETERMINAR DE MANEIRA PRECISA E SIMULTÂNEA QUAIS SÃO A POSIÇÃO E A VELOCIDADE DE UMA PARTÍCULA. QUANTO MAIS PRECISA FOR VERIFICADA A PRIMEIRA, MAIS IMPRECISA SERÁ A SEGUNDA, E VICE-VERSA. COEXISTÊNCIA: ATÉ EVERETT PROPOR SUA HIPÓTESE, CONHECIDA COMO TEORIA DOS VÁRIOS MUNDOS, AS POSSIBILIDADES QUÂNTICAS NÃO TINHAM REALIDADE FÍSICA. ELAS SÓ SE TORNARIAM FATOS CONCRETOS POR MEIO DE UMA MEDIDA REALIZADA POR UM OBSERVADOR EXTERNO AO SISTEMA QUÂNTICO, TRANSFORMANDO UMA DAS POSSIBILIDADES, E APENAS UMA, EM REALIDADE FACTUAL. 
“A PROPOSTA DE EVERETT É UMA TENTATIVA DE FORMULAR UMA TEORIA PARA OS FENÔMENOS QUÂNTICOS SEM A NECESSIDADE DA PRESENÇA DESSE OBSERVADOR EXTERNO, VISANDO INCLUSIVE APLICÁ-LA À COSMOLOGIA”, EXPLICA O FÍSICO NELSON PINTO NETO, PESQUISADOR DO CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS, CBPF.

PESQUISA EM ANDAMENTO EM SEXTA-FEIRA, 4 DE MAIO DE 2018, EFETUADA POR
                       GÉSNER LAS CASAS

  RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA                                          

                            GÉSNER LAS CASAS"NÓS TAMBÉM SOMOS PARTE DO  INFINITO  SIDERAL DO UNIVERSO PROFUNDO" 

Enviado por LAS CASAS em 04/05/2018
Código do texto: T6327442 
Classificação de conteúdo: seguro                        

"O UNIVERSO PROFUNDO ABRIGA MISTÉRIOS INIMAGINÁVEIS por GÉSNER LAS CASAS = em RETALHOS D'ALMA" =

{ASTRÔNOMOS DA NASA, UTILIZANDO O TELESCÓPIO HUBBLE, CONSEGUIRAM CAPTAR A FOTO MAIS COLORIDA JÁ VISTA DO ESPAÇO.}
SEGUNDO OS ESPECIALISTAS, A IMAGEM FORNECE O “ELO PERDIDO” NA FORMAÇÃO DE ESTRELAS, E É COMPOSTA POR EXPOSIÇÕES SEPARADAS CAPTURADAS ENTRE 2003 E 2012. 
A IMAGEM FOI FORMADA ATRAVÉS DE UM ESTUDO CHAMADO COBERTURA ULTRAVIOLETA DO CAMPO ULTRA PROFUNDO DO HUBBLE, HUDF, NA SIGLA EM INGLÊS. COMBINANDO TODA A GAMA DE CORES DISPONÍVEIS NO HUBBLE, DESDE A LUZ ULTRAVIOLETA ATÉ A INFRAVERMELHA, E UTILIZANDO 841 ÓRBITAS DIFERENTES DO TELESCÓPIO, A IMAGEM MOSTRA CERCA DE 10.000 GALÁXIAS, QUE SE ESTENDEM ATÉ A APENAS ALGUMAS CENTENAS DE MILHÕES DE ANOS APÓS O BIG BANG. 
“DE ACORDO COM A ÚLTIMA TEORIA DO CIENTISTA STEPHEN HAWKING, O ESPAÇO PODE SER COMPOSTO POR MÚLTIPLOS UNIVERSOS.” 
O TRABALHO, CONCLUÍDO APENAS ALGUMAS SEMANAS ANTES DA MORTE DO FÍSICO BRITÂNICO, EM MARÇO DESTE ANO, MOSTRA UM QUADRO MAIS SIMPLES DOS ÚLTIMOS 13,8 BILHÕES DE ANOS DO QUE O APRESENTADO POR DIFERENTES TEORIAS QUE SE POPULARIZARAM AO LONGO DA HISTÓRIA. INCLUSIVE, BUSCA EXPLICAR UM PARADOXO CIENTÍFICO CRIADO PELO BRITÂNICO E UM COLEGA CIENTISTA NA DÉCADA DE 1980, QUANDO PROPUSERAM UMA NOVA EXPLICAÇÃO PARA O INÍCIO DO UNIVERSO. 
ESTUDO PUBLICADO NESTA SEMANA TRAZ DADOS DA COLABORAÇÃO DE 20 ANOS ENTRE STEPHEN HAWKING E FÍSICO BELGA THOMAS HERTOG; CIENTISTAS BUSCAM COMPROVAR QUE ESPAÇO É ,CHEIO DE UNIVERSOS ALTERNATIVOS SEMELHANTES. DE ACORDO COM A ÚLTIMA TEORIA DO CIENTISTA STEPHEN HAWKING, O ESPAÇO PODE SER COMPOSTO POR MÚLTIPLOS UNIVERSOS. O TRABALHO, CONCLUÍDO APENAS ALGUMAS SEMANAS ANTES DA MORTE DO FÍSICO BRITÂNICO, EM MARÇO DESTE ANO, MOSTRA UM QUADRO MAIS SIMPLES DOS ÚLTIMOS 13,8 BILHÕES DE ANOS DO QUE O APRESENTADO POR DIFERENTES TEORIAS QUE SE POPULARIZARAM AO LONGO DA HISTÓRIA. 
INCLUSIVE, BUSCA EXPLICAR UM PARADOXO CIENTÍFICO CRIADO PELO BRITÂNICO E UM COLEGA CIENTISTA NA DÉCADA DE 1980, QUANDO PROPUSERAM UMA NOVA EXPLICAÇÃO PARA O INÍCIO DO UNIVERSO. DESDE QUE COMEÇOU A SE QUESTIONAR SOBRE SUA ORIGEM E A DO MUNDO QUE A CERCA, A HUMANIDADE AVANÇOU MUITO NO CONHECIMENTO A ESSE RESPEITO. MAS A CADA PASSO DADO RUMO A UM ENTENDIMENTO MAIOR DO COSMO, FOI VENDO SUA SIGNIFICÂNCIA NELE DIMINUIR. DESCOBRIU QUE A TERRA NÃO ERA O CENTRO DO UNIVERSO E O SOL NÃO GIRAVA EM TORNO DELA, MAS O CONTRÁRIO. DEPOIS PERCEBEU QUE O PRÓPRIO SOL ERA APENAS UMA ENTRE PELO MENOS 100 BILHÕES DE OUTRAS ESTRELAS DE UMA GALÁXIA QUE, POR SUA VEZ, É UMA ENTRE BILHÕES E BILHÕES DE OUTRAS, CADA UMA COM BILHÕES DE ASTROS.
 EM SEGUIDA, DESCOBRIU QUE O SISTEMA SOLAR NÃO É O ÚNICO A TER PLANETAS, HÁ MILHARES E MILHARES SEMELHANTES A ELE SÓ NA VIA LÁCTEA. E MAIS RECENTEMENTE, CONVIVE COM A IDEIA DE QUE TALVEZ NEM O UNIVERSO SEJA ÚNICO: PODE HAVER UM NÚMERO INFINITO DE OUTROS, UM OU VÁRIOS DOS QUAIS IGUAIS AO NOSSO, COM OUTRO VOCÊ, VIVENDO UMA REALIDADE IGUAL OU DIFERENTE DESTA AQUI. PARECE IDEIA DE FICÇÃO CIENTÍFICA EM VÁRIOS FILMES E LIVROS DO GÊNERO, ALIÁS, ESPECULAM SOBRE A QUESTÃO. MAS, HÁ DEZENAS DE CIENTISTAS SÉRIOS, ENTRE COSMÓLOGOS, FÍSICOS E MATEMÁTICOS, TENTANDO ENCONTRAR, SE NÃO PROVAS, PELO MENOS INDÍCIOS DE QUE EXISTE O QUE ELES CHAMAM DE MULTIVERSO, O NOME MAIS CIENTÍFICO PARA O POPULAR “UNIVERSOS PARALELOS”. 
A MAIS RECENTE NOVIDADE SOBRE ISSO VEM DE PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DE DURHAM, NA INGLATERRA, QUE SUGERIRAM EM MAIO QUE A CHAMADA MANCHA FRIA, UMA ÁREA DE 1,8 BILHÃO DE ANOS-LUZ DE DIÂMETRO NO ESPAÇO DESCOBERTA PELA NASA EM 2004, COM IDADE DE 13 BILHÕES DE ANOS E TEMPERATURA 0,00015 GRAU CELSIUS MAIS BAIXA DO QUE SEU ENTORNO, SEJA UM INDÍCIO DE UNIVERSO PARALELO. MULTIVERSO É UM TERMO USADO PARA DESCREVER O CONJUNTO HIPOTÉTICO DE UNIVERSOS POSSÍVEIS, INCLUINDO O UNIVERSO EM QUE VIVEMOS. JUNTOS, ESSES UNIVERSOS COMPREENDEM TUDO O QUE EXISTE: A TOTALIDADE DO ESPAÇO, DO TEMPO, DA MATÉRIA, DA ENERGIA E DAS LEIS E CONSTANTES FÍSICAS QUE OS DESCREVEM. É GERALMENTE USADO EM ENREDOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA. MAS, TAMBÉM É UMA EXTRAPOLAÇÃO POSSÍVEL DE ALGUMAS TEORIAS CIENTÍFICAS PARA DESCREVER UM GRUPO DE UNIVERSOS QUE ESTÃO RELACIONADOS, OS DENOMINADOS UNIVERSOS PARALELOS. A IDEIA DE QUE O UNIVERSO QUE SE PODE OBSERVAR É SÓ UMA PARTE DA REALIDADE FÍSICA DEU LUZ À DEFINIÇÃO DO CONCEITO "MULTIVERSO". O CONCEITO DE MULTIVERSO TEM SUAS RAÍZES EM EXTRAPOLAÇÕES, ATÉ O MOMENTO NÃO CIENTÍFICAS, DA MODERNA COSMOLOGIA E NA TEORIA QUÂNTICA, E ENGLOBA TAMBÉM VÁRIAS IDEIAS ORIUNDAS DA TEORIA DA RELATIVIDADE DE MODO A CONFIGURAR UM CENÁRIO EM QUE PODE SER POSSÍVEL A EXISTÊNCIA DE INÚMEROS UNIVERSOS ONDE, EM ESCALA GLOBAL, TODAS AS PROBABILIDADES E COMBINAÇÕES OCORREM EM ALGUM DOS UNIVERSOS. SIMPLESMENTE POR HAVER ESPAÇO SUFICIENTE PARA ACOPLAR OUTROS UNIVERSOS NUMA ESTRUTURA DIMENSIONAL MAIOR: O CHAMADO MULTIVERSO. OS UNIVERSOS SERIAM, EM UMA ANALOGIA, SEMELHANTES A BOLHAS DE SABÃO FLUTUANDO NUM ESPAÇO MAIOR CAPAZ DE ABRIGÁ-LAS. ALGUNS SERIAM ATÉ MESMO INTERCONECTADOS ENTRE SI POR BURACOS NEGROS OU DE BURACOS DE MINHOCA. EM TERMOS DE INTERPRETAÇÕES DA MECÂNICA QUÂNTICA, QUE, AO CONTRÁRIO DA MECÂNICA QUÂNTICA EM SI, NÃO SÃO CIENTIFICAMENTE ESTABELECIDAS, A INTERPRETAÇÃO DE VÁRIOS MUNDOS FORNECE UMA VISÃO QUE IMPLICA UM MULTIVERSO. 
NESSA VISÃO, TODA VEZ QUE UMA DECISÃO QUÂNTICA TEM DE SER TOMADA, EM TERMOS TÉCNICOS, TODA VEZ QUE HÁ UMA REDUÇÃO DA FUNÇÃO DE ONDA DE UM ESTADO EMARANHADO, DOIS OU MAIS UNIVERSOS INDEPENDENTES E, ISOLADOS SURGEM, UM PARA CADA OPÇÃO QUÂNTICA POSSÍVEL. VIVEMOS NO UNIVERSO NO QUAL AS DECISÕES QUÂNTICAS ADEQUADAS LEVAM À NOSSA EXISTÊNCIA. DEVIDO AO FATO DA CONJECTURA DE MULTIVERSO SER ESSENCIALMENTE IDEOLÓGICA, NÃO HAVENDO, ATUALMENTE, QUALQUER TIPO DE PROVA TECNICAMENTE REAL, A "TEORIA DOS UNIVERSOS PARALELOS" OU "MULTIVERSO" É EM ESSÊNCIA UMA TEORIA NÃO CIENTÍFICA. NESSE PONTO, ALIADA À COMPLETA AUSÊNCIA DE EVIDÊNCIA CIENTÍFICA, HÁ AINDA A QUESTÃO CONCERNENTE À COMPATIBILIDADE COM AS TEORIAS CIENTÍFICAS JÁ ESTABELECIDAS E OS RUMOS DIRETAMENTE APONTADOS POR ESSAS. 
NO CONCEITO DE MULTIVERSO, IMAGINA-SE UM ESQUEMA EM QUE TODAS OS UNIVERSOS AGREGAVAM-SE MUTUAMENTE POR UMA INFINITA VASTIDÃO. TAL CONCEITO DE MULTIVERSO IMPLICA NUMA CONTRADIÇÃO EM RELAÇÃO À ATUAL BUSCA PELA TEORIA DO CAMPO UNIFICADO OU PELA TEORIA DO TUDO ESTABELECIDA POR STEPHEN HAWKINS, UMA VEZ QUE EM CADA UNIVERSO PODE-SE IMAGINAR QUE HAJA DIFERENTES LEIS FÍSICAS. RESSALTA-SE, CONTUDO, QUE A TEORIA DO CAMPO UNIFICADO E A TEORIA DO TUDO SÃO, ASSIM COMO A TEORIA DAS CORDAS E OUTRAS SIMILARES, EM VISTA DOS RIGORES DO MÉTODO CIENTÍFICO, PELO MENOS ATÉ O MOMENTO, TEORIAS NÃO CIENTÍFICAS. A EXEMPLO, A TEORIA M PREVÊ QUE NOSSO UNIVERSO POSSUA EM VERDADE 11 DIMENSÕES. FACTUALMENTE, VIVEMOS EM UM UNIVERSO QUADRIDIMENSIONAL, DESCRITO POR TRÊS DIMENSÕES ESPACIAIS E UMA TEMPORAL INTERLIGADAS ENTRE SI NO QUE SE DENOMINA MALHA ESPAÇO-TEMPO. “NÃO PODEMOS EXCLUIR INTEIRAMENTE QUE ESSA REGIÃO SEJA CAUSADA POR UMA FLUTUAÇÃO IMPROVÁVEL EXPLICADA PELO MODELO PADRÃO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS”, DIZ TOM SHANKS, UM DOS MEMBROS DA EQUIPE. “MAS PODE HAVER EXPLICAÇÃO EXÓTICAS. 
TALVEZ A MANCHA FRIA TENHA SIDO CAUSADA POR UMA COLISÃO ENTRE NOSSO COSMOS E OUTRO UNIVERSO. SE ISSO FOR COMPROVADO, PODE SER A PRIMEIRA EVIDÊNCIA DO MULTIVERSO.” O PRIMEIRO CIENTISTA A AVENTAR A HIPÓTESE DA EXISTÊNCIA DE VÁRIOS MUNDOS FOI O FÍSICO NORTE-AMERICANO HUGH EVERETT III, EM 1957, COMO UMA INTERPRETAÇÃO ALTERNATIVA DOS FENÔMENOS QUÂNTICOS. 
A MECÂNICA QUÂNTICA É A TEORIA QUE DESCREVE O QUE OCORRE EM ESCALA SUBATÔMICA. NESSE MUNDO ESTRANHO E BIZARRO, PARTÍCULAS COMO FÓTONS E ELÉTRONS PODEM SER DUAS COISAS AO MESMO TEMPO, COMO PARTÍCULA E ONDA. A MECÂNICA QUÂNTICA É O TERRITÓRIO DAS PROBABILIDADES E NÃO DOS EVENTOS PRECISOS E EXATOS, COMO NA FÍSICA CLÁSSICA, DA TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL, ELABORADA POR ALBERT EINSTEIN. NESSE CASO, PODE-SE DETERMINAR A VELOCIDADE E A LOCALIZAÇÃO DA TERRA EM DETERMINADO MOMENTO EM SUA ÓRBITA AO REDOR DO SOL. NO MUNDO QUÂNTICO VIGORA O PRINCÍPIO DA INCERTEZA, FORMULADO EM 1927 PELO FÍSICO TEÓRICO ALEMÃO WERNER HEISENBERG, SEGUNDO O QUAL É IMPOSSÍVEL DETERMINAR DE MANEIRA PRECISA E SIMULTÂNEA QUAIS SÃO A POSIÇÃO E A VELOCIDADE DE UMA PARTÍCULA. QUANTO MAIS PRECISA FOR VERIFICADA A PRIMEIRA, MAIS IMPRECISA SERÁ A SEGUNDA, E VICE-VERSA. COEXISTÊNCIA: ATÉ EVERETT PROPOR SUA HIPÓTESE, CONHECIDA COMO TEORIA DOS VÁRIOS MUNDOS, AS POSSIBILIDADES QUÂNTICAS NÃO TINHAM REALIDADE FÍSICA. ELAS SÓ SE TORNARIAM FATOS CONCRETOS POR MEIO DE UMA MEDIDA REALIZADA POR UM OBSERVADOR EXTERNO AO SISTEMA QUÂNTICO, TRANSFORMANDO UMA DAS POSSIBILIDADES, E APENAS UMA, EM REALIDADE FACTUAL. “A PROPOSTA DE EVERETT É UMA TENTATIVA DE FORMULAR UMA TEORIA PARA OS FENÔMENOS QUÂNTICOS SEM A NECESSIDADE DA PRESENÇA DESSE OBSERVADOR EXTERNO, VISANDO INCLUSIVE APLICÁ-LA À COSMOLOGIA”, EXPLICA O FÍSICO NELSON PINTO NETO, PESQUISADOR DO CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS, CBPF. PESQUISA EM ANDAMENTO EM SEXTA-FEIRA, 4 DE MAIO DE 2018, EFETUADA por
                  GÉSNER LAS CASAS


RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

"GRATIDÃO POR VOSSA GENEROSIDADE DEMONSTRA O MEU RECONHECIMENTO POR TEU DESPREENDIMENTO" por GÉSNER LAS CASAS = "RETALHOS D'ALMA" =

"RETALHOS D'ALMA em GRATIDÃO pela VOSSA GENEROSIDADE E SOLIDARIEDADE"
=                     = por GÉSNER LAS CASAS =

-=A GRATIDÃO RECONHECE O BEM RECEBIDO E AGRADECE A GENEROSIDADE RECEBIDA PELA GRAÇA DE ALGUÉM =                                     

"AMIGO/COLEGA-IRMÃO CARLOS GATI, VOCÊ ESTÁ PRESENTE EM NOSSAS HISTÓRIAS PASSADAS E VIVIDAS NAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS E, EM NOSSO MUNDO DE LUTAS, TRABALHO E AMOR COM MULHER JOVEM QUE O ACASO ME FEZ ENCONTRAR UM DIA.”

C              CARLOS GATI, VOCÊ FAZ PARTE DE UM PASSADO QUE POSSIBILITOU VIVER O GRANDE E INESQUECÍVEL AMOR QUE DESFRUTEI COM UMA BAIANINHA LINDA E ENCANTADORA DESDE OS ANOS DE 1969/1974 A PARTIR DA AVENIDA MIRUNA, ATÉ OS CONFINS DE MINHA HISTÓRIA TODA DE VIDA NESTA EXISTÊNCIA PLENA. CARLOS GATI, TUA BONDADE, SOLIDARIEDADE E GENEROSIDADE, AL´M DE TEUS ENTENDIMENTOS SOBRE O QUE É A VERDADEIRA AMIZADE, POSSIBILITARAM-ME VIVER INSTANTES INESQUECÍVEIS NOS BRAÇOS DE MINHA AMADA AMANTE N'ÀQUELE CANTINHO DA RUA PAIM, ONDE APENAS DEVERIA SER O TEU RECANTO DE REPOUSO PARA RECUPERAR AS ENERGIAS GASTAS NA REDAÇÃO E LOCUÇÃO DA RÁDIO RECORD-AM. EM SENDO ASSIM, A TUA GENEROSIDADE EM CEDER-ME ÀS CHAVES DE TEU ACONCHEGANTE APARTAMENTO, POSSIBILITOU-ME VIVER E DESFRUTAR O MEU GRANDE E INESQUECÍVEL AMOR COM A 'SAMUCA'. 

OBRIGADO A ANTIGO AMIGO EM VELHAS E RENHIDAS LUTAS NAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS.
VOCÊ, CARLOS GATI, POSSIBILITOU-ME VIVER E DESFRUTAR O GRANDE AMOR DE MINHA VIDA COM A BAIANINHA LINDA E MUITO MEIGA QUE, JAMAIS ESQUECEREI.                        

                 "”RETALHOS D’ALMA”
 por GÉSNER LAS CASAS; DOMINGO, 26 de Abril de 2.015 =                contando o Tempo: Centésimo décimo sexto dia no ano presente.           

 EU NASCI EM UMA MADRUGADA MUITO FRIA NO DIA DEZ DE JUNHO DE 1.940. FOI NA CIDADE MENINA MOÇA: MARÍLIA NO MEIO OESTE PAULISTA. O QUARTO DE MADEIRA APARELHADA ESTAVA PINTADO EM AZUL CELESTE, ERA ILUMINADO POR UMA LAMPARINA DE AZEITE EM UMA CANTONEIRA A DIREITA DA CABECEIRA DA CAMA DE MEUS PAIS, SEBASTIÃO LAS CASAS BRITO, O TANGO E, ARACY BELIZÁRIO LAS CASAS. A PARTEIRA DONA TÉKLA, AJUDOU NO PARTO E QUANDO MINHA MÃE DEU-ME À LUZ ANUNCIOU QUE EU ERA UM HOMEM. EU PODIA SENTIR OS CHEIROS E, OS PERFUMES EXALADOS POR TODOS NO AMBIENTE REPLETO DE AMOR ZELOSO E, CARINHO FRATERNAL. AO FUNDO UM SOM INDICAVA QUE HAVIA UM VAGIDO PROTESTANDO CONTRA O AR FRIO NO INVERNO DE JUNHO. COM CERTEZA ERA EU EMITINDO MINHAS PRIMEIRAS PALAVRAS ININTELIGÍVEIS. NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA FUI RECORDANDO AQUELES DIAS NO VENTRE DE MINHA MÃEZINHA EM QUE A MUSICALIDADE DOS SONS INVADIA MINH'ALMA ANSIOSA POR OBTER CONHECIMENTOS. 
MAS, ISTO É OUTRA HISTÓRIA QUE FICARÁ PARA OUTRA OPORTUNIDADE. 
                    AOS QUATRO MESES DE VIDA TESTEMUNHEI OFICIAIS DO EXÉRCITO E UM DELEGADO LOCAL LEVAREM MEU PAI, ACUSADO DE INSUBMISSÃO E, INSUBORDINAÇÃO POR NÃO TER SE APRESENTADO PARA SE ALISTAR E SERVIR AO EXÉRCITO BRASILEIRO QUANDO COMPLETOU DEZOITO ANOS DE IDADE. 
O “SEU TANGO”, INJUSTAMENTE PASSOU TRÊS MESES NA CADEIA PÚBLICA DE MARÍLIA, APÓS O QUE O DELEGADO GERAL DE SÃO PAULO O DOUTOR AMOROSO NETO, ACOMPANHADO DE DOIS OFICIAIS E QUATRO PRAÇAS DAS FORÇAS ARMADAS E DA FORÇA PÚBLICA O LEVARAM EM UM TREM NOTURNO DA COMPANHIA PAULISTA DE ESTRADA DE FERRO PARA O DEPARTAMENTO DE INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS NO BAIRRO DA LUZ. 
LOGO APÓS A PRISÃO INJUSTA DE MEU PAI, CAUSADA POR UMA DELAÇÃO ANÔNIMA, MEUS AVÓS O DOUTOR JOSÉ BELIZÁRIO FILHO E, FRANCISCA CAMARGO BELIZÁRIO NOS LEVARAM, EU E MINHA MÃEZINHA ARACY PARA DOIS CÓRREGOS. PASSARAM-SE DOIS ANOS ATÉ A VOLTA DE MEU PAI QUE, SERVIU NO BATALHÃO DE GUARDAS NO PARQUE DOM PEDRO II, EM SÃO PAULO. 
AOS SETE ANOS DE IDADE, AINDA MORANDO EM DOIS CÓRREGOS, NA NOSSA QUERIDA “TAPERA” NA RUA PADRE DOMINGOS CIUDAD, 1º, JUNTO A COLÔNIA DA PAULISTA, OUVI A VOZ DE ERON DOMINGUES, QUE APRESENTAVA O REPÓRTER ESSO: “PREZADO OUVINTE, BOA NOITE. SÃO VINTE E DUAS HORAS NO RIO DE JANEIRO. Uma outra voz anunciava o Locutor Eron Domingues.= 
Eron Domingues:= “PREZADO OUVINTE MUITO BOA NOITE. AQUI FALA O SEU REPÓRTER ESSO. PORTA-VOZ DA ESSO STARD OIL DO BRASIL E SEUS REVENDEDORES. TESTEMUNHA OCULAR DA HISTÓRIA!” Em seguida vieram as Notícias. IMEDIATAMENTE EU SOUBE O QUE FARIA NESTA VIDA. EU, UM DIA SERIA LOCUTOR. SEGUNDO A MINHA MÃEZINHA UM SPEEKER. MUITA COISA POVOU NOSSAS VIDAS NESSE MEIO TEMPO. PASSAMOS FOME. SOFREMOS COM A MISÉRIA NA PAULICEIA DESVAIRADA. CATEI LATAS, FERRO VELHO, ALÉM DE BUJINGANGAS OUTRAS PARA AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA, ÀQUELE TEMPO, COMPOSTA POR SETE PESSOAS. DEPOIS TRABALHEI EM FARMÁCIAS E, CONSULTÓRIOS DENTÁRIOS. NAS HORAS VAGAS DEVORAVA LIVROS E, TRABALHAVA COMO COBRADOR DE SOCIEDADES AMIGOS DE BAIRROS. COMO LOCUTOR DE PARQUES DE DIVERSÃO, NAS HORAS OCIOSAS DO FIM DE SEMANA. CONHECI O RADIALISTA RUBENS MORAES SARMENTO EM UM PARQUE DE DIVERSÕES NA VILA ÉDI. POR INDICAÇÃO DO MORAES SARMENTO, FUI ANUNCIAR A CANDIDATURA AO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO DO DOUTOR ADEHMAR PEREIRA DE BARROS EM COMITÊS POLÍTICOS NA REGIÃO NORTE/LESTE DE SÃO PAULO. 
ENTÃO, FUI CONVIDADO PARA CONHECER OS ESTÚDIOS DA RÁDIO BANDEIRANTES NA RUA PAULA SOUZA, 181, 4º ANDAR. ACEITEI IMEDIATAMENTE O CONVITE. DEPOIS DE LER A CONTRA CAPA DO LP DE RAY CONNIFF, IS’MÜSIC, INICIEI NA MESMA NOITE DE 17 DE SETEMBRO DE 1.957 A APRESENTAR, COM HENRIQUE LOBO E MOACYR FERNANDES, O PROGRAMA “VARIG É DONA DA NOITE”. ÀQUELA OPORTUNIDADE CONHECI O REDATOR DO BOLETIM DE NOTÍCIAS “RB-840”, O JORNALISTA ALEXANDRE KADUNK. A PARTIR DAQUELE DIA, PERSEGUI COM MAIOR AFINCO MEU MAIOR SONHO. TORNEI-ME LOCUTOR-APRESENTADOR. DEPOIS, AINDA FUI NOTICIARISTA-REDATOR-ENTREVISTADOR E, REPÓRTER INVESTIGATIVO. DIVIDI ESPAÇO E MICROFONES COM OS GRANDES NOMES DO RÁDIO JORNALISMO NAS RÁDIOS BANDEIRANTES; PIRATININGA; GAZETA; DIFUSORA de SÃO PAULO; RECORD; RÁDIO CULTURA-SUMARÉ AO LADO DE CRISTÓVÃO BARROS DE ALENCAR-; PRB-8 DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E, INDEPENDÊNCIA de RIO PRETO. VOLTEI À SÃO PAULO , PELAS MÃOS DE MORAES SARMENTO E KALIL FILHO NO DIA 17 DE SETEMBRO DE 1.962, TRABALHANDO NAS EMISSORAS E, DIÁRIOS ASSOCIADAS DA CAPITAL PAULISTA. INICIALMENTE NA AVENIDA PROFESSOR ALFONSO BOVERO, 52 E, POSTERIORMENTE NA RUA SETE DE ABRIL, 230. A MINHA HISTÓRIA É MUITO GRANDE A DARÁ UM LIVRO DE MAIS DE QUATROCENTAS PÁGINAS. A MARCHA INEXORÁVEL DO TEMPO DETERMINOU ENCONTROS E, DESENCONTROS. VITÓRIAS E, DERROTAS. MAIS DERROTAS QUE VITÓRIAS. AS VITÓRIAS FORAM TÃO SIGNIFICATIVAS QUE ANULARAM AS DERROTAS DOLORIDAS. DERROTAS PASSAGEIRAS E, INTEIRAMENTE SUPERÁVEIS COM A MINHA DETERMINAÇÃO DE ATINGIR O OBJETIVO VISADO NAQUELA NOITE DISTANTE EM DOIS CÓRREGOS QUANDO OUVI PELA PRIMEIRA VEZ O LOCUTOR ERON DOMINGUES. HOJE, AO MIRAR A IMAGEM REFLETIDA NO AÇO POR TRÁS DO VIDRO LAMINADO, APENAS VEJO A SEMELHANÇA COM OS MEUS QUERIDOS E AMADOS PAIS. TRAÇOS QUE CARREGO ETERNAMENTE EM MINHA FACE DEMONSTRAM A FISIONOMIA DO SEU TANGO E DA DONA ARACY. OS CABELOS BRANCOS DENOTAM A FACE DE AR ENVELHECIDO E, DIGNO DO ALFAIATE ALTAMENTE PREPARADO PARA CONFECCIONAR COSTUMES MASCULINOS E FEMININOS. OS OLHOS CLAROS E, OS LÁBIOS DE MINHA MÃEZINHA SE DESTACAM EM MEIO A UM ROSTO QUE NÃO MAIS SORRI E, TAMBÉM NÃO CHORA DA SOLIDÃO QUE A VIDA ASSIM NOS IMPÕE INVARIAVELMENTE. ENTENDO QUE SOMOS COMO ÁRVORES EM MEIO A FLORESTA VERDEJANTE QUE SE DEGRADA COM O PASSAR DO TEMPO. PORÉM, VAI DEIXANDO AO LONGO DA VIDA SUA HERANÇA GENÉTICA ESPALHADA ENTRE PEDRAS E ESPINHOS NAS RIBANCEIRAS DAS MONTANHAS E VALES. CADA ÁRVORE, DEPENDENDO DO SEU TIPO, TEM ALÉM DO PODEROSO TRONCO, GALHOS, FOLHAS E FLORES QUE RESULTAM EM FRUTOS E, SEMENTES QUE FAZER NASCER NOVAS MAJESTOSAS E, FRONDOSAS ÁRVORES. ENQUANTO A VELHA ÁRVORE MÃE, EMBORA COM RAÍZES PROFUNDAS, DEGRADA-SE LENTAMENTE AO SABOR DAS SECAS QUE PROVOCAM CHAMAS EXTEMPORÂNEAS VORAZES. OU INCÊNDIOS PROVOCADOS POR MÃOS CRIMINOSAS E, INDIFERENTES A FRAGILIDADE DA VIDA QUE PODE SER CONSUMIDA EM POUCAS HORAS, AINDA EXISTEM AS TORMENTAS COM TEMPESTADES, ALÉM DAS VENTANIAS QUE ESPALHAM SUAS FOLHAS RESSEQUIDAS E, JÁ CANSADAS PELO PASSAR DO TEMPO QUE, DE VERDES, SE TORNARAM QUASE MARRONS E, AGORA DEVEM APODRECER ANTES DE SE TORNAREM CARBONO QUE RESSURGIRÁ EM OUTRAS ÁRVORES MINÚSCULAS À SOMBRA DO TRONCO GIGANTESCO QUE DOMINAVA TODA A PAISAGEM DA MATA. O VENTO FORTE SOPRA IMPIEDOSO DESGRUDANDO FOLHAS FLORES E, FRUTOS DE SEUS GALHOS VELHOS E RETORCIDOS. CADA NOVA PEQUENA ÁRVORE SEGUIRÁ O SEU DESTINO, RESTAURANDO A FLORESTA, PARA QUE HAJA ÁGUA, OXIGÊNIO E VIDA VEGETAL E, ANIMAL SOBRE AQUELA TERRA QUE SE RENOVA E, VIVE CADA VEZ MAIS, TODOS OS DIAS DA ETERNIDADE DE DEUS. PARA TERMINAR, SAÍ DE MINHA TERRA NATAL AOS QUATRO MESES DE IDADE E, NUNCA MAIS VOLTEI POR LÁ. HOJE, COM QUASE 80 ANOS DE IDADE, O MEU MAIOR SONHO É VOLTAR E, PODER CONTEMPLAR O SEU CÉU AZUL E, SENTIR O CALOR AGRADÁVEL DA MINHA TERRA NATAL, QUE É MARÍLIA. APRENDI AOS SEIS ANOS DE IDADE, QUE, NO PRECISO INSTANTE EM QUE TOMBAR A ÚLTIMA ÁRVORE NO PLANETA COM ELA MORRERÁ OS ÚLTIMOS SER VIVO SOBRE A TERRA.     
                                           “EM TODOS NÓS ABITAM ANJOS E DEMÔNIOS” NUNCA SERÁ TARDE PARA BUSCAR UM MUNDO MELHOR E NOVO, SE NO EMPENHO PUSERMOS CORAGEM E ESPERANÇA. A INSPIRAÇÃO DE AGORA, QUARTA-FEIRA, 04 DE MAIO DE 2016, É ESSE TEMA PARA MINHA ARTE EM TELA ANTIGA MODIFICADA COM MELHOR APLICAÇÃO DE TINTAS E VERNIZES. SINTO SAUDADE DE TODOS NÓS JUNTOS E MISTURADOS EM BUSCA DE UM SÓ OBJETIVO: O AMOR FRATERNO. HOJE, PELA MANHÃ, ENCONTREI-ME COMIGO MESMO AO BARBEAR-ME. CARAMBA, QUANTO TEMPO SEM ME VER. E NÃO SENTI MINHA AUSÊNCIA QUERIDA. AONDE FOI QUE ESTIVE QUANDO TODOS VIERAM VER-ME? E, EU NÃO ME ENCONTRAVA AQUI PARA RECEBÊ-LOS, OUVIR SOBRE SEUS FEITOS, SUAS DORES, SAUDADE E, DE ALGUNS ATÉ PARA SE JUSTIFICAREM POR TEREM DEMORADO TANTO PARA VIR ME VER E, OUVIR MINHAS HISTÓRIAS VERDADEIRAS E TÃO ANTIGAS. DEPOIS, EU MESMO, OUVINDO MINHAS PRÓPRIAS LEMBRANÇAS, PERCEBI QUANTA SAUDADE GUARDO AQUI NOS MEUS SENTIMENTOS ESCONDIDOS E, REPRIMIDOS POR VOSSAS AUSÊNCIAS CRUÉIS. 

                    GÉSNER LAS CASAS 

    RADIALISTA, ESCRITOR & JORNALISTA

                   GÉSNER LAS CASAS 

   Enviado por LAS CASAS em 04/05/2018

 Código do texto: T6326901  Classificação de conteúdo: seguro